FICHA TÉCNICA 2010

 

Carnavalesco     Heriton Bakhury
Diretor de Carnaval     Antônio Geraldo Lima
Diretor de Harmonia     Jorge Luis Torres Braga (Jorge Piu-Piu)
Diretor de Evolução     Jorge Luis Torres Braga (Jorge Piu-Piu)
Diretor de Bateria     Mestre Vilas Lobo
Puxador de Samba Enredo     Tayane Catanhêde
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Júnior e Rebeca
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Wallace e Letícia
Resp. Comissão de Frente     Cristiano Salgado
Resp. Ala das Baianas     Rose
Resp. Ala de Passistas     José Alexandre e Waleska Marinho
Rainha da Bateria     Ana Beatriz
1ª Princesa da Bateria     Marcelle Ferreira
2ª Princesa da Bateria     Ana Carolina Fonseca
Musa da Bateria     Yasmim dos Santos

 

SINOPSE 2010

A Nova Geração transborda saúde

Síntese do Enredo:

          A Escola de Samba Mirim Nova Geração do Estácio de Sá, abordará em seu enredo no Carnaval 2010, um assunto de grande importância não somente para a juventude, mas para todas as faixas etárias da população. Falando de saúde, a agremiação formada por moradores de comunidades do bairro do Estácio, mostrará que com medidas profiláticas simples, é possível viver mais e melhor. O recado das crianças do Estácio será dado de maneira descontraída e com muitas cores.
          Esse olhar lançado sobre os aspectos de uma vida de melhor qualidade traduz que é chegada a hora de recuperar nossa identidade. Países que priorizam políticas voltadas ao bem estar de sua população tem menos gastos com a saúde pública, são recompensados com o aumento dos índices econômicos e recuperam coisas imateriais importantes que a modernidade diluiu, como: Tempo, saúde e felicidade. Saúde, esporte e cultura, formam hoje um tripé imprescindível para o desenvolvimento na construção de uma sociedade menos desigual.

Introdução:

          Viver com saúde é um direito de todos nós. A Nova Geração do Estácio chega por essas bandas pra nos dizer que cuidar de nosso corpo e mente é o ponto de partida para uma vida plena. O futuro é hoje! Daqui deste bairro, onde o samba nasceu e resistiu, que futuros cidadãos partam rumo à festa que celebra a vida. E celebrar a vida é ter garantido o direito de sonhar e acreditar no futuro que desejamos. Vamos fazer ouvir nossa voz. Não há fronteiras quando centenas de corações comungam do mesmo desejo! A bandeira do bem-viver será erguida por essa Nova Geração que transborda saúde, sorrisos, samba no pé e muita esperança! Prepare-se! Você agora vai conhecer um pouco de nós. É certo, porém, que apesar de ainda sermos crianças, sabemos muito bem o que queremos e desejamos que o nosso recado seja guardado em seu coração, como também o brilho de nosso olhar!

Sinopse:

I. A água e sua importância para a saúde. A higiene do corpo

          Água tem gosto de água. Nosso corpo é composto por 70% de água. Inodora, incolor, gelada ou na temperatura ambiente, esse é o líquido mais precioso e mais famoso do mundo!
          Sem dúvida, é delicioso beber um copo de água gelada pra espantar o calor ou refrescar o corpo quando chegamos da escola e nossa mãe grita: “menino a comida está na mesa!”. O banho é um momento só nosso. Alguns minutos que passamos sozinhos, conhecendo nosso corpo, limpando cada parte dele...
          Xampu, sabonete, pente! Cuidar dos cabelos faz parte da higiene!
          A “faxina” corporal também dá expediente em nosso ouvido. Os cotonetes formam um verdadeiro exército para os “ouvidos sem cera!”.
          Escovar os dentes corretamente e usar fio dental ajuda a manter a saúde dos nossos dentes. Em boca saudável não entram bactérias! A falta de escovação permite que essas indesejáveis criaturas entrem em nosso organismo, comprometendo o nosso sorriso.
          A sujeira é danada mesmo. Não é que até debaixo de nossas unhas ela pode se esconder? Por isso devemos limpá-las regularmente para o bem de nossa saúde e aparência.

