,
FICHA TÉCNICA 2005

 

Carnavalesco     Chico Spinosa
Diretor de Carnaval     Paulo Miranda
Diretor de Harmonia     Reinaldo Fernandes da Costa (Roni)
Diretor de Evolução     Reinaldo Fernandes da Costa (Roni)
Diretor de Bateria     Lourival de Souza Serra (Mestre Louro)
Puxador de Samba Enredo     Serginho do Porto
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Fabrício Pires e Cristiane Caldas
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Luiz Augusto e Denadir
Resp. Comissão de Frente     Beth Oliosi
Resp. Ala das Baianas     Tia Ziláh Reis
Resp. Ala das Crianças     Maria Alice

 

SINOPSE 2005

Carnaval, doce ilusão - A gente se vê aqui, no meio da multidão!
20 anos de Liga

          "Carnaval, doce ilusão / Dê-me um pouco de magia / de perfume e fantasia e também de sedução / quero sentir nas asas do infinito / minha imaginação..." A Caprichosos de Pilares pede licença ao poeta Silas de Oliveira e usa seus versos imortais como base de inspiração para o seu carnaval de 2005.
          No ano de 1984 o carnaval carioca sofreria uma das suas mais profundas transformações. Em julho daquele ano um grupo de visionários empreendedores fundava a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). A criação desta entidade levou o mundo do samba a um patamar de respeito e credibilidade muito forte. Seus dirigentes se orgulham de comandar o maior espetáculo da Terra.
          Nesses 20 anos que se passaram o que se pode acompanhar foi um crescimento em larga escala do show das Escolas de Samba. Pela avenida de concreto passaram artistas e populares, personagens históricos e imaginários. A liberdade poética dos carnavalescos invadiu o Sambódromo com os mais variados temas, das críticas debochadas aos mais politicamente corretos. Foram sonhos de um sonho que se acabaram na quarta-feira.
          O público dentro da sua simplicidade e pobreza fez sua parte nesses vinte anos que passaram. Nas cercanias do Sambódromo a folia rolava solta pelas barracas, pelo Mangue, ou pelo famoso viaduto, tormento das Escolas de Samba, mas felicidade para aqueles que não podem pagar os ingressos. Para os que sobem as arquibancadas à festa se completa no momento em que a sua escola do coração entra na avenida. Por muitas vezes as estruturas de bruto cimento balançaram ao som de sambas imortais. De Braguinha ao Ita no Norte, passando por Kizomba e a Semana de 22 o público delirou de emoção.
          Carnavalescos geniais brilharam com desfiles inovadores. O mago de todos encantou o público com uma partida de futebol debaixo de um temporal que alagou a pista dos desfiles. Anos depois esse mesmo mago tornou-se gari e espalhou pela avenida o mundo que faz do lixo seu luxo. Foi um carnaval espetacular.
          A Caprichosos nesses anos de carnaval marcou a avenida com desfiles irreverentes e inovadores. Sua crítica sempre oportuna despertou nossa sociedade para seus mais graves males, sempre embalada por melodias alegres e de fácil assimilação popular. Luiz Fernando Reis deu à azul e branco de Pilares status de representante política das minorias. Era uma escola que junto com o povo botava o bumbum de fora e dava seu grito de alerta.
          Os tempos foram correndo e surgiu então uma grande campeã - Rosa Magalhães. De Origem vermelho e branco, a Carnavalesca sagrou-se juntamente com a Imperatriz Leopoldinense como a mais vitoriosa dos 20 anos de carnaval da Liga. Dois anos antes da criação da Liesa, a Carnavalesca ganhou seu primeiro título, com um desfile que falava sobre o crescimento das escolas de samba. Bum-Bum Paticubum Prugurundum previa a transformação das Escolas de Samba em empresas.
          Com desfiles tecnicamente perfeitos, a Imperatriz impôs seu estilo, colecionando títulos. Sua Catarina de Médicis encantou com leques verdes e amarelos, exibindo um luxo barroco que ofuscou os olhos de quem assistiu.
          "Caprichosamente vamos reviver!" Não queremos entrar na avenida apenas para brigar pelo primeiro lugar. Nossa principal função nesse carnaval é fazer com que nosso povo volte a se divertir na avenida, como nos áureos anos 80 e 90. Não teremos o rigor histórico de seguir cronologicamente a história dos carnavais. Plasticamente faremos com que o povo reviva momentos que estão eternamente nas suas lembranças.
          A Caprichosos convida a todos para se encontrar no meio da pista, ou até mesmo na concentração. Queremos também nossas co-irmãs, todas unidas celebrando nessa noite que brilha, no palco onde a magia encanta a Cidade, porque "Carnaval é uma doce ilusão e a gente se encontra na avenida, no meio da multidão".
          Parabéns, 20 anos de Liga!

Chico Spinosa

 

SAMBA ENREDO                                                2005
Enredo     Carnaval, doce ilusão – A gente se vê aqui, no meio da multidão! 20 anos de Liga
Compositores
    J.L. Froes, Carlinhos Danoninho, Edmar Silva, Jorge 101, Fernando de Lima, R. França e Lee Santana

Hoje é carnaval
Vem se encontrar, chegou a hora
Vamos recordar e ver também bumbum de fora
No 'me dê, me dá'
A Caprichosos brinca com você
Ajoelhou tem que rezar, olha aí tem ti-ti-ti
De novo na Sapucaí
Eu ouvi alguém gritar bota fogo nisso
A virgindade já levou sumiço.

Pisa na casca de banana e escorrega
Moça bonita aqui também não leva
Bumbumpaticumbumprugurundum nos avisou
Nessa kizomba, viu, tudo mudou

Carnaval, sedução, palco de ilusão
Vista sua fantasia,
Povo e Liga se abraçam, 20 anos se passam
O "Ita" foi só alegria
A Rosa que desabrochou campeã
Numa explosão de amor... (Parabéns)
Parabéns, palmas para os sambistas
Carnavalescos artistas, sem vocês não tem show
Não vai dá pra terminar, eu tava de bobeira
Um pivete bateu minha carteira

É carnaval, é samba a noite inteira
Mulata, cachaça, tem muita zoeira
Vem cá meu bem, me dê seu coração
E não a bolsa, o relógio e o cordão