FICHA TÉCNICA 2012

 

Carnavalesco     Adriana Freitas
Diretor de Carnaval     Dilson
Diretor de Harmonia     Sasá
Diretor de Evolução     Sasá
Diretor de Bateria     Julhinho
Puxador de Samba Enredo     Taroba
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Diego e Monalisa
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Não teve
Resp. Comissão de Frente     Tiago Silva
Resp. Ala das Baianas     Maria José
Resp. Ala das Crianças     Jorge Magrão
Resp. Galeria de Velha Guarda     Betinho

 

SINOPSE 2012

Cabo Frio – Terra da Costa do Sol. Santuário Cristalino

Justificativa:

          Existem várias cidades litorâneas no Rio de Janeiro. Mas igual a Cabo Frio, não há. É a mais bela, evoluída e rica historicamente. Acreditamos que Cabo Frio seja a cidade mais antiga do Brasil. Pois sua origem começa a mais de 6.000 anos atrás com a chegada dos nômades.
          Essa passagem foi muito apagada. O município só começou a evoluir mesmo, com a invasão dos índios Tupinambás. Responsáveis por várias construções, dentre elas a primeira fonte. A Fonte do Itajuru, que carrega consigo algumas lendas enriquecendo ainda mais a ideologia e a  existência dos Tupinambás.
          Além dos Tupinambás quem contribuiu para o crescimento da cidade foram os portugueses e a igreja, com grandes batalhas e a construção de grandes fortes, monumentos, escolas conventos e igrejas. Portugal sempre explorou as riquezas naturais brasileiras. No caso de Cabo Frio, seu bem precioso é e sempre será o sal. O mesmo foi responsável por várias brigas e também pelo desenvolvimento do município, com construções de ferrovias e estradas. O sal trouxe muita riqueza, tecnologia e grande evolução para Cabo Frio é o maior e mais rico município do litoral carioca. Terra de belas praias de águas cristalinas, de um povo alegre, dourado da cor do sol. Por ter tantas belezas e riquezas, contaremos a fantástica história de: “Cabo Frio. A Terra da Costa do Sol. Santuário Cristalino”.
          É com imenso orgulho, prazer e satisfação que o G.R.E.S. Gato de Bonsucesso levará para o carnaval 2012 a beleza histórica desta “cidade maravilhosa.” “Abençoada por Deus e bonita por natureza.”

Sinopse:

1º Setor: A descoberta

          Cabo Frio, provavelmente, é o município com o histórico mais antigo do Brasil. Sua ocupação começou mais ou menos a seis mil anos atrás, com a chegada de famílias nômades em canoas; Ao atracarem se acomodaram no Morro dos Índios, onde sobreviviam com uma tecnologia rudimentar basicamente da caça e da pesca. Mas a passagem dos nômades foi um pouco apagada. A região só teve um crescimento físico e histórico, com a invasão do litoral pelos guerreiros indígenas Tupinambás há mais de 1500 anos.
          Os Tupinambás eram mais evoluídos e sabiam aproveitar melhor as riquezas naturais do solo. Como o plantio da mandioca, alimento principal das refeições, e o domínio da técnica da cerâmica por suas mulheres com confecções de utensílios domésticos. Para mostrarmos a importância histórica e cultural desses guerreiros, é importante salientar seus atos. Como o 1º batismo da região com o nome de Gecay, tempero a base de sal grosso, a construção de vários sítios e da 1ª fonte. A Fonte do Itajuru, que carrega consigo além das suas águas insípidas a lenda sagrada de Itajuru. Onde os índios contavam a história dos seus heróis feiticeiros, que ao morrerem transformavam-se em estrelas, até o sol enviá-los ao Itajuru sob forma de pedras sagradas. A tribo Tupinambá deu o “ponta pé” inicial na história de Cabo Frio e arredores. Mas foram os portugueses, através das suas expedições, construções e colonização que colocaram o Brasil e Cabo Frio no mapa e rumo ao crescimento popular e cultural.
          Os portugueses demoraram um pouco a colonizar a região, devido aos grandes ataques de piratas franceses que a ocuparam por mais de 20 anos roubando nosso pau-brasil. A permanência dos franceses acarretou na “Guerra de Cabo Frio”, onde além dos piratas, muitos índios foram mortos e aldeias queimadas, a fim de abrir campo para a colonização portuguesa e a construção de vários monumentos como o Forte São Mateus, para proteger o litoral cabofriense, e principalmente muitas igrejas. Os jesuítas foram os primeiros religiosos a chegarem junto com os portugueses. Responsáveis pela catequização dos índios deixaram muitas obras com seu estilo jesuítico. Uma das construções que marca este estilo é a igreja de Nossa Senhora de Assunção. Outra igreja historicamente importante é a de São Benedito, construída pelos escravos para abrigá-los. Pois não era permitida a presença de negros nas igrejas frequentadas por brancos. Por isso a escolha de um santo negro.

