FICHA TÉCNICA 2012

 

Carnavalesco     Carlos Carvalho
Diretor de Carnaval     Claudio Luiz (Peixe)
Diretor de Harmonia     Marcos Luiz Albuquerque
Diretor de Evolução     Marcos Luiz Albuquerque
Diretor de Bateria     Mestre Sagui
Puxador de Samba Enredo     Ednaldo de Lima
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Barbara Verçoza e Marlon Flores
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Selminha de Niro e Kiko
Resp. Comissão de Frente     Escola de Dança Jaime Arôxa
Resp. Ala das Baianas     Sebastiana (Tiana)
Resp. Ala das Crianças     Dayse Menezes
Resp. Galeria de Velha Guarda     Sebastiana (Tiana)

 

SINOPSE 2012

Loucos pela Ilha

Justificativa:

          Sob a luz do carnaval, a maior festa popular do mundo,  o G.R.E.S. Acadêmicos do Dendê vem com muita alegria, irreverência, garra e emoção, declarar todo seu orgulho e amor ao samba e de ser insulano. Demonstrar seu carinho, fazer de seu carnaval um retrato dessa gigante União da Ilha do Governador, que vive de contrastes, constrói grandezas e transforma sonhos e esperanças em uma realidade perfumada com a brisa do mar e o orgulho de uma Escola em constante mutação.
          Alegria de transformar e construir, folia de brincar em uma rua, em blocos, em rodas de samba e terreiros, sentimentos expressados em seus carnavais.
          Loucos pela Ilha, surge do desejo de reviver riquíssimas estórias populares com seus milhares de personagens apaixonantes e as verdadeiras e reais passagens de nossa Ilha. Realidade e ilusão se unem, nascendo um enredo mágico, uma viagem pelo tempo relembrando carnavais, onde a alegria mais uma vez irá atravessar o mar, levando aos espectadores a felicidade de reencontrar e relembrar momentos inesquecíveis da agremiação de nossa Ilha do Governador.

Sinopse:

          Pensamentos voavam no embalo do mar, nas águas da imaginação, levando o sonho de três rapazes que se encontram com aquele que um dia uniu-se aos seus sonhos. Com os ventos regresso a  esta areia branca que acolhe seus versos e sambas da ilha mágica de flores, exalando perfumes misturados à brisa do mar. Chego no asfalto em imagem construída da imaginação, no chão batido do terreiro descobri sambistas, gente reunida em rodas de bar e banhos de mar a fantasia.
          Desta ilha tão pequena sairiam sambas que jamais serão esquecidos. Natal fez o sonho de três rapazes e tantos outros que um dia ali sonharam, se tornar realidade. Minha cor branca se une ao vermelho e ao azul, neste caleidoscópio de sambistas, compositores, baianas, bandeira, fazendo minha escola voar ao mesmo céu que um dia voei, atravessando esse mar de alegria em encontro com seu povo.
          Por ti embalarei sambas, ecoarei seus versos a todos que ali sonharam, estarei pousada e vigilante, sou sua madrinha, me chamo Portela. Neste momento solene de batismo trago sorte a todos, agora com seus sambas façam as cabrochas sambar, a bateria rufar no couro as batidas do coração. Hoje me chamo União da Ilha do Governador, sou grêmio, sou recreativo, sou escola, sou o samba que atravessa o mar na voz de Aroldo Melodia.
          O amor à nossa escola colorida, vem mostrar nesta avenida todo seu valor, ainda era madrugada, assim a natureza nos inspirou, trazendo de além-mar nossas mães abençoando todos nós, aqui  girando como um pião, mostrando como nossa União da Ilha é linda e merece toda nossa homenagem.
          Amanheceu e mesmo sob um  sol escaldante nos confins de Vila Monte, beato que levava multidões, cangaço que assolava o sertão e nossa bateria que cantava e tocava trovas ao luar, selou a união com sangue, seu amor para a vida toda com nossa agremiação, nossa amada União que em repentes e cordéis desfilam seus versos. Sol que vem raiando em uma verdadeira sutileza, anunciando dias gloriosos a querida escola, ao nosso pavilhão  de tão lindo matiz, trazendo novas cores, as morenas na praia gingando no samba e no futebol.
          Minha amada União, que de dentro do barracão, constrói maravilhas entre suor, amor e fantasias, alas, figurinos e passistas no meio deste cenário multicor, o que mais posso colorir além de toda minha simpatia, sem precisar de luxo e riqueza para conquistar multidões? Será que assim serei o dono dessas festa, um humilde rei em meio a essa multidão a dizer que sou o mais valente e o mais feliz nessa avenida.
          Tantas histórias cercando minha pequena vida, agora viro página de jornal, estampado nos folhetins todos gritam “Extra, extra, deu Ilha na cabeça!”. São tantas felicidades, que de um lindo sonho antes só meu, hoje canto para que todos ouçam que vou tomar um porre de felicidade, a certeza de ter o sol brilhando, vindo daquela mesma Ilha, repleta de amores e felicidades estampadas em cada rosto, eis que escuto “garçon, minha alegria deu um porre na tristeza”.
          Baluartes imortais como o grande poeta Didi, que na mente e na voz ia de bar em bar e soube descobrir o limite da ilusão e colocá-la em letras, seus sambas eram posse de um grande mágico e de sua cartola saiam sambas e não coelhos.
          Agora minha barca volta ao mar, tentando buscar em suas águas imaginações e sonhos.
          Nós do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Dendê, brindamos à nossa querida escola União da Ilha do Governador, com muita alegria, garra e determinação na avenida levando as cores de seu pavilhão. O Acadêmicos do Dendê e a União da Ilha, juntas caindo na folia dando um banho de felicidade.

