Panorama do Samba

 

          Atividade de pesquisa escolar, desenvolvida em grupos, visando ao levantamento de informações (textos e imagens) acerca do samba no Brasil, ao longo da Historia. Desta forma, a proposta tem o objetivo de promover a percepção da multiplicidade cultural do país através do reconhecimento da diversidade do samba e sua contribuição para a formação da identidade brasileira.
          Com o desenvolvimento da pesquisa, o professor trabalhará com o aluno uma forma de ampliar o olhar sobre as origens e o desenvolvimento de um estilo musical, que não se resume apenas ao carnaval, com os desfiles das escolas de samba, mas que se apresenta de maneira diversificada e plural, dependendo da região do Brasil que se manifesta. Assim, o conceito musical pode ser apreendido ou constituído por meio da experimentação, ou seja, através da experiência criativa que se estabelecerá pelos alunos com os elementos sonoros e musicais em questão.
A atividade poderá ser desenvolvida de forma conjunta com professores de História, enfocando o panorama social, econômico e político do período histórico a ser trabalhado; de Geografia, destacando características geográficas das regiões em que determinado estilo de samba se desenvolveu A turma, organizada em grupos e com a mediação do professor, deverá desenvolver uma pesquisa, utilizando o material constante no site Século XX1, através de textos disponíveis na CHAVE Samba, previamente consultados pelo professor, para elaborar um panorama do gênero musical, estabelecendo uma cronologia, destacando suas diferentes fases e evidenciando as diversas manifestações e transformações estéticas e sociais do samba.
          Após a organização dos dados alcançados com a atividade, os alunos poderão realizar uma pesquisa na sala de leitura ou no laboratório de informática (quando houver), com o propósito de enriquecer as informações obtidas (com letras de musicas, dados históricos etc) e, ainda, buscar imagens (fotografias, gravuras, pinturas) e/ou registros em áudio.
          Outras fontes (biblioteca, internet, visita à Cidade do Samba, conversa com sambistas da comunidade etc) podem ser utilizadas como forma de obter informações sobre as origens do samba e suas vertentes.
          Após a coleta de dados, os grupos formados irão destacar as variações de samba desenvolvidas ao longo da historia.
          Nas escolas, com os professores de Educação Musical ou Artes Cênicas e os que possuem aparelhos de som ou computadores, a pesquisa poderá se desdobrar. Partindo da experimentação sonora e corporal, os alunos poderão acessar sites de musica que falem sobre o samba e ouvir canções em MP3, tornando a atividade mais abrangente e, ao mesmo tempo, seletiva, uma vez que o aluno poderá reconhecer elementos característicos de cada estilo, através da percepção das várias nuances que caracterizam o samba.
          A escuta ocorrerá através da execução, por exemplo, de canções que caracterizam cada estilo, como samba-enredo, partido alto, pagode, samba-rock, samba-canção, entre outros. Tal apreciação tem como objetivo enfocar os elementos comuns e diferentes existentes entre os diversos estilos, a fim de reconhecer e reproduzir com objetos sonoros, com o corpo ou com a voz as diferentes variações rítmicas do sambas.
          Cada grupo ficará responsável por pesquisar sobre dois estilos de samba, destacando suas particularidades, especificidades e semelhanças sonoras, instrumentais e estruturais. O trabalho deverá ser mediado pelo professor de Artes, enfocando os elementos comuns entre os tipos de samba escolhidos pelo grupo, como as estruturas semelhantes e os timbres utilizados na instrumentação. Seria interessante que os tipos de samba escolhidos contemplassem épocas ou estilos diferentes, como, por exemplo, samba-enredo e samba de roda tradicional.
          Os alunos poderão, ainda, produzir animações usando, por exemplo, o software Pivot (clique aqui para baixar o programa) e a partir das observações do grupo. Os pequenos filmes poderão ser apresentados no formato de festival de animação.

Marcia Vidal Ozorio
Marcia Vidal Ozorio é professora de Educação Artística e historiadora da Arte
(Publicado originalmente no site da MULTIRIO em 17 de janeiro de 2007)

 

Artigos