FICHA TÉCNICA 2006

 

Carnavalesco
        Cid Carvalho, Shangai, Fran-Sérgio, Ubiratã Silva e Laíla
Diretor de Carnaval     Luiz Fernando do Carmo (Laíla)
Diretor de Harmonia     Luiz Fernando do Carmo (Laíla)
Diretor de Evolução     Luiz Fernando do Carmo (Laíla)
Diretor de Bateria     Mestres Paulinho e Plínio
Puxador de Samba Enredo     Neguinho da Beija-Flor
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Claudio de Souza (Claudinho) e Selma de Mattos Rocha (Selminha Sorriso)
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Carlos Augusto G da Silva (Carlos Augusto) e Janailce Adjane Santiago
Resp. Comissão de Frente     Ghislaine Cavalcanti
Resp. Ala das Baianas     Hélio Borges
Resp. Ala das Crianças     Edson Bittencourt

 

SINOPSE 2006

Poços de Caldas derrama sobre a Terra suas águas milagrosas: do caos inicial à explosão da vida, a nave mãe da existência

Justificativa

          A Beija-Flor de Nilópolis é Brasil, e das Minas Gerais apresenta ao mundo o paraíso na terra: Poços de Caldas - A Cidade das Águas. Maravilhosa e soberana, a Deusa da Passarela, através de sua Comissão de Carnaval, adotou temas que preocupam a comunidade mundial.
          Alertou o homem, imagem e semelhança do Criador, a respeito do seu valor e de suas obrigações para manter o equilíbrio do planeta. Através dos "enredos-denúncia", vem mostrando os efeitos da devastação sistemática das reservas naturais; a destruição de civilizações e o empobrecimento e a fome de nações inteiras na era de aquário, terceiro milênio da era cristã.
          Mas não basta relatar ou delatar, sugerimos também soluções, pois não é possível esquecer que saco vazio não pára em pé e assim o mundo ficará sem suporte... Vazio... Com florestas virando desertos, o ar impossível de se respirar e o mar poluído e sem peixes... Sem Vida... Prenúncio da água que faltará". Agora, Tricampeã, vamos continuar nosso grito de alerta.
          Ao postularmos o tetracampeonato vamos, através da cidade Poços de Caldas, lembrar a extrema importância de um dos elementos vitais para a existência humana: A água! Estamos acabando com o combustível da vida! Se olharmos a nossa volta veremos que a vida é a própria morte para quem não sabe viver e que proteger a natureza é proteger nossos filhos. Se Deus nos deu...
          Devemos preservar! No Carnaval 2006, a Beija-Flor espera por você na Avenida Marquês de Sapucaí e... Se você não for, vai ficar com água na boca.

Texto de apoio

Carta escrita no ano 2070

          Ano: 2070. Acabo de completar 50 anos, mas a minha aparência é de alguém de 85. Tenho sérios problemas renais, porque bebo pouca água. Creio que me resta pouco tempo...
          Hoje, sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade... Recordo quando tinha 5 anos; tudo era muito diferente. Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro por aproximadamente uma hora.
          Agora, usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele. Antes, todas as mulheres mostravam as suas formosas cabeleiras. Agora, raspamos a cabeça para mantê-la limpa sem água. Antes, meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira.
          Hoje, os meninos não acreditam que utilizávamos a água dessa forma. Recordo que havia muitos anúncios que diziam para CUIDAR DA ÁGUA, só que ninguém lhes dava atenção. Pensávamos que a água jamais poderia terminar.
          Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aqüíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados. Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados. As infecções gastrintestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte.
          A indústria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam os empregados com água potável em vez de salário. Os assaltos por um bujão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética.
          Antes, a quantidade de água indicada como ideal como para se beber era oito copos por dia, por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo. A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo. Tivemos que voltar a usar as fossas sépticas como no século passado, porque a rede de esgoto não funciona mais por falta de água.
          A aparência da população é horrorosa: corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas, que já não têm a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera. Com o ressecamento da pele, uma jovem de 20 anos parece ter 40. Os cientistas investigam, mas não há solução possível. Não se pode fabricar água.
          O oxigênio também está degradado, por falta de árvores, o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações. Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos. Como conseqüência, há muitas crianças com insuficiências, mutações e deformações. O governo até nos cobra pelo ar que respiramos: 137 m3 por dia, por habitante adulto.
          Quem não pode pagar é retirado das "zonas ventiladas", que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar. Não são de boa qualidade, mas se pode respirar. A idade média é de 35 anos.
          Em alguns países, restam manchas de vegetação com o seu respectivo rio, que é fortemente vigiado pelo exército. A água tornou-se um tesouro muito cobiçado, mais do que ouro ou diamentes. Aqui não há árvores, porque quase nunca chove. E quando chega a ocorrer alguma precipitação, é de chuva ácida.
          As estações do ano foram severamente transformadas pelas provas atômicas e pela poluição das indústrias do século XX. Advertiam que era preciso cuidar do meio ambiente, mas ninguém fez caso. Quando a minha filha pede que lhe fale de quando era jovem, descrevo o quão bonito eram os bosques.
          Lhe falo da chuva e das flores, do agradável que ra tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse. O quanto nós éramos saudáveis! Ela pergunta-me: - Papai! Por que a água acabou? Então, nossos filhos pagam um alto preço...
          Sinceramente, creio que a vida na Terra já não será possível dentro de muito pouco tempo, porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível. Como gostaria de voltar e fazer com que toda a humanidade compreenda isto... ... Enquanto ainda é possível fazer algo para salvar o nosso planeta Terra!