II. Os alimentos

          Energéticos, reguladores e construtores. Os alimentos desempenham diversas funções em nosso organismo.
          O corpo não tem como produzir vitaminas sozinho, por isso elas são ingeridas com os alimentos que comemos.
          A chave para uma dieta saudável é uma alimentação variada e bem balanceada. Ela deve fornecer a combinação certa de carboidratos, gorduras e proteínas e a quantidade recomendada de todas as vitaminas e sais minerais de que nosso organismo necessita.
          Mas a boa nutrição começa lá na amamentação, na troca de amor entre mãe e filho. O afeto pode se transformar numa poderosa vitamina.
          Você sabia que, na Grécia antiga, as mulheres eram estimuladas a amamentar seus filhos para que, no futuro, se transformassem em guerreiros mais fortes? Nem a esposa do Rei escapava!
Capriche no café da manhã! A primeira refeição do dia é responsável por cerca de 30% das calorias diárias!
          As verduras, legumes, frutas e cereais, contêm uma verdadeira legião de vitaminas importantes para diversas atividades do organismo, sempre prontas a nos defender de doenças.
          Quanto mais cor, mais saudável será a refeição! Quanto mais cor, mais vitaminas em nosso prato! São indispensáveis na formação dos nossos ossos, ajudam no funcionamento do sistema nervoso e do aparelho digestivo, além de melhorar o cabelo e a pele!

III. As atividades físicas. “Levante do sofá e movimente-se!”

          Os exercícios são indispensáveis para a nossa saúde. Através deles superamos nossos limites, descobrimos capacidades até então adormecidas e até prevenimos doenças. O sedentarismo estimulado pela modernidade, muitas vezes, faz com que a bola, o skate e o próprio movimento, por exemplo, sejam substituídos pela facilidade de um controle remoto!
          Então o que você está esperando? Vem comigo! Levante do sofá e venha malhar!
          Não queremos nos transformar em adultos doentes! Temos o direito de brincar, sair por aí. Ganhar o mundo sobre bicicletas, sobre as ondas...
          Sentir o vento no rosto correndo atrás da bola! Arremessar a “gorducha” na cesta! Nosso corpo precisa se movimentar; precisa experimentar a sensação de interagir com os outros, lutar pelas vitórias, fazer amigos! E como é bom fazer novos amigos...
          Deixe de preguiça e venha com a gente!
          O ritmo vai nos conduzir. Chame o DJ, ouça o apito do mestre da bateria! Solte o batidão!
          Mostre que você é bom de funk, de rap... De samba!
          Quem pratica exercício ou movimenta o corpo regularmente, resiste mais ao cansaço, é mais criativo, autoconfiante, além de dormir melhor e ser mais feliz!

IV. Estimulando o raciocínio. “A cabeça não foi feita apenas pra usar boné!”

          Corpo e mente sãos!
          Nosso cérebro precisa ser estimulado, provocado, desafiado. Precisamos transformá-lo num lugar cheio de possibilidades, de verbos, de bons sentimentos e atitudes inteligentes.
          Raciocinar é enxergar saídas nas entrelinhas da vida, é admitir e desejar que a nossa cabeça seja sempre um terreno fértil; que haja sempre espaços na construção de conhecimentos, na organização das idéias e aprendizado.
          Alguns jogos trabalham nossa concentração e atenção, fundamentais na conquista de novos horizontes.
          A escola é um importante instrumento na formação dos pensamentos. Ela estimula o amadurecimento e a revelação de capacidades. Por isso, a Nova Geração, acredita que a educação tem o poder transformador e que através dela é possível enxergar caminhos até então encobertos pelas neblinas do desconhecido. A escola da cooperação, do raciocínio, da superação, do companheirismo, do desenvolvimento, da responsabilidade e disciplina, representa o núcleo da sociedade. Ela pode ser o passaporte para o mundo lá fora! E o mundo lá fora nos espera. Nele há um lugar para cada ser humano dessa Geração que chega cantando alto, pisando forte e conquistando seu espaço! Somos brasileiros, somos do Estácio de Sá!
          E “Deixa Falar”, porque nós vamos inundar esta avenida de saúde! Vamos transbordar!

Heriton Bakhury

Organograma de desfile:

1º Setor – A água e sua importância para a saúde. A higiene do corpo

  • Comissão de FrenteAs Cores da Vida. Representa as tonalidades que estimulam os sentidos do ser humano.

