FICHA TÉCNICA 1988

 

Carnavalesco     Max Lopes
Diretor de Carnaval     ................................................................
Diretor de Harmonia     ...............................................................
Diretor de Evolução     .............................................................
Diretor de Bateria     ................................................................
Puxador de Samba Enredo     ................................................................
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................
Resp. Galeria de Velha Guarda     ................................................................

 

SINOPSE 1988

Ave Bahia cheia de graça

Histórico do Enredo:

Abertura

          Nosso enredo começa com o pedido de axé.
          Axé para a nossa Escola.
          Axé para a Bahia.
          Definição para axé – força dinâmica das divindades, vitalidade que se individualiza em determinados  objetos que são enterrados no Terreiro.
          Tornando-se a Segurança espiritual do mesmo, porque representam todos os Orixás. Os Nevitalizadores do Axé são as folhas Sagradas e o Sangue de animais Sacrificados, usados nas cerimônias de “assentamento” dessa força espiritual, seja nos objetos, seja na cabeça dos  iaôs.

1ª Fase – Segunda-Feira

          (Exú) – considerado pelos afro-baianos como o demônio dos católicos; conhecido como o homem das encruzilhadas, onde faz o despacho com pipocas, farinha e azeite de dendê.
          Omulú – Sua roupa é de palha e sua saudação é “Atotô”.

2ª Fase – Terça-Feira

          (Ogum) Orixá iorubá, divindade do ferro, da guerra e  protetor dos militares. Tem diversas designações, Ogum de lé, Ogum megé, Oramian, Obalogum.

3ª Fase – Quarta-Feira

          (Shangô) – Grande e poderoso Orixá Yorubá (Nagô) Deus do Raio e do Trovão e fundador da cidade de “Oió”.
          (Yansã) – Orixá dos Ventos e das Tempestades. Uma das mulheres de Shangô. Também conhecida como Oiá Orixá do Rio Niger.

4ª Fase – Quinta-Feira

          (Oxossi) – Orixá da caça e dos caçadores; o Deus da fartura.
          (Oxum) – Orixá dos rios e das Fontes, Deusa do Rio Oxum, em Oxogbô, pronúncia de Ibadam, na Nigéria. Uma das Rainhas de Oyó segundo os mitos.

5ª Fase – Sexta-Feira

          (Oxalá) – Nome brasileiro de Obatatú, o Orixá Yorubá da criação da humanidade. O Orixalá ou Oxalá tem caráter Séssexual e simboliza as energias produtivas da natureza. É também patrono da fecundidade, da procriação e Deus purificador através da água doce da fonte.

7ª Fase – Sábado

          (Iemanjá) – Mãe D'Água dos Uorusanos. Personaliza a água salgada e a Concha do Mar, é seu fetiche. É também Janaína, Princesa do Mar, Sereia do Mar e Princesa do Aiocá.

8ª Fase – Domingo

          (Nanã) – Orixá feminino de grade poder, a Mãe D'Água e mais velha das Iaras.
          Obeifi – Orixá “Gêge Nagô” no  sincretismo do  Santos Católicos Gêmeos Cosme e Damião.
          Beigim – e a mesma designação.

Refrão

          Salve meu Senhor do Bonfim, abra para nós todas as portas da felicidade e fartura.
          Abrindo, então, o círculo de Festas e Batuques!
          A semana dos Orixás começa na segunda-feira. Portanto o sexto dia é o sábado.

Glossário:

  • IALODÊ-OYA – saudação à Inhansã

  • AFÉFE – Vendo que acompanha Inhansã

  • BABA-OKÊ  - Nosso Senhor do Bonfim.

Max Lopes

 

SAMBA ENREDO                                                1988

Enredo     Ave Bahia cheia de graça
Compositores     Heraldo Faria, Huguinho e Flavinho Machado
Axé, axé deseja a Cubango
A todo povo que tem fé

Oh! Legendária Bahia
De mistérios e rituais
Quando os atabaques anunciam
A semana dos orixás
Exú, o mensageiro, e Omulú, o curandeiro
São cultuados na segunda-feira
Em Nova Aurora, vem Ogum Guerreiro
Na quarta vem Xangô
Grande orixá Nagô
E Inhan-Sã, dona dos ventos, bela como o amanhã

Ia-io de, oiá
Afefé, oiá

Resplandece novo sol
Com Oxosse e Oxum
Ela, deusa menina, ele, rei de Alaketú
Na sexta reina Oxalá
Filho de Olurum e o maior dos orixás
No sexto dia o canto de magia
De Yemanjá, a princesa de Aiocá
E no domingo
Nanã Buruquê acende a esperança
Com Ibeji divindade da criança

Auê, auê - auê, auê
Ave Bahia cheia de graça
Agô-iê babá-okê