Texto publicado na revista "Crónicas e los Tiempos", de Abril de 2002

Sinopse Carnaval 2006

          Certa noite,enquanto relembrávamos velhas estórias do mar,olhava o reflexo da lua sobre o espelho de água quando ouvi relatos que há bilhões de anos atrás deu-se grande explosão no caos inicial e o universo em fogo, se contorceu, se moldou e tomou forma. Então, da poeira universal, nasceu o sistema solar.
          A grande estrela cuspia labaredas em direção à jovem Terra, não menos rude e escaldante. Sobrevieram os gigantescos cataclismos e mudanças climáticas violentas!!!
          Dos céus, em forma de imensas tempestades, veio a água que resfriou a superfície e impeliu a centelha existência para os rios e oceanos rudimentares. Nas águas, enfim, manifestou-se a vida!!!
          Durante muito evoluiu e ganhou contornos complexos, mas fomos enquanto seres vivos, gerado da água, legítimos filhos da água, como gotas de um gigantesco oceano.
          Divina Fonte de Energia, banhou de progresso a antiguidade, que irrigada e fértil, assistiu as antigas civilizações florescerem ao longo dos rios e mares. A água estava no princípio e, é o próprio "gêneses" da existência.
          Provavelmente, por conta disso, através dos tempos a água passou à ser vista como um fascinante mistério à ser desvendado.
          E foi este fascínio, enquanto ingrediente mágico e fecundo, que gerou lendas e mitos que cresceram, multiplicaram-se e resistiram através dos séculos, povoando o imaginário mundial até os dias de hoje.
          Apresentada às vezes como morada de monstruosas serpentes e dragões ou das fascinantes sereias, outras tantas como local escolhido por Netuno para erguer seu reino ou até mesmo associada à catástrofe que fez submergir a cidade perdida de Atlântida, a água desperta o encanto e se mantém enigmática.
          Banhado pelo Atlântico, recortado por rios de proporções espantosas e ponteado por lagos e cascatas de rara beleza, nosso território é tão rico na quantidade das águas quanto nas narrativas à elas associadas, um gigantesco e deslumbrante reino de todas as águas.
          Como dizem por aí que todo homem das águas tem um "causo" pra contar, é lógico que eu meus senhores, como velho do mar, tenho meu pra narrar.
          Para não perder o espírito misterioso, convido-os para a mágica travessia da ponte da ilusão e um mergulho nas águas da reflexão, pois vou contar-lhes a sedutora estória de Poços de Caldas, a nossa Cidade das Águas.
          Conta-se que antes de Atlântida e sua civilização serem tragadas pelo oceano,alguns de seus habitantes para lá fugiram pelo mar. Adoradores das águas, logo se encantaram com aquele lugar e descobriram o poder curativo das águas termais e sulforosas que ali eram abundantes.
          Organizaram uma sociedade sábia e sem males. Por muitas gerações seus corações foram verdadeiros e nobres, e eles eram a própria expressão da gentileza associada à sabedoria. O progresso se banhava na força das águas e jorrava por todos os lados.
          Mas quando chegou o homem de espírito mau,envenenado pelos pecados capitais, procurando cegamente por riquezas, não enxergou o valor e a importância das águas.
          Aqueles dentre os Atlantes que se mantiveram puros, partiram então rumo ao infinito, temerosos que nova catástrofe sobre eles abatesse.
          Quando o ímpio fosse subjugado e os cânticos de paz se tornassem mais alto que os hinos de guerra, e se fizessem ouvir por todo universo como uma oração, seria então a hora de voltar.
          Neste dia brilhará com incrível força,como o fogo do vulcão, o grande "farol de ferro" que guiará as carruagens celestiais que finalmente retornarão à Cidade das Águas e transmitirão às novas gerações, a sabedoria e os conhecimentos dos Atlantes. Mostrarão para toda humanidade o grandioso e verdadeiro valor das águas e o quanto a vida no Planeta depende de sua preservação.
          Como uma música interpretada para embalar a dança do tempo, contarão a própria história do futuro ou, se preferirem, o futuro da própria existência.
          E seremos,finalmente,detentores de sabedoria suficiente para entender:
          Que o equilíbrio das forças naturais não é um inimigo a ser vencido pela nossa soberba, mas um aliado da nossa esperança em busca de um mundo melhor para todos;
          Que o "ontem" é história... O "amanhã" um mistério... E o "hoje" á uma dádiva, e por isso o chamamos de "presente"!
          E é em nome desse presente que hoje eu,esse Velho das Águas, que assisti os meu pais e parentes fugirem de uma seca cruel e talvez por conta disso tenha me apaixonado pela imensidão do mar, vos peço:
          Ouçam todos o clamor que vem das águas!
          Ouçam em silêncio a maravilhosa sinfonia da vida que insiste em despertá-los!
          Enfim,ouçam a voz do coração!
          A eternidade pode estar começando agora!...
          Ainda há tempo!!!

