FICHA TÉCNICA 2004

 

Carnavalesco     Comissão de Carnaval
Diretor de Carnaval     ..............................................................
Diretor de Harmonia     ...............................................................
Diretor de Evolução     .............................................................
Diretor de Bateria     ................................................................
Puxador de Samba Enredo     ................................................................
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................

 

SINOPSE 2004

O Gato Conta e Encanta com a Estrela, Renato Lage

Introdução:

          Hoje vivemos um momento especial, em que os horrores da guerra ameçam a paz mundial. Mas não podemos nos furtar de nosso deveres, de lutarmos por nosso direitos e de mantermos viva a nossa esperança. Temos a obrigação de manter acessa a chama de nossos valores culturais, para que possamos preservar a nossa identidade. Neste momento o Gato nos traz palavras mágicas, palavras cheias de significados, para mobilizarmos o povo num canto alegre e consciente.
          Nossa escola irá homenagear uma pessoa, que por sua trajetória, nos ensina que ser feliz é possível. E por que não? Se que sonhar não custa nada e o que é bom todo mundo gosta, vamos dar uma virada e deixar que as águas rolem, pois tudo passa, e as criaturas devem ter fé de corpo e alma. Por que apoteótico é o grande circo da vida, onde brilham as estrelas que nos dão paz e harmonia para vivermos grandes paixões, que são o combustível do mundo.
          Estaremos contando e encantando com Renato Lage, que de coração aberto nos transmite mensagens simples, temperando com amor sua arte. O que lhe consagrou uma estrela, que hoje brilha em vermelho e branco.
          Sua perseverança nos confirma a lição de que somente no dicionário o sucesso vem antes do trabalho. Portanto precisamos trabalhar com afinco, unidos numa grande equipe, cujo o objetivo maior seja o sucesso e a vitória de nossa escola. Vamos dar nossa contribuição para a festa mais bonita e mais alegre do planeta, o Carnaval do Rio de Janeiro, que continua lindo e abençoado por Deus.

Sinopse:

          No final de década de quarenta, sob o signo de gêmeos, no bairro de Madureira, nascia Renato Lage. E o Rio de Janeiro era contemplado com mais uma estrela, presente de Deus para a Cidade Maravilhosa.
          Renato começou sua carreira ainda menino. Autodidata, trabalho nas principais emissoras de televisão (TVE, Tupi, Rio, Globo, Manchete, etc..), decorou casas de show, e participou de eventos promocionais.
          Chegou ao Salgueiro em 77, pelas mãos do mestre Fernando Pamplona, onde aprendeu que a estrutura de uma escola de samba impressiona e impreguina. Aquele "mundo", e as pessoas passam a fazer parte da vida, cativam como só os amigos sabem fazer. Em uma cidade com o Rio, onde o carnaval e o futebol têm uma relação histórica e afetiva com seus habitantes, o flamenguista Renato, devagarzinho, com seu jeito especial de lidar com as questões do dia-a-dia, descobriu que a avenida era o melhor espaço para mostrar sua arte. Assim surgia o carnavalesco.
          De 79 à 82, esteve na Unidos da Tijuca, onde conquistou seu primeiro campeonato com o enredo "Delmiro Gouveia, o cearense que virou Brasil".
          De 83 à 86, brilhou no Império Serrano.
          Em 87, de volta ao Salgueiro, desenvolveu um enredo abstrato sobre a felicidade...
          De 88 à 89, alterou a característica de fazer sátira política da Caprichosos de Pilares.
          Em 90, convidado por Castor de Andrade, aceitou o grande desafio de fazer o carnaval da Mocidade Independente de Padre Miguel. Tinha a responsabilidade de criar uma nova marca para a escola, que até então era a do saudoso carnavalesco Fernando Pinto. Logo de cara passou na prova, sendo campeão com "Vira, virou, a Mocidade chegou", no ano seguinte repetiu a dose, bicampeonato com "Chuê, chuá, as águas vão rolar", em 92 com o vice-campeonato por "Sonhar não custa nada", consagrou com o brilho de sempre, criando uma marca futurista, uma parceria bem sucedida que durou treze anos. Em 96, mais uma vez resplandeceu a passarela com mais um campeonato, "Criador e criatura". Mas cada carnaval é um arrepio diferente, único, e nem sempre funciona com a precisão de um relógio, mesmo assim todos são momentos especiais, patrimônio de um acervo, pois não existe presente e nem existirá futuro, se não aprendermos e respeitarmos o passado.
          Em 2003, Renato retorna a origem para desenvolver o enredo "Salgueiro, minha paixão, minha raiz, 50 anos de glórias". Teria sido coincidência? Hoje ele trabalha para o carnaval 2004 o enredo "A cana que aqui se planta tiudo dá, até energia. Álcool, o combustível do futuro". Com certeza seus fãs aguardam ansiosos o momento de apreciar na avenida a realização de mais um espetáculo. Pois este homem, aprendeu a contar e encantar com histórias tão belas, que realidade e ilusão fundem-se, transferindo o palco para a rua contagiando o imaginário do povo que assume o papel de ator principal.
Renato já conquistou vários títulos, entre outras premiações, três Estandartes e três Tamborins de Ouro. Hoje é impossível falar de carnaval, sem se pensar na grande estrela Renato Lage.

Roseni Lima de Oliveira

 

SAMBA ENREDO                                                2004
Enredo     O Gato conta e encanta com a estrela, Renato Lage
Compositores     Araxá

No bairro de Madureira,
Nasce uma estrela que é presente do Divino
Autodidata deu inicio,
Na televisão quando ainda era menino
É flamenguista de coração,
Vermelho e branco sua grande paixão
No Salgueiro começou,
E fez história por onde passou... Vira virou...

Vira Virou a Mocidade chegou (chegou, chegou)
Chue Chua as aguas vão rolar,
Sonhar não custa nada e
Criador e Criatura

50 anos de Glória,
Do ínicio ao Fim,
Pode ser coicidência,
Deus mandou pra mim

O Gato conta e nos encanta,
Com o brilho da estrela e enredos do imortal,
Tá de volta pro Salgueiro pra ganhar o Carnaval