Origens dos Desfiles de Carnaval

Nessa seção você conhecerá um pouco
da História dos Desfiles das Escolas de Samba
do Rio de Janeiro em cada ano.

          O primeiro concurso entre escolas de samba ocorreu no dia 20 de janeiro de 1929, dia de São Sebastião (Oxóssi), um domingo, na casa do Sr. José Gomes da Costa, Zé Espinguela, na antiga Rua Engenho de Dentro, hoje Adolfo Bergamini.
          Zé Espinguela, mulato, festeiro e macumbeiro, era um conhecido sambista da Mangueira tendo sido presidente do Bloco dos Arengueiros e fundador do G.R.E.S. Mangueira. O concurso foi uma competição de samba entre as escolas.
          Segundo Cláudio Bernardo da Costa e Antônio Rufino, fundadores da G.R.E.S. Portela, já falecidos, concorreram três escolas de samba: Conjunto Oswaldo Cruz (Posteriormente chamada de Quem Nos Faz é o Capricho, depois chamada de Vai Como Pode e, finalmente de Portela), a Mangueira e o Estácio. O saudoso Juvenal Lopes, fundador da G.R.E.S. Mangueira, diz que também a Favela participou. Há quem também inclua a Unidos da Tijuca. Cada escola podia concorrer com um máximo de duas composições.
          O Conjunto Oswaldo Cruz foi representado por Heitor dos Prazeres e Antônio Caetano; a Mangueira, por Cartola e Arturzinho; e a Estácio, por Ismael Silva.
          O vencedor do concurso foi o samba de Heitor dos Prazeres. Entretanto, o resultado não foi bem recebido, e houve protestos e tumultos no dia das apresentações. A idéia de Zé Espinguela era promover uma grande festa para a entrega das premiações. Entretanto, começaram a surgir rumores de que haveria pancadarias e violências, pois o pessoal da Mangueira e do Estácio não se conformava com os resultados, principalmente os últimos, revoltados com a desclassificação do samba de Ismael Silva, por ter se apresentado com um conjunto musical onde havia instrumento de sopro (a flauta de Benedito Lacerda).
          Foi então resolvido que os prêmios individuais seriam substituídos por homenagens às escolas de samba participantes, com taças iguais diferençadas apenas por fitas coloridas.
          As cores escolhidas para as fitas simbolizavam as tendências já existentes entre as agremiações. Assim a taça do Conjunto Oswaldo Cruz levou as fitas azul e branca por causa de N.S. da Conceição, madrinha da escola; a Mangueira ficou com as fitas verde e rosa, cores sugeridas à Escola por Cartola, por causa do Rancho dos Arrepiados do qual fazia parte; e a do Estácio com fitas vermelho e branco, devido à identificação da escola com o clube de Futebol América. Alguns autores consideram o episódio como o verdadeiro fixador das cores das Escolas de Samba. A festa ocorreu no dia 10 de fevereiro de 1930, domingo de carnaval, nas escadarias da Escola Benjamim Constant, na Praça Onze.
          O vencedor do concurso, Heitor dos Prazeres, embora não tivesse levado o prêmio, tirou proveito do fato assumindo a liderança, até então contestada em Oswaldo Cruz. De imediato, determinou a troca do nome "Conjunto Oswaldo Cruz" para "Quem nos Faz é o Capricho", tendo também criado uma bandeira para a agremiação. A iniciativa, que teve o apoio de Paulo da Portela sofreu restrições de outros sambistas da área como Antônio Caetano, Rufino e Manuel Bam-Bam-Bam. Nos anos de 1929 e 1930 a escola de samba de Oswaldo Cruz saiu com aquele nome. Em 1931, Heitor dos Prazeres foi afastado, sendo substituído o nome que ele deu, por "Vai Como Pode".
          O primeiro encontro entre as nascentes escola de samba condicionou o clima de animosidade que durante muitos anos prevaleceu na disputa.
          A divisão em grupos, das Escolas - e as variantes - só aconteceu a partir de 1952. Aqui estaremos procurando contar a cronologia dos desfiles, as comissões julgadoras, os quesitos julgados e as principais alterações nos regulamentos em cada ano.

        Se você conhecer alguma informação não constante nessa ou em qualquer das páginas, nos comunique e nos ajude na criação e correção dessas páginas.
        Muito Obrigado por sua Visita e Aguardamos que de certa forma esta página lhe esteja sendo de alguma forma útil.

        Para entrar em contato conosco clique aqui ou na figura abaixo.

 

Desfiles