Ernesto dos Santos
(Donga)

Nessa seção você conhecerá cada um dos grandes nomes do
 samba e do carnaval carioca. Conheça os baluartes clicando
em seus nomes. Se quiser sugerir algum nome entre em contato.

          “Olha esse ponteado, Donga!” – A exclamação com que Almirante incentivava o violão solista do Grupo da Guarda Velha – entre eles Pixinguinha e João da Baiana – está perpetuada em um dos discos mais famosos da história da música popular brasileira, gravado por importantes músicos e compositores da fase de sedimentação do samba no Rio de Janeiro.
          Esse Donga, que provocava tanta admiração no severo Almirante, nasceu Ernesto Joaquim Maria dos Santos, no Rio de Janeiro, a 5 de abril de 1889, filho de pai pedreiro e tocador de bombardino, com a famosa Tia Amélia, do grupo das baianas da Cidade Nova, cantadeira de modinhas, festeira e mãe-de-santo.
          Desde menino freqüentava a casa de Tia Sadata, no bairro da Saúde, onde desfilou no Rancho Dois de Ouro como “porta-machado”, figurante que abria o desfile brandindo um pequeno machado, em uma dança parecida com a capoeira. Passou a infância entre ex-escravos e negros baianos, dos quais aprendeu o jongo, o afoxé e outras danças populares que serviriam de base para sua carreira musical. Começou a tocar cavaquinho, de ouvido, e passou para o violão em 1917, tomando aulas com o grande Quincas Laranjeiras. Iniciou-se na composição – Olhar de Santa e Teus Olhos Dizem Tudo (que anos depois teria letra de David Nasser) são dessa época – quando já era freqüentador das reuniões na casa de Tia Ciata. ao lado de Bucy Moreira, João da Baiana, Pixinguinha, Sinhô, Caninha e outros.
          Em tais reuniões nasce Pelo Telefone. que Donga registra como seu na Biblioteca Nacional, contestado pelo grupo que considerava a criação de caráter coletivo, por ser oriunda de partido-alto. em que todos improvisavam versos. Influenciado por João Pernambuco, Donga faz parte do Grupo de Caxangá com o nome de guerra de Zé Vicente e. em 1919, convidado por Pixinguinha, integra o conjunto Oito Batutas, de importância fundamental na história da música brasileira, estreando na sala de espera do cinema Palais. Em janeiro de 1922 os Batutas se apresentam durante seis meses em Paris com o nome de “Les Batutas”. Ao retornar, o grupo atua ainda na Argentina, onde grava uma série de discos na Victor daquele país, antes de dissolver-se.
          Donga passa a tocar violão-banjo, influência trazida da Europa. e em 1926 integra o grupo Carlito Jazz para acompanhar a companhia francesa de revistas Ba-Ta-Clan. que se exibia no Rio de Janeiro. Com esse conjunto viaja outra vez à Europa e voltando em 1928 cria com Pixinguinha a Orquestra Típica Pixinguinha-Donga, eminentemente dançante. responsável por gravações no selo Parlophon, da Odeon. Em 1932 atua nos grupos Guarda Velha e Diabos do Céu, formados por Pixinguinha para gravações. Nesse mesmo ano casa-se com a cantora Zaíra Cavallcanti, com quem viveu até a morte desta em 1951. Em 1940 participa com composições suas da famosa gravação a bordo do navio Uruguai, feita por Leopold Stokowski, que colhia músicas sul-americanas para uma série de discos lançados nos Estados Unidos pela Columbia. Suas criações mais conhecidas — além de Pelo Telefone — são Passarinho Bateu Asas, Bambo-Bambu, Cantiga de Festa, Macumba de Oxóssi, Macumba de Iansã, Seu Mané Luís e Ranchinho Desfeito. Casou novamente em 1953 e morreu em 1974, no bairro de Aldeia Campista, para onde se retirou como oficial de Justiça aposentado.

 (Fonte História do Samba - Volume 1 - Editora Globo - 1998)

            Este espaço é dedicado as pessoas que criaram e, com seu esforço e dedicação, fizeram com que as escolas de samba se transformassem neste grande espetáculo que é hoje e as que hoje ainda trabalham e contribuem para as escolas de samba mantenham suas tradições e beleza.
            Não possuímos em nosso arquivos todos as biografias destas personalidades  se você souber como conseguir as mesmas entre em contato conosco.
            E se você conhecer alguma outra personalidade que não constante nessa página, nos comunique e nos ajude na criação dessa página que em muito breve será o maior banco de dados do Samba Carioca.
            Muito Obrigado por sua Visita e Aguardamos que de certa forma esta página lhe esteja sendo de alguma forma útil.
            Para entrar em contato conosco clique aqui ou na figura abaixo.

 

Academia
de
Bambas