Histórico

No dia 17 de Dezembro de 1959, foi fundado o GRES Acadêmicos do Cubango, no bairro do mesmo nome, na cidade de Niterói. Em muito pouco tempo tornou-se a mais popular e querida escola da cidade. Afinal foram 15 títulos de campeã niteroiense. 5 dos quais obtidos consecutivamente.
            Após uma vitoriosa carreira como escola de samba na cidade de Niterói, a Acadêmicos do Cubango pediu filiação à Associação das Escolas de Samba, para desfilar na cidade do Rio de Janeiro.
            Em 1986 atravessa a baía de Guanabara sendo então avaliada e aprovada por suas co-irmãs do Rio de Janeiro. Fez sua primeira apresentação em nossa cidade, juntamente com sua co-irmã, a Viradouro, porém, não concorrendo. Ano seguinte, foi vice-campeã no Grupo 4.
            A Cubango, como é conhecida, é uma escola popular que conta quase que exclusivamente com a força de vontade e o carinho de sua comunidade para superar as dificuldades comuns às escolas de samba. No entanto sem a ajuda de "padrinhos" tudo é sempre muito difícil. Hoje, a verde e branco niteroiense conta com uma legião de abnegados admiradores que a auxiliam e juntos caminham para levá-la ao tão sonhado desfile no Grupo Especial.

A CUBANGO NÃO É A MAIOR NEM É A MELHOR - A CUBANGO É DO POVO.
E A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS.

São fundadores da Acadêmicos do Cubango: Nei Ferreira, Luiz Carlos Ferreira, Dona Denetildes, Tia Lourdes, Mãe Luizinha, Sebastião B. Rosa, Onorio.