Setores:

Setor 1 - A Grande Explosão no Caos Inicial e a Estrela de Fogo
Setor 2 - A Terra Primitiva e a Água - O Gênesis da Vida
Setor 3 - As Antigas Civilizações se banharam nas Águas da Vida
Setor 4 - Reino de Netuno - Lendas,Mitos e Mistérios
Setor 5 - Atlântida - A Força das Águas e o Poder da Mente
Setor 6 - Brasil-O fantástico Reino de todas as Águas
Setor 7 - Poços de Caldas - A Cidade das Águas - A Nova Atlântida
Setor 8 - O retorno de Atlantes - O equilíbrio do Planeta e o Futuro da Humanidade

Comissão de Carnaval - Laíla, Cid Carvalho, Fran-Sérgio, Shangai e Ubiratan Silva

 

SAMBA ENREDO                                                2006
Enredo     Poços de Caldas derrama sobre a Terra suas águas milagrosas: do caos inicial à explosão da vida, a nave mãe da existência
Compositores     Wilsinho Paz, Noel Costa, Alexandre Moraes e Silvio Romai

Brilhou, no universo refletiu
Uma grande explosão
A mãe Terra enfim surgiu
Do céu uma imensa tempestade desabou
Nas águas se manifestou a vida
Assim ao longo de rios e mares
Surgem civilizações
Com arte e sabedoria
A liberdade buscar
Um novo mundo conquistar

Rei netuno quero navegar
Tenho medo deste mar secar
Me proteja quero mergulhar
Pro seu reino desvendar

Atlantida terra reluzente do amor
Do rumo celestial desviou
Ao fundo do mar foi tragada
O criador, abençoou o nosso chão
O combustivel da vida nos doou
O reino de todas as águas Brasil
A semente brotou com ela redenção e paz
Poços de Caldas tu és Minas Gerais
Derrama sobre a terra suas águas milagrosas
Preservação a sinfonia da vida
Ouça o lamento da natureza que chora
E o clamor que vem das águas
A eternidade pode começar agora

Sou Beija-Flor
Poços de Caldas é a referência
Do caos inicial a explosão da vida
Sou água a nave-mãe da existência