FICHA TÉCNICA 2013

 

Carnavalesco     Santana Hofstatter e Mônica Barbato
Diretor de Carnaval     ................................................................
Diretor de Harmonia     ................................................................
Diretor de Evolução     ................................................................
Diretor de Bateria     ................................................................
Puxador de Samba Enredo     ................................................................
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................
Resp. Galeria de Velha Guarda     ................................................................

 

SINOPSE 2013

África, o esplendor das máscaras.
Magia, encanto e sedução na festa da folia!

Justificativa:

          O G.R.E.S. BOI DA ILHA DO GOVERNADOR, no carnaval 2013, vem mais uma vez enaltecer um pedaço da África e apresentar a simbologia das “máscaras” para este povo.
          As máscaras têm muito préstimo e são consideradas as obras com maior valor entre todas as obras de arte africana. Elas contêm em si o poder do homem ou das divindades que representam, e é por meio delas que este poder se torna presente e transmite aos homens que as usam.
          Os diversos povos africanos, através das suas manifestações artísticas, possibilitaram aos ocidentais uma nova concepção de arte e do belo, que será apresentada neste carnaval.

Sinopse:

          As "máscaras" são as formas mais conhecidas da plástica africana. Constituem síntese de elementos simbólicos mais variados, se convertendo em expressões da vontade criadora do africano.
          Cada máscara é um livro de magia aberto que fascina, que suscita a curiosidade, pois nos convida a decifrar a mensagem revelada.
          As máscaras são bastante utilizadas em rituais, evocam características e energias dos seres que representam. Para alguns povos, o espírito do elemento representado ali se encarna em quem utiliza a máscara, estabelecendo, naquele momento, uma sagrada relação de participação mística. Elas podem purificar, proteger ou assombrar, transmitindo mensagens dos espíritos para as pessoas e acompanham os homens na guerra, na caça e nos trabalhos no campo.
          O ato estético e simbólico de mascarar – transformar, intervir na imagem do rosto, da cabeça, de todo o corpo – pressupõe o uso de peça convencionalmente preparada para tal finalidade, podendo ainda receber acréscimos de roupas, pinturas, acessórios de mão, instrumentos musicais e ambientação de vários contextos.
          Quando esculpidas, as máscaras africanas não representam fielmente rostos humanos como em outras sociedades; e sim, nas suas representações elas vão transcender o plano terreno, elas são produzidas de forma que se perceba a sua ligação com o sobrenatural, com o divino. Mas, para as máscaras alcançarem o seu significado aqui na terra, elas precisarão do corpo humano, é o corpo desse ser que irá intermediar essa relação entre o mundo físico e o espiritual.
          O escultor africano não tem o mesmo desejo que o escultor contemporâneo que sente necessidade de colocar sua assinatura na obra. Na África, a obra de arte não é propriedade de um escultor, mas é a expressão de uma etnia, de um povo e da divindade que utiliza a mão do artista para nela pousar sua essência espiritual num objeto.
          As máscaras africanas encantaram e influenciaram o pintor espanhol Pablo Picasso, quando percebeu de imediato sua importância, não as considerando apenas peças esculpidas, mas dotadas de certa magia. Deve-se muito a Picasso essa mudança de mentalidade, pois após a sua apropriação as máscaras passaram a ser vistas pela comunidade europeia como detentoras de valor estético. Picasso dizia que o "vírus" da arte africana o tinha contagiado.
          O significado das máscaras é muito difícil de ser compreendido pelos não-africanos, justamente porque nelas residem muitas fantasias, misticismo e magia que exprimem o modo de pensar das sociedades tribais africanas.

Santana Hofstatter e Mônica Barbato

 

SAMBA ENREDO                                               2013
Enredo     África, o esplendor das máscaras. Magia, encanto e sedução na festa da folia!
Compositores     Aloisio Villar, Cadinho, Gugu das Candongas, Walkir, Fabiano Fernandes e Alessandro Alcoforado

É arte, é simbologia
Encanto e magia pelo ar
A sabedoria nos ensina a decifrar
A energia que toma meu corpo
Vem do disfarce que cobre meu rosto
Máscara
Tem o poder da sedução
Nessa folia uma consagração

É milenar, ta guardada na história
Arte Pendê coberta de glória
Na mão do artista é soberana
A cultura africana

Linda!!
Nos grandes rituais
De feitiçaria
Hoje o artesão respeita a tradição
Do jeito que se fazia
Brilhou!! No bronze, na madeira e no marfim
Ela saiu do traço pras telas de Picasso
A Europa conquistou

Chegou meu Boi com sua bandeira
Levanta poeira, é muita emoção
A nossa raiz é verdadeira
África