FICHA TÉCNICA 2011

 

Carnavalesco     Carlos Patrick Cavallieri
Diretor de Carnaval     Antonio Carlos
Diretor de Harmonia     Alan Harmonia
Diretor de Evolução     Alan Harmonia
Diretor de Bateria     Marco André da Silva Claudinho
Puxador de Samba Enredo     Arilson Zona Sul, Felipão, Heder Magno e Cristiano
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Diogo e Ângela
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Saulo e Cecília
Resp. Comissão de Frente     Marcos Paulo
Resp. Ala das Baianas     Virgínia Jane
Resp. Ala das Crianças     Márcia do Ambiental
Resp. Galeria de Velha Guarda     Renato Zamith

 

SINOPSE 2011
Lugar de mulher é na história

Justificativa:

          E Deus criou o Homem como já Havia criado todos os seres viventes na terra, na água, e no ar, pediu para que crescessem e multiplicassem. De toda a espécie, criou o macho e a fêmea. E deus com sua sabedoria e determinação criou a primeira mulher (Eva)! Fez – se então o Sagrado Feminino... E desde então a história conta que a mulher seria para o mundo e para humanidade mais que uma reprodutora, seria o pilar da sustentação da família, da sociedade, do trabalho, da política e do amor.
          A mulher obra prima do criador, esta presente em todos os mitos da criação. A essência feminina conjuga o verbo da criação do sagrado. Gaya, a mãe terra, é detentora dos poderes da natureza e da criação. A grande deusa acalanta o mundo de energia motriz que faz de todo o universo uma eterna corrente de forças naturais e científicas que fazem o universo girar.
          O sagrado está presente em todos os momentos da criação. Na mitologia tornou-se Deusa, na história, tornou-se diva, heroína, mártir, revolucionária ou simplesmente mãe, esposa e, sobretudo mulher.
          Tem sido assim desde que o mundo é mundo.
          A mãe do criador sofreu e edificou seu filho, um mártir, um líder, um santo.
          Sob a aparência de fragilidade e submissão, a mulher vai ocupando seu lugar na sociedade.
          Hoje, a mulher que sempre foi suprimida de seu verdadeiro papel na história, vai reconquistando o seu espaço muito mais do que sagrado. Vencendo barreiras, rompendo preconceitos, vota,é militante, trabalha, governa, amamenta, salva vidas, dita moda, é mãe, esposa, competente, líder e, sobretudo MULHER!

Introdução:

          Viver é um ato de coragem. Na vida é necessário ter determinação e avançar. Ester era uma mulher valente, não se intimidava diante das ameaças, por isso ela arriscou a sua vida em defesa de seu povo, os judeus. Ela fez uma escolha, tomou uma decisão, de sempre olhar pelos outros.  E, desde então, a história conta e contempla a Mulher.
          Gaya, a mãe terra, é detentora dos poderes da natureza e da criação. A grande deusa acalanta o mundo de energia motriz que faz de todo o universo uma eterna corrente de forças naturais e científicas que fazem o universo girar. O sagrado está presente em todos os momentos da criação.

Sinopse:

          A história da humanidade trás um repleto leque que registra a importância da mulher para o Brasil e para o mundo. Podemos definir que quanto mais se caminha a frente do tempo, mais se enaltece a importância do feminino.  Em todos os mitos da criação, a presença do sagrado feminino é recorrente. A mulher, com sua meiguice e beleza tornaram-se a obra prima de Deus, “Escolhidas”, as mulheres que mudaram o mundo.
          A primeira Mulher, Eva tornou- se o mito da criação através do jardim encantado (Éden). Logo a presença do sagrado feminino se consagra como a grande mãe do libertador cristão. Maria a mãe do filho de Deus! E a mulher seque sua trajetória de ícone dos grandes vultos históricos. Madalena foi discípula e santa.
          Na vida é necessário ter determinação e avançar. Ester era uma mulher valente, não se intimidava diante das ameaças, por isso ela arriscou a sua vida em defesa de seu povo, os judeus. Ester foi entronada Rainha em lugar de Vasti, que perdera o seu direito de esposa e de Rainha por desobedecer às ordens do Rei Assuero. Rei de Medas e Persas, era um homem generoso, e Ester cria no Senhor, na sua força e no seu poder. E tinha convicção de que, através do jejum e da oração, Deus ouviria o clamor de seu povo e lhes daria vitória sobre todas as coisas.
          Foi o que sucedeu quando Mordecai, tio de Ester, se recusa a se prostrar diante de Hamã, homem de confiança do Rei Assuero. Hamã arma uma conspiração com o objetivo de eliminar não apenas Mordecai, mas todo o povo judeu que se encontrava no reino de Assuero.
          E com o anel do Rei sela a sentença de morte para todo o povo judeu da região. A Rainha Ester que era judia, sobrinha de Mordecai, pede ao povo que interceda com oração diante de Deus, enquanto ela intercede diante do rei e obtém vitória.
          Hamã é desmascarado e enforcado. O Rei revoga a autorização de extermínio dos judeus, sendo que estes lutam contra todos os inimigos que vão contra eles e os mata a todos, inclusive os dez filhos de Hamã. Mordecai e a Rainha Ester instituem a Festa do Purim entre os judeus, que significa festa da sorte. 
          São mulheres  negras, brancas e índias que lutam pelos seus ideais e celebram suas conquistas.
          Da mitologia e do sagrado surgem grandes vultos e grandes deusas. Vênus é a deusa da beleza, Hera é a deusa da Terra,  Gaya é a Mãe Terra e deusa das forças da natureza, e a criação do universo mitológico segue com suas divindades.
          A história registra e o homem contempla. Cleópatra criou seu império no Egito antigo. Mulheres são ícones da beleza e do sofrimento. Anastácia, escrava lutadora, não se deixou escravizar. A Rainha Vitória liderou seu reinado para homens e mulheres na Era Vitoriana. Elizabete governou no período Elisabetano. Joana D’Arc morreu em defesa de seus ideais.
          A mulher Nobel da Paz é Madre Tereza de Calcutá, a mãe dos pobres. Anna Nery foi a primeira enfermeira do Brasil na cruzada de salvação das nações em guerra; Anita Garibaldi lutou com amor e ódio ao lado de Giuseppe Garibaldi pela revolução farroupilha.
          Nas páginas da ditadura brasileira. Olga Benario Prestes morreu na Câmara de gás nazista por lutar pelos seus ideais de liberdade de Luis Carlos Prestes.
          A mulher é sagrada e divina, por isso, a estrela mais linda é Mãe Menininha do Gantois...
          Presentes na música, nas letras e nas artes, temos Anita Malfatti, Raquel de Queiroz, Clarisse Lispector, Frida Khalo, Chiquinha Gonzaga, Isabel de Valença e tantas rainhas...
          Uma princesa libertou os escravos com uma Lei tardia e ficou conhecida como a Princesa Isabel, a libertadora.
          No Brasil, de “peito aberto”, Leila Diniz promovia os ideais libertários da mulher brasileira, pois toda nudez será permitida!
          Na dança, a estrela negra Mercedes Batista brilha no Teatro Municipal como a primeira bailarina negra.
          A “Pequena Notável” Carmem Miranda encantou o mundo com a nossa música e a sua brasilidade...
          Finalmente a mulher é reconhecida como cidadã e exerce o seu direito de voto: Carlota Pereira de Queiroz foi a primeira mulher a votar no Brasil.
          E também temos uma grande guerreira, Tuíra Kayapo que se tornou símbolo de luta contra a usina hidrelétrica de Belo Monte, quando ameaçou com um facão o representante do comércio de energia da Eletrobrás em 1989.
          Hoje, a Lei Maria da Penha é uma realidade para punir séculos e séculos de maus tratos e violência contra a mulher. Direito é direito e deve-se consagrar aquela que sempre foi a criadora das divindades heróicas com a punição dos homens que sempre penalizaram as mulheres por puro preconceito.
          Comemoramos o Dia Internacional da Mulher por causa do sacrifício em massa de Operárias americanas quando deveríamos criar este dia para enaltecer o dom divino da criação do sagrado feminino.
          A mulher que é mãe, esposa e cidadã, também  vota, trabalha em todos os setores e está no poder. Por isso, o Clube Carnavalesco Escola de Samba Canários das Laranjeiras enaltece e homenageia a mulher e sua importância para a construção da história da humanidade, por que lugar de beleza, de competência, de amor, de heroísmo, de sacrifício, de carinho e paixão, é na História! Lugar de mulher é na História e no nosso Coração.

Carlos Patrick Cavallieri

Bibliografia:

Roteiro do desfile:

Nome da Fantasia

Nome da ala

Descrição

Responsável pela ala

Abertura  do Desfile
Comissão de Frente: Esther, A Rainha Altruísta.
1º Quadripé: O Trono - Composição da comissão de frente.
Primeiro casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: A Essência Feminina.