Carlos Carvalho e Antonio Costa

 

Roteiro do desfile:

Nome da Fantasia Figurino da ala Descrição Responsável pela ala

Comissão de Frente: Peixes loucos pela Ilha
          Neste mar encantado, por onde os sonhos atravessam, peixes fantásticos bailam com seus sambas. Cada um representando seus grandes carnavais que um dia ainda serão criados, neles a alegria de serem Loucos pela Ilha.

1º Setor

01 Sonhos Um dia jovens sonharam com uma escola de samba, seus sonhos viajaram em busca de outros sonhos. Os sonhos existem para serem realizados, somos do tamanho de nossos sonhos e realizações.  
02 Atravessando o mar Nesse mar azul viajei, para me encontrar com outros sonhos. Nas minhas águas claras trago navios, barcas, trago aquele que um dia sonhou também. Trago a alegria à esta ilha.  
03 Ventos que me levam Sou parte deste sonho, estou aqui para poder levá-lo ao seu destino, levo também as ondas desse mar. Meu vento transporta amores, realizações, faço o encontro desses sonhos no céu por onde viajo e hoje trago você a esta ilha encantada.  
04 Terra de encantos e magias Chego nesta terra de encantos e magias para ser realizado por aqueles que um dia sonharam e acreditaram. Sou terra que abriga sambistas e gente alegre. Podem por favor me chamar de Ilha do Governador, solo abençoado do samba.  

1ª Alegoria (Abre-Alas) – Quadripé: Ilha de Encantos
          Ilha de belezas diversas, seu mar envolvendo essa terra que abriga sambistas. Sua natureza abrigando a todos que aqui pisam, desta Ilha nascerá sambas imortais, filhos pródigos desta terra mágica.
          Seus encantos servirão de inspirações para carnavais jamais passados em uma avenida, nasce aqui uma escola de samba o G.R.E.S União da Ilha do Governador.

2º Setor

Destaque de Chão: Águia Madrinha (Portela)
          A águia foi o presente ofertado por Natal no ato de batismo da União da Ilha do Governador para dar sorte. Aqui uma homenagem a madrinha Portela.

05 Pequena União (Ala das Crianças) Representa a pequena União batizada por Natal. O símbolo da escola que acaba de nascer.  
06 Rodas de samba Representa as várias rodas de samba existentes na Ilha do Governador.  Sambistas foram descobertos, grandes sambas cantados. Cabrochas e malandros eram encontrados em todos os lugares e que fizeram parte também da escola.  
07 Blocos de rua Junto com as rodas de samba, os blocos de rua traziam a alegria aos insulanos, tradicionais neste bairro onde  acabavam nos concursos de banho de mar a fantasia.  
08 Artistas do carnaval Pintores, costureiras, marceneiros, doando seus talentos para esta escola que acaba de nascer. Sem eles a magia do carnaval não aconteceria. Eles também fazem parte deste sonho.  
1° Casal de mestre-sala e porta-bandeira: A União da Ilha do Governador
 
          Toda alegria, graça e beleza, girando neste caléidoscopio de felicidade. Representa a solidez e o encanto de nossa agremiação. A União da Ilha do Governador, esta escola Insulana, é representada e homenageada por nossa  bandeira bailando na avenida.
3º Setor
Destaque de Chão: Olha a Matamba
          Oiá Oiá Oiá eu. Oiá matamba de cacurucaia zinguê. A frente de nossas baianas Iansã abrindo todos os caminhos.
09 As Iabás (Ala das Baianas) Uma grande homenagem àquelas que fazem a tradição de nossa escola colorida ao girar de sua saia. Lendas e festas das Iabás, trago este carnaval para vocês.  
10 Nos Confins de Vila Monte (Bateria) Nossa bateria não é temível como o cangaço, em nossa escola ela arrasta a multidão com seu ritmo.
Ô sinhô, ô Sinhá.
Só Isaura na viola
fazia o Nordeste cantar.
 
11 Bando do Cangaço (Passistas) Nem a fúria do cangaço que um dia assolou o sertão, fez com que a alegria fosse esquecida. Hoje chega na avenida nos pés de nossos passistas embalados pelos violeiros e repentistas de trovas ao luar.  

