FICHA TÉCNICA 2012

 

Carnavalesco     Levi Cintra e Renata Caulliraux
Diretor de Carnaval     Comissão de Carnaval
Diretor de Harmonia     Mery Oliveira da Costa
Diretor de Evolução     Mery Oliveira da Costa
Diretor de Bateria     Jorginho e Fabiano
Puxador de Samba Enredo     Fabrício Alves
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Tainara Matias e Willian Miranda
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Taisa Frontine e Diogo Duarte
Resp. Comissão de Frente     Helder Lúcio Lourenço
Resp. Ala das Baianas     Carla Maria Telles
Resp. Ala das Crianças     Maria Eugênia
Resp. Galeria de Velha Guarda     Elizabeth Teixeira da Silva

 

SINOPSE 2012
De prato principal a acompanhante, a Abolição vem mostrar o arroz no carnaval!

Justificativa:

“...Nenhuma outra atividade econômica alimenta tantas pessoas, sustenta tantas famílias, é tão crucial para o desenvolvimento de tantas nações e apresenta mais impacto sobre o nosso meio ambiente. A produção de arroz alimenta quase a metade do planeta todos os dias, fornece a maior parte da renda principal para milhões de habitações rurais pobres, pode derrubar governos e cobre 11% da terra arável do planeta." (Ronald Cantrell, 2002).

          Cultivado e consumido em todos os continentes, o arroz destaca-se pela produção e área de cultivo, desempenhando papel estratégico tanto no aspecto econômico quanto social no mundo. Cerca de 150 milhões de hectares de arroz são cultivados anualmente em todo o planeta, produzindo 590 milhões de toneladas, sendo que mais de 75% desta produção é oriunda do sistema de cultivo irrigado.
          O arroz é um dos mais importantes grãos em termos de valor econômico. É considerado o cultivo alimentar de maior importância em muitos países em desenvolvimento, principalmente na Ásia na África e Oceania, onde vivem 70% da população total dos países em desenvolvimento e cerca de dois terços da população subnutrida mundial. É alimento básico para cerca de 2,4 bilhões de pessoas e, segundo estimativas, até 2050, haverá uma demanda para atender ao dobro desta população.O arroz é um dos alimentos com melhor balanceamento nutricional, fornecendo 20% da energia e 15% da proteína per capita necessária ao homem, e sendo uma cultura extremamente versátil, que se adapta a diferentes condições de solo e clima, é considerado a espécie que apresenta maior potencial para o combate a fome no mundo. Aproximadamente 90% de todo o arroz do mundo é cultivado e consumido na Ásia.
          Diante de tal magnitude, a Acadêmicos da Abolição escolheu contar a história desse cereal na avenida ; vamos caminhar desde a sua primeira aparição até os dias de hoje, ressaltando sua importância em várias culturas; tudo com muita alegria e samba no pé!

“Proveniente do arrozal,
de origem oriental,
com sabor especial,
também se cultiva
em Portugal,
em época estival,
entre o rio e o areal...

Cozinha-se de múltiplas
maneiras,
em acompanhamentos
ou refeições ligeiras,
temperado ou
sem condimentos,
pelas formas derradeiras...

Na Renascença o usou o homem,
pertencente às altas classes...
o arroz quase todos o comem,
até os pobres de outros passes!...


Na doçaria se usa
pelo seu nome que é doce...
até o bolo do dia
bolo de arroz, antes fosse...
É o mais consumido
alimento,

mesmo à frente
da batata...
sendo, às vezes,
o único sustento
de muitos povos
sem data!...”

Antônio Martins 30/01/2009

Autora: Renata Caulliraux

Sinopse:

          Podemos afirmar que o arroz é o alimento mais importante do mundo; cultivado em mais de 100 países e consumido regularmente por mais de dois terços da população mundial sendo a principal fonte de proteína e energia dessas pessoas.
          Os historiadores acreditam que o seu cultivo é tão antigo quanto a própria civilização e que ele seja originário da Ásia, mais especificamente na Índia onde esse cultivo teve início a 7.000 anos A.C.. Hindus utilizavam o arroz em cerimônias religiosas como oferenda a seus deuses.
          Em 2.700 A.C. temos os primeiros indícios do arroz na China quando o imperador chinês Sheng Nung realizava uma cerimônia em que se semeavam cinco cereais, ente eles estava o arroz. Hoje em dia o Japão é o maior produtor de arroz da Ásia. O arroz é a base da dieta dos japoneses há mais de 3.000 anos, e mesmo com a ocidentalização dos hábitos, não há como ficar longe dele no dia a dia desse país: da bebida alcoólica ao doce, do chá ao cosmético, das cerimônias da Casa Imperial até as festas populares da primavera e do outono e nos famosos sushis, lá está o cereal. Não é só na alimentação que o arroz desempenha um papel de importância. Na China acredita-se que tenha alma, o que até certo ponto é facilmente explicável, já que vem do arroz grande parte do sustento da população, o que dá a ele um valor simbólico semelhante ao do pão na cultura judaico-cristã. O saquê, tradicional bebida japonesa, é uma aguardente preparada a base de arroz, assim como na China o bifun, uma espécie de  macarrão, também é feito de arroz. Os árabes também não ficaram de fora do caminho do arroz pela Ásia; pelo contrário, o desenvolvimento das diversas rotas comerciais partindo da Ásia para outras partes do mundo propiciou a expansão da sua cultura e do seu comércio, dado que o próprio grão foi utilizado como moeda de troca. Foi a partir da bacia do Eufrates e do Tigre que os árabes introduziram o arroz, lá pelo século VIII da nossa era, nas costas espanholas. Com efeito, a procedência do nome, tal como o conhecemos hoje, provêm da palavra de origem árabe “ar-rozz”.
          Na Europa, a introdução do arroz na cultura de seus povos se deu através dos mouros no século VIII, na Península Ibérica. Porém antes os gregos e os romanos também o conheceram mais como planta medicinal do que como alimento. Alexandre o Grande foi o responsável pela introdução do arroz da Grécia para a o continente europeu. “Grandes Navegações” foram um conjunto de viagens marítimas que expandiram os limites do mundo conhecido até então; protagonizadas principalmente e por excelência em Portugal e Espanha. E nessas rotas o arroz se espalha por todo o velho continente.
          Podemos comer arroz doce nos quatro cantos do mundo, mas não há recanto em Portugal onde não se faça esta iguaria. A sobremesa de arroz doce em Portugal reflete o desejo de manter viva as tradições ancestrais. Servi-lo no final do almoço de domingo, ou em qualquer acontecimento digno de celebração, significa venerar um costume antigo e honrar os dias festivos.
          A paella surgiu na Espanha, nos séculos XV e XVI, na região de Valência, situada na costa leste. Os camponeses saiam para trabalhar no campo levando apenas arroz, óleo de oliva e sal. No seu ambiente de trabalho adicionavam carnes de caça e posteriormente frutos do mar.
          Não podemos deixar de citar o risoto; o arroz úmido e cremoso mais famoso da Europa cuja receita original data de 1574 em Milão na Itália.
          Fertilidade, felicidade e prosperidade são votos simbolicamente representados em um casamento quando são jogados nos noivos uma chuva de arroz ao saírem da Igreja, uma tradição vinda primeiramente da Ásia e depois da Europa acolhida pelo Brasil patriarcal do século passado até os dias de hoje.
          O arroz já exista no Brasil antes que os portugueses o trouxessem no período colonial. Eram espécies selvagens encontradas em regiões alagadas próximas ao litoral e região amazônica. Os Índios Tupis já o consumiam e chamavam de abatiuapé (milho d’água), porém o plantio só começou após a chegada dos portugueses com o descobrimento. Na famosa carta ao rei de Portugal Pero Vaz de Caminha informa o achado do arroz em terras tupiniquins.
          Em 1587, lavouras arrozeiras já ocupavam terras na Bahia dando início ao plantio do cereal no Brasil. O que antes era apenas colhido passou a ser produzido em solo nacional dando origem a uma nova era; a domesticação dos alimentos.
          No Maranhão ele chega por volta de 1745. O arroz de cuxá é orgulho dos maranhenses; um prato típico da cidade de São José de Ribamar . Resultado das várias influências e miscigenações da época de colônia o cuxá é um prato que reflete hábitos das culinárias portuguesa e africana, junto com o toque árabe do arroz .
          Atualmente o Rio Grande do Sul é responsável por 50% do arroz produzido no país.
          Elaborado originalmente à base de charque e arroz e tradicionalmente preparado em panela de ferro, o arroz de carreteiro é um dos principais pratos da culinária gaúcha. O nome carreteiro foi herdado dos peões, mercadores ambulantes, que percorriam em carretas puxadas por bois pelos pampas no Rio Grande do Sul cargas contendo o charque como principal mercadoria. Por ser protéico e de fácil conservação, agüentava a longa viagem pela frente. Ao longo do caminho, eles paravam e comiam o charque juntamente com o arroz, ingrediente facilmente encontrado na região e fundamental para o preparo deste prato.
          Em 1766 a coroa Portuguesa autorizou a instalação da primeira descascadora de arroz no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.
          Típica combinação carioca o feijão com arroz é a base da alimentação no Rio de Janeiro. Ninguém sabe ao certo como surgiu esse dueto. Historiadores dizem que a hipótese mais provável é que tenham juntado o arroz indígena com o feijão da feijoada africana por ser mais calórico e portanto dar mais energia para a labuta.
          Em qualquer parte do mundo o arroz faz parte do dia a dia das pessoas e a Acadêmicos da Abolição presta uma homenagem a esse cereal pretendendo deixar um grão de amor em cada um dos seus corações!!

