HISTÓRICO

          A Beija-Flor de Nilópolis nasceu nas comemorações do natal de 1948. Um grupo, formado por Milton de Oliveira (Negão da Cuíca), Edson Vieira Rodrigues (Edinho do Ferro Velho), Helles Ferreira da Silva, Mário Silva, Walter Silva, Hamilton Floriano e José Fernandes da Silva resolveu formar um bloco que, depois de várias discussões, por sugestão de Dona Eulália de Oliveira, mãe de Milton, recebeu o nome de Beija-Flor (inspirado no rancho Beija-Flor, que existia em Marquês de Valença). Dona Eulália foi admitida como fundadora.
          Em 1953, o bloco Associação Carnavalesca Beija-Flor, vitorioso no bairro, foi escrito por Silvestre David dos Santos (Cabana) integrante da ala dos compositores, como escola de samba, na Confederação das Escolas de Samba, para o desfile oficial de 1954, no segundo grupo.
          Seu primeiro desfile, em 1954, foi campeã passando para o Grupo 1, no qual permaneceu até 1963. Em 1974, retornou para o Grupo 1 e, a partir de 1976, com Joãosinho Trinta, proporcionou uma verdadeira revolução estética nos desfiles das Escolas de Samba.