2° Casal de mestre-sala e porta-bandeira: Estandarte do Pavilhão do Acadêmicos do Dendê
          A inspiração veio de muitos anos depois, porém sua apresentação é única e marcante, com a volta da porta estandarte carregando as cores do nosso pavilhão.

12 Poetas do samba Grandes sambas já passaram pela avenida, artistas com notas musicais e melodias levantaram multidões, deixaram sambas imortalizados. Hoje o Acadêmicos do Dendê faz esta homenagem a esses artistas do samba.  
13 Domingo Para a União da Ilha todos os dias são de alegria. O enredo Domingo mostra toda nossa alegria de tão lindo matiz.  
14 O Amanhã Perguntamos a bola de cristal, as ciganas, aos oráculos, como será o amanhã. O destino ninguém conhece, ninguém nunca viu. Um mascarado levará seus amuletos de sorte para desvenda-los na avenida.  
2ª Alegoria: Minha Alegria Atravessou o Mar
          Em todos os sambas da União da Ilha o mar é um elemento presente, senão o principal. Pegamos a barca da alegria e atravessaremos o mar da avenida levando para todos os espectadores a magia que o carnaval da Ilha proporciona.
          O comandante levará este barco. Nele o retrato da escola em azul, vermelho e branco  vai atravessar à avenida num misto de alegria, descontração e muita alegria multicolorida.

15 Bom, bonito e barato Com toda simpatia, sempre comunicativa, mostra que não tem luxo nem riqueza. Nosso bom, bonito e barato é assim, divertido, leve, mesmo se fazendo alusões a desfiles memoráveis.
O carnaval que homenageou a própria escola, com a alegria e leveza de nossa agremiação.
 
16 Extra, Extra! Extra, extra! Deu Ilha na cabeça. Um mar de notícias para a escola que encanta a todos. Acorda para a folia, desfolha o dia-a-dia.
Vamos colocar a banca na avenida, será notícia de primeira!
 
17 Festa Profana O rei mandou cair dentro da folia, vamos tomar um porre de felicidade, sacudir e desfilar com muita alegria.
Toda realeza estará aqui nesta imensa felicidade.
 
18 De bar em bar (Ala Passo Marcado) Garçon traga uma “cerva” bem gelada aqui na mesa. As mesas dos bares por onde Didi passou e deixou um legado de sambas e poemas inesquecíveis.
Com nosso passo marcado bailando com os garçons e mostrando toda saudade de você Didi.
 
19 Abrakadabra Minha alegria vem nas ondas desse mar, trago na minha cartola notas músicais e não coelhos. Minha magia é transformar os sambas em inesqueciveis.
Meu sonho, energia em verso, porta do universo que deus abrirá. Nosso amanhã será de paz e amor da nova era que virá de grandes carnavais.
 
20 Tradição do Acadêmicos do Dendê (Velha Guarda) Tradição e respeito, toda grande escola de samba carrega.
O Acadêmicos do Dendê traz esta respeitosa ala para fechar nosso carnaval, pois deles germina a sabedoria para os novos sambistas que estão por vir e para aqueles que um dia serão integrantes.
 

3ª Alegoria (Quadripé): União da Ilha do Governador
          O grande final é a imagem, o símbolo que a faz queridinha de todos. Famosa pelos seus sambas de alegria contagiante e principalmente por carnavais memoráveis.
          Hoje o Acadêmicos do Dendê presta toda homenagem a nossa escola da Ilha do Governador, por que somos LOUCOS PELA ILHA.

 

 

SAMBA ENREDO                                                2012
Enredo     Loucos pela Ilha
Compositores     Lobo Junior, Bruno Revelação, Neco do Banjo, Carlinhos Fuzil, Birazão, Juarez da Farmácia, Kinho PQD, Carlos Melo (Mistura), Marcelo China, Fafá Mau Mau e Marcelo WG

Reflete na imensidão
Traduz a paixão que me faz sonhar
Eu vi no chão batido do terreiro
Rodas de samba, jogos e banhos de mar
Ilha de tantas histórias
Cantada em verso e prosa
Que Natal se encantou
De um sonho de amantes
Do samba assim fundaram
A União da Ilha do Governador

Segura a marimba calouro
Minha canção é o meu tesouro
É festa profana
É de bar em bar
Meu sorriso não pode chorar

Louco pela Ilha eu fiquei
Nas asas da minha madrinha voei
Sambistas imortais, antigos carnavais
Velhos tempos que não voltam mais
Na voz do mestre Aroldo Melodia
Suor, amor e fantasia
A simpatia coloriu meu coração
Cantei, sambei, sonhei que a vida fez um rei
É hoje o dia de exaltar a União

Compra que eu vendo alegria, paga pra ver
Vem cair nessa folia, com a Ilha no Dendê
Abrakadabra pra sorrir não tem idade
Eu vou te dar um porre de felicidade