O Marketing no desfile das escolas de samba

 
            É inegável a idéia de que o carnaval carioca, em termos de dimensão, é considerado como a maior festa popular brasileira. Neste sentido, muitos olhares podem ser direcionados para esta tão complexa e ainda pouco explorada manifestação cultural.
            Em sua trajetória histórica, o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro deixou de servir somente a cultura. As apresentações sofreram fortes modificações, se profissionalizaram e servem, atualmente, como um produto que é oferecido, principalmente às organizações, não limitando somente aos foliões e expectadores.
Existe a concepção de que o patrocínio de um enredo possa limitar a criatividade do carnavalesco. Assim, a liberdade da temática a ser trabalhada permanece mais importante do que o promoção de uma escola por parte de uma empresa, cidade ou estado. Porém, o marketing está se consagrando como elemento do carnaval. De licenciamento de marcas das agremiações a vitrine de divulgação de organizações, a festa carioca ganhou novos formatos e funções.
            Um breve percurso no trajeto dos enredos nos permite afirmar que, as organizações têm alcançado resultados positivos com investimento desta natureza. Como exemplo mais próximo, temos o patrocínio de duas grandes escolas, a G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio, em 2003, e a G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira, no desfile de 2004.
            A Grande Rio sob orientação do carnavalesco Joãsinho Trinta, troux e pra avenida a Cia Vale do Rio Doce, que se beneficiou da apropriação da festa, garantindo uma imagem positiva pra empresa e bom relacionamento com seus clientes, muitos estiveram na avenida.
            Em 2004, Minas Gerais também utilizou o carnaval como recurso de marketing. A Mangueira recebeu patrocínio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais/Fiemg juntamente com empresas mineiras de turismo, que visaram divulgar promover a Estrada Real – alusão feita às vias que, pela sua antiguidade, importância e natureza oficial, eram propriedade da Coroa metropolitana, caminho que liga Diamantina (MG) a Parati (RJ).
            Os investimentos feitos pelas empresas através do carnaval, nos sugerem que não é somente uma associação do produto ou serviço aos aspectos culturais. Mas, uma nova estratégia encontrada pelo marketing na busca de espaços diferenciados para promoção de produtos, serviços e marcas. O “marketing carnavalesco” visa trazer inúmeros benefícios aos diversos públicos de uma instituição.
            O carnaval do Rio de Janeiro, mais uma vez é o pioneiro em apresentar novas formas para nossa mais importante festa. Seguindo um rumo traçado pela lógica capitalista, a capital carioca apresenta anualmente suas 14 escolas do grupo especial para o mundo. Uma mistura muita criatividade e inovação, um verdadeiro e complexo processo de comunicação. Onde, o marketing trilha novos rumos para a apresentação de um dos nossos mais importantes ícones nacionais, o carnaval.
Alessandro Ostelino
(Alessandro Ostelino é Relações Públicas, Pesquisador de carnaval e Pós-graduando em Educação Superior)

 

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