FICHA TÉCNICA 2007

 

Carnavalesco     Cahê Rodrigues
Diretor de Carnaval     Almir Augusto Monteiro Junior
Diretor de Harmonia     Sergio Negão
Diretor de Evolução     Sergio Negão
Diretor de Bateria     Gilson Nunes
Puxador de Samba Enredo     Odir Sereno
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Marcelo Borgese Pamela Christo
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Paulo Cesar Junior e Michelle Souza
Resp. Comissão de Frente     João Rodrigues
Resp. Ala das Baianas     Sandra Gomes
Resp. Ala das Crianças     Mariza do Amparo
Resp. Galeria da Velha Guarda     Georgina Rodrigues

 

SINOPSE 2007

A nação azul e branca de Parintins

Sinopse:

          A Amazônia, na imensidão de suas paisagens, admira a vivência harmônica do caboclo, do índio, dos entes encantados, da infinidade de seres viventes das águas e da terra, consagrando-os como seus legítimos e nobres habitantes.
          No centro deste mundo mágico está Parintins, filha da floresta e das belas tardes mornas que acalenta o rio-mar.
          Terra que celebra com generosidade de seu povo moreno o Festival Folclórico, povoando as noites de luar com contos, lendas, faunos e entes fantásticos num canto em defesa da floresta e dos seres que nela habitam.
          Com fauna e flora exuberantes formando cadeias nos diversos ecossistemas e ciclos de vida, morte e renascimento dão origem a novos habitats , que são sustentados pela mais formidável rede de água doce do planeta.
          Na Amazônia quando caem as primeiras gotas do sol, há uma explosão de cores de vida e beleza, uma beleza que quer manter-se viva, viva na exuberância das nossas grandes árvores seculares, viva na beleza das preciosas orquídeas, viva no vôo e no canto dos pássaros, viva nos nossos exóticos animais, Amazônia solo sagrado, que abraça os costumes , as lendas e a cultura de um povo que venceu obstáculos para traçar seu próprio destino. Caprichoso, o Guardião da Floresta
          O Boi-bumbá de Parintins fez ecoar longe tambores e com o fantástico som das toadas foi além das fronteiras, levando suas mensagens de preservação da floresta, do mundo mágico das nações ameríndias amazônicas, das paisagens únicas de seus santuários ecológicos e da vida árdua porém harmoniosa do caboclo, com os rios e com a hiléia. O Boi Caprichoso matem sua tradição de apresentar seu espetáculo de arena roteirizado sob o eixo central que é a preservação do verde e da vida, embalado pela poesia prodigiosa das toadas, momento de inspiração e transpiração divina de nossos compositores.
          Apresentando um trabalho sem igual o G.R.E.S. Acadêmicos do Sossego irá transcender o limite do imaginável e criará todo o seu carnaval inspirado no universo do festival, com lendas amazônicas, mitos, o cotidiano do caboclo amazônico, rituais indígenas, Água, fonte de vida da floresta, seus seres e povos, poluição do meio e Biopirataria , tópicos que se coadunam com a realidade do mundo atual, assolado por conflitos e disputas entre as nações ditas civilizadas.
          O Boi-bumbá caprichoso tem também o compromisso de celebrar sempre a riqueza cultural que é a região do Arquipélago das Tupinambaranas, berço da cidade de Parintins, antiga Vila Nova Rainha, Vila Bela da Imperatriz, nascedouro do folclore do Boi-bumbá.
          Neste solo que o povo humilde do caprichoso pescadores, aguadeiros, ribeirinhos, migrantes, lavradores, dos campos, furos, paranás e comunidades mais distantes se reuniram para brincar o dois-pra-lá, dois-pra-cá nas ruas iluminadas pelas lamparinas entre desafios e fogueiras em tempos idos.
          Desta forma, o Boi-bumbá Caprichoso é de fato e de direito o grande Guardião da Floresta pois traz como diferencial sempre no seu espetáculo cênico e alegórico a defesa das Raízes e tradições do Amazonas e da Amazônia, sem perder de vista os grandes temas que se tornam preocupação mundial e que se reflete diariamente na continuidade da vida da maior Floresta Tropical Úmida do Planeta.
          A Nação Azul e Branca de Niterói Sossego, tem um imenso prazer em estar exaltando o Grande Guardião da floresta o Boi Caprichoso, por toda sua história, vitórias e por estar sempre preocupado com a nossa Amazônia. Desta forma, buscamos uma performance que enfoca a originalidade, estética aliada a uma cênica repleta de muitas emoções e próxima do real.
          Com o enredo A Nação Azul e Branca de Parintins o Acadêmicos do Sossego não fará somente um espetáculo em homenagem ao boi Caprichoso, este desfile será um brado de alerta para o mundo em defesa da continuidade da vida nesta floresta sagrada, para que os filhos de nossos filhos possam viver em comunhão e harmonia com a hiléia preservada.
          Viva! O Caprichoso... Viva! O Sossego... Viva! As Nações Azul e Branca...Viva! a Amazônia...Viva a Vida!
          Caprichoso, que iniciou sua trajetória em 1913, através dos personagens irmãos Cid, Emídio Vieira, Pedro Cid, Antônio Boboí, Nascimento Cid, Luiz Gonzaga, Nilo Gama, Ervino Leocádio e Luiz Pereira, que lhe deram vida, corpo e alma, assim como os presidentes, os ousados na construção do Boi e toda a nação Azul e Branca: sócios, torcedores, simpatizantes e amigos do Boi. Todos, responsáveis por este legado inconfundível, impenetrável, e insondável – O Folclore do Boi-Bumbá de Parintins.

Cahê Rodrigues

 

SAMBA ENREDO                                                2007

Enredo

    A nação azul e branca de Parintins

Compositores

    Odir Sereno, Dudu do Cavaco, Jorge Bretas e Marcelo Quaty

A nação Azul e branca vem mostrar
Boi Caprichoso e Sossego é um lindo par

Com o rufar dos tambores
E o som das toadas (eu vibrei)
Amazônia mostra ao Rio de Janeiro
Que é Sossego em fevereiro
Com suas danças e folclore me encantei
Parintins que é filha da floresta
Nasceu cercada de belezas naturais
O astro rei surgiu, trazendo vida e muito mais
O povo superou e hoje é feliz
Pois conquistou sua própria diretriz

Que verde é esse que encanta o mundo
Quem vive lá pode dizer
Mitos e rituais, água que satisfaz
A paz e um lindo florescer

Tupinambaranas começou a caprichar
A comunidade se juntou e então dançou
O "dois pra lá dois pra cá"
Boi Caprichoso sua fama correi chão
Se tornando o guardião
Das origens do lugar
A arena explodiu num lindo ecoar
Ontem, hoje e sempre a preservar