FICHA TÉCNICA 2011

 

Carnavalesco     Afonso Delonni e Plínio dos Santos
Diretor de Carnaval     João Carlos Basílio da Silva
Diretor de Harmonia     Edson Costa
Diretor de Evolução     Edson Costa
Diretor de Bateria     Mestre Raminho e Mestre Roberto
Puxador de Samba Enredo     Ademir de São Miguel
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Cristiano Foguinho e Tainá Teixeira
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Vinicius e Larissa
Resp. Comissão de Frente     Tina Bombom
Resp. Ala das Baianas     Iolanda
Resp. Ala das Crianças     Izabel, Dona Lucia e Juarez Ferreira
Resp. Galeria de Velha Guarda     Zilar

 

SINOPSE 2011

Amor, um sentimento universal

Justificativa:

          Com o enredo – Amor, um sentimento universal, o G.R.E.S. Acadêmicos de Vigário Geral vem mostrar algumas das faces do  amor, como: divinal, maternal e mundial, infantil, bandido, lendário ou de carnaval.
          A pomba da paz de Vigário Geral fará um vôo romântico. Lembrará de amores célebres, que enriqueceram o folclore, movimentos que semearam o amor à pátria, e fará uma reflexão sobre a distância que existe entre as nações.
          
Com este enredo, VIGÁRIO GERAL, quer mostrar que de mãos dadas com amor e união, podemos sonhar com o futuro de paz e felicidade.

Sinopse:

          Divinal, Maternal e Mundial. Infantil, Lendário ou de Carnaval. Estas são algumas das faces do amor que Vigário Geral irá mostrar. Dos povos antigos, os Gregos gozam de um papel de destaque inquestionável. Milhares de anos de histórias e lendas, além de personagens repletos de poderes e dotes especiais.

  • Zeus “Deus dos deuses e dos homens”.

  • Afrodite “Deusa do amor” e filha de Zeus,

  • Eros “Deus do amor e filho de Afrodite”.

          Vigário quer mostrar a união entre países, através deste sentimento, “O Amor”.
          Na Mãe África, o Amor cruzou o mar, gritando por liberdade! Liberdade para viver em harmonia, para recordar do Amor Bandido, Amor de Carnaval, Amor pelo saber. Amor por nosso País, amor pela Natureza, amor por Campos Floridos, onde se cultiva a paixão brasileira e se busca a Paz.

Wilson Nascimento e Afonso Delone

Bibliografia:

  • pt.wikipedia.org/wiki/agreste (Sertão do Agreste)

  • www.brasilescola.com       (Fauna e flora Brasileira)

  • pt.wikipedia.org/wiki/mitologia-grega      (Deuses Gregos)

Roteiro do desfile:

Nome da Fantasia Nome da ala Descrição Responsável pela ala

Comissão de frente: Zeus e Gregos
          Nossa comissão de frente vem composta por Zeus, Pai de todos os Homens. Os Gregos representam a inquestionável importância de seu povo como provedores da mitologia grega, em reverencia ao grande Zeus.
Coreógrafa: Tina Bombom

1° Casal de mestre-sala e porta-bandeira: Eros e Afrodite
          Deuses do Amor, que são mãe e filho.

1 Paz Amor e União Ala das Baianas

Chegou um momento muito importante para o desfile. As Baianas de Vigário representam com muita honra o símbolo de nossa agremiação. Trazem a figuração do Sagrado pavilhão. Elas conduzem a paz, o Amor e a união entre as Etnias. O girar de nossas Baianas, dissipam pela avenida a essência destes elementos, consagrados pela agremiação. Abram alas para as baianas do G.R.E.S. Acadêmicos de Vigário Geral.

Iolanda

1ª Alegoria (Abre-alas): “O coração, o grande palco das emoções que  une nações”

2 Declaração de Amor Comunidade O Amor verdadeiro tem a necessidade de ser expresso. Quem ama quer externar seu sentimento para outro. As formas de expressar esse amor são as mais variadas. Desde as antigas serenatas com lindas canções românticas, até uma simples rosa. O amor irradia ternura no gesto oferecido  por quem ama. Um bouquet de flores,  uma caixa de bombons, ou até mesmo uma carta fazendo por si só, uma linda declaração de amor.  
3 Amor pelo Saber Ala das Crianças Nós seres humanos, somos a única espécie dotada de imaginação criadora e capacitada de assimilar o conhecimento. Somos seres racionais e com a necessidade de compreender o mundo. A leitura e os estudos alimentam a alma e saciam a sede do saber. O amor pelo conhecimento pode ser traduzido pelo próprio amor à vida, já que esta é fonte inesgotável de aprendizagem. Izabel, Dona Lucia e Juarez
4 Amor Maternal Comunidade O amor incondicional. Um amor doce, suave e sutil, o amor que as mães dedicam aos seus filhos desde o estado inicial da gestação. Um amor puro, instintivo, sincero e sagrado, que dispensa adjetivos. O ser humano tem a capacidade de amar e a forma mais sublime deste amor, traduz-se no amor materno.  
5 Lampião Comunidade No agreste brasileiro, um casal bandido entra para as páginas da história de amor. Estiveram juntos em todos os momentos, lutando e percorrendo o sertão com seu bando. O Rei do cangaço, Virgulino Ferreira e Maria Gomes de Oliveira, a Maria bonita.  
6 Maria Bonita Comunidade No agreste brasileiro, um casal bandido entra para as páginas da história de amor. Estiveram juntos em todos os momentos, lutando e percorrendo o sertão com seu bando. O Rei do cangaço, Virgulino Ferreira e Maria Gomes de Oliveira, a Maria bonita.  
7 Pierrot Comunidade No carnaval formou-se um eterno triangulo amoroso, herdado da comédia Italiana. Pierrot, Arlequim e colombina, trazemeste amor de carnaval.  

