1984

Nessa seção você conhecerá um pouco
da História dos Desfiles das Escolas de Samba
do Rio de Janeiro em cada ano.

 Grupo 1-A (Domingo)
 Grupo 1-A (Segunda)
 Grupo 1-B
 Grupo 1-A/B (Supercampeonato)
 Grupo 2-A
 Grupo 2-B
Curiosidades

          No final do carnaval de 1983, o Governo do Estado do Rio de Janeiro decide atender as aspirações de todos os sambistas e construir em definitivo a passarela para os desfiles das Escolas de Samba.
          No dia 2 de março de 1984 é inaugurada a Passarela do Samba, que ficou mais conhecida como Sambódromo, com os desfiles das Escolas de Samba do Grupo 1-B.
          As Escolas de Samba pertencentes ao Grupo 1-A (formado por 14 agremiações) passa a desfilar em dois dias. No domingo de carnaval desfilam sete agremiações e, na segunda-feira, as outras sete.
          São proclamadas duas campeãs, uma domingo e outra na segunda-feira (independente do número de pontos das outras escolas em cada dia de desfile, isto é, a campeã de um dia pode ter menos pontos que a segunda ou terceira colocada do outro). Além disto os jurados do desfile de domingo não são os mesmos do desfile de segunda.
          No sábado seguinte (o sábado das campeãs) um terceiro grupo de jurados escolhem a "Supercampeã". Disputam o supercampeonato as três primeiras colocadas de cada dia do grupo 1-A e as duas primeiras colocadas do Grupo 1-B. Este sistema só prevaleceu neste ano.
          É criada a coordenação de jurados, sendo realizado o I Curso de Jurados.
          As notas de cada quesito passam a valer de 5 a 10.
          Deixa de constar no regulamento a exigência da comissão de frente desfilar atrás do carro abre-alas.

          A Escola de Samba Unidos de São Carlos decide trocar seu nome para Estácio de Sá e estréia com este novo nome no Grupo 1-A.

        Aqui estaremos procurando contar a cronologia dos desfiles, as comissões julgadoras, os quesitos julgados e as principais alterações nos regulamentos em cada ano.
        Se você conhecer alguma informação não constante nessa página, nos comunique e nos ajude na criação dessas páginas.
        Muito Obrigado por sua Visita e Aguardamos que de certa forma esta página lhe esteja sendo de alguma forma útil.

        Para entrar em contato conosco clique aqui ou na figura abaixo.

 

Desfiles