Rio de Janeiro, 29 de Agosto de 2011
Autora do Enredo: Renata Caulliraux

Roteiro do desfile:

Nome da Fantasia Nome da ala Descrição Responsável pela ala
0 Oferenda Hindu aos deuses Comissão de Frente Hindus utilizavam o arroz em cerimônias religiosas como oferenda a seus deuses.  

1° Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: O sagrado
A crença hindu de que o arroz era sagrado.

1º Setor

1ª Alegoria (Abre-Alas) - A Casa Imperial
Local onde imperador chinês Sheng Nung realizava uma cerimônia em que se semeavam cinco cereais, ente eles estava o arroz.

1 O Arroz Oriental Baianas Os primeiros indícios do arroz na Ásia  
2 O Divino China Na China acredita-se que o arroz tenha alma  
3 O alimento milenar Japão O arroz é a base da dieta dos japoneses há mais de 3.000 anos  
4 O néctar Saquê A bebida oriental alcoólica mais famosa  
5 O prato principal Sushi A importância do arroz no Sushi  
6 O arroz é ouro A Cerimônia Imperial O destaque do arroz nas festas imperiais  
2º Setor

2ª Alegoria - Grandes Navegações
A expansão do arroz na Europa.

2° Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Destino
O caminho percorrido pelo arroz através de terras européias.

7 Tá na mesa Passistas As ajudantes dos chefes  
8 Os Chefes Gastronômicos Bateria Uma homenagem a todos aqueles que se dedicam a difícil e árdua tarefa de criar pratos e chefiar uma cozinha  
9 “ar-rozz” Árabes Origem da palavra  
10 A cura Gregos O arroz como planta medicinal  
11 A iguaria Portuguesa Arroz Doce A primeira sobremesa  
12 A iguaria Espanhola Paella A excelência na Espanha  
13 A iguaria Italiana Risoto O famoso prato nascido na Itália  
3º Setor

3ª Alegoria - O casamento
A cerimônia que usa o arroz como símbolo de fertilidade, felicidade e prosperidade

14 Saquinho de Arroz Crianças O saquinho onde se leva o arroz para serem jogados nos noivos  
15 Surge da água Milho d’água Os Índios Tupis já  consumiam o arroz e o chamavam de abatiuapé (milho d’água)  
16 Brilham as folhas Arroz de cuxá O famoso arroz típico do Maranhão  
17 Direto dos Pampas Arroz de carreteiro o arroz de carreteiro é um dos principais pratos da culinária gaúcha  
18 A cara do Carioca Arroz com feijão Dueto: o arroz indígena com o feijão africano  
19   Velha Guarda    

 

SAMBA ENREDO                                                2012

Enredo     De prato principal a acompanhante, a Abolição vem mostrar o arroz no carnaval!
Compositores     Vinicius Silva, Maninho Potyguara, Elsio Luz, Agostinho do Engenho de Dentro e Leonardo Batista

Na Ásia germinou
Índia, China e Japão o cultivaram
Oferenda aos deuses
Nos rituais de antigos povos do oriente
Na Europa chegou
Variando os sabores
Conquistando continentes
Valorizando o paladar

E na igreja aos noivos vamos saudar
Com banho de arroz
Pra união comemorar

De milho d'água foi chamado pelos índios
Segundo cereal cultivado no Brasil
Assim na culinária
Está sempre num cardápio especial
Seja puro, misturado
Ou então acompanhado
Tem arroz doce, boa paella,
Bifun, risoto, cuxá e a carreteiro
Feijão com arroz
Que maravilha
Um alimento da nossa nação

Vamos aplaudir
O arroz de tantas tradições
Abolição faz a festa
E encanta a Intendente Magalhães