FICHA TÉCNICA 2007

 

Carnavalesco     Cássio de Carvalho
Diretor de Carnaval     Paulo Silva
Diretor de Harmonia     Jackeline Nascimento
Diretor de Evolução     Jackeline Nascimento
Diretor de Bateria     Mestre Nivaldo
Puxador de Samba Enredo     Pavarotti
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Vinicius e Jackeline
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Júnior e Juliana
Resp. Comissão de Frente     Jimmy
Resp. Ala das Baianas     Antonia Marta
Resp. Ala das Crianças     Gloria Maria
Resp. Galeria da Velha Guarda     Jorge Torta

 

SINOPSE 2007

www.canariosdaslaranjeiras.com.br

Sinopse:

          Nosso enredo bastante original, retrata esse grande avanço de tecnologia denominado de INTERNET. Citamos a sua criação, seus benefícios e também como não poderia deixar de ser o lado negativo deste grande invento.
          Finalizamos o enredo, com a mensagem de esperança de que o fenômeno INTERNET, absolutamente necessário no mundo atual, jamais se sobreponha ao homem e que a maquina, tecnologia CRIAÇÃO nunca substitua o homem ser humano CRIADOR.
          Podemos dizer que a INTERNET, nasceu de uma guerra fria entre a então União Soviética e os EUA. As superpotências mundiais que viam numa guerra de inteligência, uma corrida tecnológica desenfreada.
          A então UNIÃO SOVIÉTICA toma a liderança, lançando o primeiro satélite artificial da história (Sputinik), a reação dos EUA, foi imediata criando a agência de pesquisas em projetos avançados contra avanços tecnológicos adversários (ARPA).
          Finalmente depois de exaustivos estudos, a interligação de computadores das mais variadas regiões em uma mesma rede possibilita a comunicação geral criando uma verdadeira "Rede de Redes" possibilitando que milhares de usuários, compartilhassem suas informações, transcorria o ano de 1969, e estava nascendo a INTERNET. Uma rede intergaláctica.
          Com o avanço e a tecnologia, um física nuclear, chamado: (Tim Berners Lee) do CERN (Centro de Estudos de Energia Nuclear), em Genebra.Suíça propôs e desenvolveu um programa denominado de WORD WIDE WEB (WWW), um mosaico poderoso onde os usuários da INTERNET poderiam acessar informações, e realizar todos os tipos de serviços e até mesmo enviar E-MAIL, tornando-se extremamente popular, é cada vez maior o número de lNTERNAUTAS, fazendo uso desta tecnologia.
          É absolutamente impossível imaginar as nossas vidas sem a ajuda da INTERNET, seja no trabalho, nos estudos ou no lazer. Os usuários da informática, cada vez mais ávidos e absorvidos por essa tecnologia, estão virando robôs diante de um computador com a possibilidade de acessar o MOUSE, tendo as imagens, diversão ou informação em segundos, ou seja, o mundo ao alcance de nossas mãos, é absolutamente fascinante e as vezes até mesmo perigoso tal o fascínio que a INTERNET está exercendo sobre o ser humano. Este mundo virtual proposto pela INTERNET nos leva a acessar desde a sala de bate papos, correio eletrônico, amor virtual, sites, realizar negócios, enfim todos os tipos de serviços, sem problemas com números de visitas ou visitantes, podendo até mesmo não divulgar a sua identidade ou dados reais criando um NICKNAME (Apelido) e tudo isso ON LINE, também podemos obter músicas, criar hits, ou desenhos, pinturas e animações com recursos de um dispositivo chamado MP3.
          Nas salas de aula, a INTERNET e um grande aliado. E para assuntos particulares basta que tenha uma SENHA e CLIK fornecendo a sua identificação  para que obtenha serviços  exclusivos ou personalizados. Para obtermos todos estes benefícios, basta que os computadores estejam ligados por linha telefónica, rádio, satélite, fibraótica, etc...
          Mas tome cuidado, porque também existe os vilões da INTERNET.como o VÍRUS, (programa elaborado com o objetivo de destruir arquivos ou perturbar o funcionamento de computadores). E até mesmo os HACKERS (pessoas que praticam pirataria, ou invadem sistemas externos, quebrando bloqueios de senhas e alterando dados, prática essa, considerada ilegal e criminosa).
          Diante de tal explosão de popularidade e utilização, fica muito difícil um exercício de FUTUROLOGIA, o que mais poderemos aguardar da INTERNET. Como será os seus desdobramentos, quais as máquinas que teremos no futuro. O homem se renderá, virando um robô a serviço da tecnologia, a máquina enfim se sobrepõe ao homem. Uma série de questões se colocam. Tomara que a INTERNET, jamais substitua o olho no olho entre duas pessoas apaixonadas. Mas com certeza, existe um ponto pacífico: o fenômeno INTERNET é global e irreversível.
          Sendo, assim, o CARNAVAL, tendo nas ESCOLAS DE SAMBA A MAIOR MANIFENTACÃO DE FESTA POPULAR DO MUNDO, não poderia ficar OFF LINE, por isso C.C.E.S. CANÁRIOS DAS LARANJEIRAS, num momento SOFTWARE, cria o enredo www.canariosdaslaranjeiras.com.br, para desfilar na lente da avenida, mostrando o poder desta tecnologia.

Organograma do desfile:

  • Comissão de Frente

  • 1ª ala: baianas – avanços tecnológicos

  • Carro Abre Alas

  • 2ª ala: rede intergalática

  • 3ª ala: www

  • 4ª ala: home page

  • 5ª ala: e-mail

  • 6ª ala: mundo virtual

  • 1° casal de mestre sala / porta bandeira

  • 7ª ala: bateria internautas

  • 8ª ala: acesso a tudo

  • 9ª ala: mp3

  • 10ª ala: eu procuro

  • 2° casal de mestre sala / porta bandeira

  • 11ª ala vírus

  • 12ª ala hacker

  • Carro n° 2

  • Velha guarda

 

SAMBA ENREDO                                                2007
Enredo     www.canariosdaslaranjeiras.com.br
Compositores     Fernando de Lima, Di Pereira, Fernandão e Fabiano Costa

Nasceu de uma guerra fria
A Internet que o universo conquistou
É "www.com.br"
Assim que eu acessei o meu primeiro amor
O mundo ao alcance das mãos
No mouse cliquei sua sedução
Correio eletrônico ou amor virtual
Vou navegar na era digital

Amor me leva
On-line eu quero ser seu par
Sou internauta da paixão
No e-mail da emoção fiz um vírus se apaixonar

Hoje com MP3
Músicas posso criar
Com senha, vejam vocês
Entro em assunto particular
Mesmo com a tecnologia
Não se pode deixar de amar
Vem curtir um papo na calçada
Que a luz da linda madrugada
Reflete em seu olhar

Vou invadir seu coração
E nenhum hacker vai entrar
Vem pro Canário, amor, amor
Festejar