Musa (Vigário geral):
Rainha de Bateria (Colombina):

8 Arlequim Bateria

O Arlequim chega para completar o triângulo amoroso do carnaval.

Mestre Raminho, Mestre Roberto
9 Boêmios e Melindrosas Ala de Passistas A noite é uma fonte inspiradora extremamente convidativa ao amor. Pelas ruas da cidade, na calada da noite o amor se faz presente em cada esquina, de bar em bar. Alua anfitriã, anunciando a chegada da brisa noturna, grita aos olhos dos apaixonados, incitando amores e paixões. Dizem que a noite é uma criança, mas para quem ama a noite se descortina repleta de sonhos mistérios e fascinações. Neste cenário inspirador, surgem os boêmios e as melindrosas personagens emblemáticos da noite carioca  
10 Amor Lendário Comunidade O feitiço de Áquila é uma das lendas mais conhecidas mundialmente, que retrata o amor impossível entre o cavaleiro Etienne Navare e a bela Isabeua. Um casal apaixonado, que é impedido de viver esse amor, por causa de um feitiço lançado sobre eles: á noite ele se transforma em um lobo e ela durante o dia em um falcão, tornando impossível se encontrar na forma humana. Uma lenda de era medieval que simboliza um amor platônico vítima de uma maldição.  
11 Mãe África Comunidade Na Mãe África, nasce o amor no coração de um dos personagens mais emblemáticos da história escravista do Brasil. Zumbi dos Palmares e sua dualidade entre o amor de Dandara e o amor pela liberdade.  

2° Casal de mestre-sala e porta-bandeira: O cravo e a rosa

12 Amor pelos animais Comunidade Todos nós temos uma feição especial pelos animais. Somos naturalmente ligados de forma afetiva a esses seres que habitam a terra e fazem parte das nossas vidas. Como seria o mundo sem os animais? Como seriam os nossos campos, bosques e florestas, sem a presença dos pássaros, seus cantos e cores? Devemos amar e respeitar a todos os animais.  
13 Futebol Paixão Brasileira Uma das paixões brasileiras é o futebol. O coração de cada torcedor bate mais forte quando seu time entra em campo, não importa a fase em que ele se encontra, o amor é tanto que ele só quer é torcer...  
14 Amigos de Vigário Geral Comunidade A comunidade chega para declarar o seu amor por Vigário Geral. Um amor que surge desde a fundação da escola e perdura cada vez mais forte e solidificado. A comunidade é quem sempre da força para escola continuar e conquistar seu objetivo maior. Hoje, com o coração azul, vermelho e branco vive a pureza desse sentimento divino, O Amor.  
15 Compositores Compositores    
16 Protetores do Amor Velha Guarda

A Velha Guarda de Vigário Geral mantém viva a história dessa agremiação durante todo o tempo. Hoje, nossos sábios são responsáveis por guardarem o coração do G.R.E.S ACADÊMICOS DE VIGÁRIO GERAL.

Zilar

 

SAMBA ENREDO                                                2011
Enredo     Amor, um sentimento universal
Compositores

    Luis Carlos, Joca, Felipe Pinto, Dom Mosquito, Leo Novo Horizonte, Luiz Carlos D’Avenida, Lucinha V.G, Fabinho, Alberto, Manoelzinho do Limão, Samuca e Ademir de São Miguel

Viajei na mente do artista pra falar de amor
Um sentimento universal unindo os povos no carnaval
Com as bençãos de Zeus voa minha pomba da paz
Um casal apaixonado, enfeitiçado
Uma lenda de amor
Dandara e Zumbi... Paixão
No colo materno... A emoção
A noite boêmia é... Sedução

Meu azul tem a cor do céu
O branco é a paz
O vermelho é o sangue que corre nas veias
Canta comunidade em alto astral
Eu sou o samba... Sou Vigário Geral

Arlequim pierrô e colombina
Amantes bandidos no agreste sertão
Pra mãe natureza... A preservação
Lutar pela vida... Pro amor não morrer
A fauna e a flora vão sobreviver
Meu coração explode de prazer

Paixão brasileira num grito de gol
Alô bateria !...é  hora do show
Torcida e bandeira num tom genial
Guardiões do amor
Que lindo é o meu carnaval