  • 1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira (Júnior e Rebeca) – Divindades das Águas. Representam a água doce e salgada.

  • Ala 01 (Abertura) – As Bandeiras. Traduzem o desejo de uma vida melhor. Um alerta!

  • Carro 01 (Abre-Alas) – Erguendo as bandeiras do bem-viver! A alegoria representa o desejo de uma vida com mais qualidade. A cor branca da alegoria representa a plenitude da felicidade, da saúde e do bem-viver. Composições femininas - Figurinos: Gregas.

  • Ala 02 Cuidando dos cabelos. Representa um super-herói que luta contra o piolho.

  • Ala 03 Limpando os ouvidos. Representa o ato de sair do banho e limpar os ouvidos.

  • Ala 04 – A saúde começa pela boca. Representa o ato de escovar os dentes.

  • Ala 05 – (Baianas / Cabrochinhas) - Tratando das unhas. As manicures. Representa o ato de tratar das unhas.

2º Setor – Os Alimentos

  • Destaque de ChãoDeusa Grega. Representa as mulheres gregas que eram estimuladas a amamentar seus filhos na Antiga Grécia.

  • Ala 06 – Vitamina A. Representa os Glóbulos Brancos do sangue e o colostro de leite materno.

  • Ala 07 – Vitamina B. Representa os alimentos que contêm a Vitamina B, como a banana, batata e o melão.

  • Ala 08 – Vitamina C. Representa os alimentos que contêm a Vitamina C, como a laranja.

  • Ala 09 – Ferro. Fe. Representa os alimentos que contêm o Ferro, como os folhosos verdes escuros.

 3º Setor – As atividades físicas

  • Carro 02 – Levante-se do sofá e movimente-se! As atividades físicas. A alegoria representa os esportes e seus movimentos. Os jogos coletivos e os desportos individuais. Composições masculinas – Figurinos:Jogadores de basquete. Composições Femininas – Figurinos: Ginástica Artística.

  • Ala 10 - Futebol. Representa a paixão nacional dos brasileiros e o sonho de tantos meninos e meninas.

  • Destaque de Chão – O Sol. Representa o sol dos surfistas.

  • Ala 11 – Surfistas. Representa os esportes aquáticos.

  • Rainha, Princesas e Musa da Bateria. Representam as Animadoras de Torcidas.

  • Ala 12 - (Bateria) - Lutadores de Boxe. Representam as artes marciais. A concentração e disciplina.

  • Ala 13 – (Passistas) – Tenistas. Representam os desportos com raquete. Uma homenagem ao ídolo Guga!

  • Ala 14 – Funkeiros. Representa o ritmo, a dança, o som que contagia fazendo o corpo se movimentar.

4º Setor – Estimulando o raciocínio. “A cabeça não foi feita apenas para usar boné”!

  • Carro 03 – Mente Sá. “...Estimulando o raciocínio...” A alegoria representa os jogos que estimulam o pensamento, que desafiam nosso raciocínio lógico. Composições masculinas e femininas, interagindo, jogando e exercitando a mente com a alegoria!

  • Ala 15 – Dominó. Representa as peças retangulares desse jogo surgido na China.

  • 2º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira (Wallace e Letícia) – Curinga e Damas de Copas. Representam as cartas do baralho e as muitas possibilidades de jogos com ele.

  • Ala 16 – Xadrez. Representa as peças desse jogo que estimula o raciocínio lógico.

  • Ala 17 – Jogo da Memória. Representa um dos jogos que mais estimulam a nossa memória.

 

SAMBA ENREDO                                                2010
Enredo     A Nova Geração transborda saúde
Compositores     Luiz Sapatinho, Thiago MS, Leandro Santos e Zé Luiz

Hoje a Nova Geração
Transborda saúde e felicidade
E vem mostrar que a higiene
É a base da humanidade
Água, fonte da vida
Vamos preservar
Pro futuro não faltar

Que mata a sede
Eu vivo melhor
Sai pra lá sujeira
Dizia a vovó

Quero um corpo forte
Amamentado, bem alimentado
Pra aguentar a malhação
Eu danço samba, funk, rap... Meu irmão
Estimulando o raciocínio
Uma boa educação
Vai abrindo horizontes
Na minha ida vou preparado
Vou com o pé na vida

Deixa falar
Eu quero ser feliz
Berço do samba
É minha raiz