1

Água- fonte da vida

Comunidade

 

Fernanda Sousa

Abre-Alas: Gaya, Mãe Terra em Defesa do Sagrado Feminino.
Destaque: Gaya
Semi-destaque: Mãe Água
Composições: Sementes da Vida

1º Setor: Deusas Mitológicas

Destaque: Musa da Beleza - Fagner Neide

2

Hera – Deusa da Terra

Comunidade

 

Ângela

3

Cleópatra

Comunidade

 

Cristina Silva

4

Madalena a Discípula Divina

Comunidade

 

Gabriela Duarte

5

A Era Vitoriana

Comunidade

 

Julio Alves

6

Madre Tereza a Divina Calcutá

Comunidade

 

Silvia Pontes

2º Setor: Mulher brasileira em primeiro lugar

7

Escrava Anastácia

Comercial

 

Eunice

8

Mãe Menininha do Gantois

Comunidade

 

Pai Jonsom

9

Ana Nery a Enfermeira do Brasil

Comunidade

 

Márcia Lima

3º Setor: As mulheres da arte

10

Joana D’Arc a Fogueira Mística

Comunidade

 

Leonardo Souza

Rainha de Bateria: As Aparências Enganam
Musa:
Grande Sertão
Princesa:
Veredas

11

Diadorim o Mito Feminino de Guimarães Rosa

Bateria

 

Mestre Marco Andre

12

Segredos de Diadorim

Passistas

 

Marcio

Destaque: Musa da Arte - Joseane Lacerda

13

Divas da Arte

Comunidade

 

Harmonia

14

 Versos e Prosas

Comunidade

 

Silvinho

4º Setor: Mulheres, rainhas e soberanas

15

Amazonas Ykamiabas

Baianas

 

Virginia Jane

Destaque: Mulher Dona do Mundo - Max Marinho

16

O Sexo dos Anjos

 Crianças

 

Márcia

17

O Balé Negro da História – Mercedes Batista

 Comunidade

 

Roberto Sena

18

A Pequena Notável – Carmem Miranda

Comunidade

 

Luiza Maria

19

Toda Beleza Será Permitida – Leila Diniz

Comunidade

 

Josélia Martins

Segundo Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Princesa Isabel e José do Patrocínio

5º Setor: Mulheres guerreiras

20

As  lutas de Anita Garibaldi

Comunidade

 

Pedro Silva

21

Protestantes de Olga Benario Prestes

Comunidade

 

Juninho

22

Trabalhadoras do Brasil

Ala teatral

 

Grupo ta na rua

23

Dia Internacional da Mulher

Comunidade

 

Marília Filho

24

Tuíra Kayapó e Seu Povo Contra as Hidrelétricas de Xingu

Comunidade

 

Oliveira Gama

6º Setor: A igualdade social

25

Homens Bons são Bem Vindos

Comunidade

 

Guiriri

Destaque: A Igualdade Social - Givago Silva

26

Diversidade Sexual

Comunidade

 

Sorriso

7º Setor: Ordem e progresso

Destaque: Esplendor de Brasilidade - Michel da Silva

27

Primeira Mulher a Votar

Comunidade

 

Marcos Pereira

28

Lei Maria da Penha

Comunidade

 

Beleza

29

A Pastoral da Criança

Velha Guarda

 

Renato Zamith

2º Quadripé: Primeira Presidente do Brasil (Homenagem a Dilma Rossef)

30

As Presidentes do Brasil

Comunidade

 

Carlos Antonio

 

SAMBA ENREDO                                                2011
Enredo     Lugar de mulher é na história
Compositores     Baez, Nilson "Reza-Forte", Nilo Dias e Murilo
Canários todo coberto de glória
Vem mostrar seu enredo
Lugar de mulher é na História

Oh! Idolatrada perfeição que visual
Rainha principal do carnaval
Com seus requintes manifestos alastrou
Despontando no universo linda musa do amor

Enalteço a mulher
Que vai contra o preconceito
A criatura que luta pelos seus direitos
Determinada procurando seu lugar
Quando toma uma atitude
Sempre sabe o que falar

Roda baiana oi deixa a baiana girar
Seus encantos tem magia
Que chega contagiar

Ilustrando a nossa memória
A deusa da mitologia
Encanta a nossa história
Na arte e na filosofia

Poesia você que glorifica esse progresso
Cobrindo de primores e sucesso
Germina e faz crescer a multidão
É uma flor brotando em manifestação

"Deus" lhe deu a paz sublime
Pelo dom de conceber
É a própria natureza
A fonte da vida é você.