2º Setor: A evolução e a modernidade

          A riqueza e a quantidade de obras são tão importantes quanto as salinas e a sua comercialização. O comércio de sal é muito antigo e a principal renda de Cabo Frio. Mas nem sempre foi fácil. Houve um período de proibição da produção do sal no Brasil por Portugal. Mas um dia o famoso “onça”, governador do Rio, sequestrou não só todo o sal, mas também os bens dos exploradores. A produção de sal foi e é muito importante para Cabo Frio. Mas sem dúvida um dos maiores bens humanitário, foi a construção do Charitas, mais conhecida como a “Casa da Roda”. Onde crianças eram abandonadas para serem criadas por freiras. Nesse período muitas obras importantes foram feitas. Uma das mais interessantes foi o “Anjo Caído”, uma estátua erguida para facilitar as embarcações de sal vindas do interior de Araruama. Com o passar do tempo, correntes marítimas e ventos, ela inclinou e por isso é chamada de Anjo Caído. A estátua ajudava a comercialização marítima. Mais sem dúvida a criação da ferrovia Niterói –Cabo Frio e da RJ-106, agilizou e aumentou a comercialização do sal e a vinda de turistas para a cidade.
          As inúmeras ventanias que inclinaram o “Anjo Caído”, também formaram as imensas dunas existentes na região. Virou atração turística assim como a famosa “Rua dos Biquínis”. Onde lindos biquínis são vendidos para os turistas usarem nas belíssimas praias litorâneas. Além dos turistas e das belezas naturais, do povo bonito alegre e bronzeado de Cabo Frio, não podemos esquecer os surfistas. Geração marcada e registrada no Museu do Surf.
          Para selar essa alegria, maravilhosa e rica história de Cabo Frio e fechar com “chave de ouro”, falaremos do carnaval cabofriense. A micareta fora de época, a “Cabofolia”. Anuncia e prepara o povo para o grande carnaval da cidade, que conta com a “Morada do Samba”, uma espécie de Cidade do Samba.
          Mostrar e reconhecer a importância das riquezas históricas, belezas naturais e as estruturas construídas através de séculos de trabalho, é fundamental.
          Cabo Frio é o município litorâneo modelo. A que mais cresceu e evoluiu. Por isso o G.R.E.S. Gato de Bonsucesso apresentará para o carnaval 2012, esse enredo historicamente rico e belo.
          “Cabo Frio. Terra da Costa do Sol. Santuário Cristalino”
          Terra iluminada, alegre, produtiva e linda...

Adriana Freitas

Roteiro do desfile:

Nome da Fantasia Nome da ala Descrição Responsável pela ala
1° Setor: A descoberta

          A descoberta dos nômades, dos Tupinambás e posteriormente dos portugueses.

Comissão de Frente: A Descoberta dos Nômades
           Historicamente, o começo da ocupação do município de Cabo Frio, foi a mais de 6000 anos atrás por famílias nômades. Chegaram de canoas e ocuparam o Morro do Índio.

1° Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Tecnologia rudimentar – a caça e a pesca
          Os nômades não possuíam técnica avançada. Dependiam basicamente da caça e da pesca.

1 Guerreiros Tupinambás   Chegaram há 1500 anos. Participaram de guerras e nos deixaram vários sítios e a fonte do Itajuru.  
2

O poder da mandioca

 

A vegetação de restinga era excepcional para o plantio e a colheita de alimentos como a mandioca. Alimento básico das refeições dos Tupinambás.

 
3

A arte da cerâmica

 Ala das Baianas

As índias Tupinambás dominavam as técnicas da fabricação de utensílios domésticos feitos de cerâmica.

Maria José
4

Pedras sagradas do Itajuru

 

Os índios feiticeiros, quando morriam, se transformavam em estrelas, até que o sol os enviassem ao Itajuru sob forma de pedras sagradas.

 
5

Expedição portuguesa

 

Em 1503, a terceira expedição naval portuguesa, sofreu um naufrágio. Dois dos navios, sob o comando de Américo Vespúcio, remanescentes seguiram viagem até Cabo Frio.

 
6

Invasão francesa

 

A partir de 1540, os franceses exploraram o litoral e levaram os recursos naturais de Cabo Frio.

 

1° Tripé: Fortaleza em chamas
 
          Muitos fortes, foram destruídas e incendiadas pelos índios Tupinambás e pelos franceses que invadiram e levaram ilegalmente nosso pau-brasil.

7

Guerra de Cabo Frio

 

Seu principal intuito era expulsar os franceses. Mas os portugueses aproveitaram essa guerra para exterminar e queimar várias aldeias indígenas, a fim de abrir espaço para a colonização portuguesa.

 
8

Forte de São Matheus

ala dos passistas

O forte de São Mateus foi construído após a Guerra de Cabo Frio. Sua construção ocorreu na passagem e mudança do nome do município de Santa Helena para Nossa Senhora de Assunção de Cabo Frio.

 
9

Os Jesuítas

Ala da Bateria

Os jesuítas foram responsáveis pela catequização e educação dos índios e pela criação do estilo jesuítico. Seja através de obras literárias ou construções de escolas e igrejas. Como a de Nossa Senhora de Assunção.

Julhinho
10

São Benedito

 

A igreja de São Benedito foi criada para abrigar os escravos negros por não permitirem suas entradas nas igrejas freqüentadas por brancos.

 
2° Setor: A evolução e a modernidade

          Cabo Frio começa a evoluir através do comércio do sal e se transforma na cidade litorânea mais rica e evoluída.

11 Sal – monopólio do Onça   Os portugueses, por um período, proibiram a produção do sal. Mas eis que o então governador do Rio, apelidado de onça, resolveu seqüestrar e monopolizar todo o sal das cisternas e os bens dos exploradores clandestinos.  

2° Tripé: A roda
 
          A roda foi criada por orfanato de freiras para que mães carentes, deixassem seus filhos sem serem reconhecidas.

12

Charitas – a casa da roda

 

A Casa da Roda, hoje Casa de Cultura de Cabo Frio, foi criada para abrigar e recolher as crianças rejeitadas e abandonadas pelas mães.

 
13

Anjo caído

 

Essa estátua foi erguida para fins marítimos. Mas devido às marés e os fortes ventos, a estátua inclinou. Por isso recebeu o nome de Anjo Caído.

 
14

Ferrovia Niterói – Cabo Frio

Ala de   crianças

A ferrovia marcou a evolução e o crescimento da produção de sal em Cabo Frio. Durante muitos anos foi o principal meio de transporte comercial da região.

Jorge Magrão
1ª Alegoria: Cabo Frio – “cidade maravilhosa”
          Nossa alegoria representará toda a beleza natural e bronzeada de Cabo Frio. Suas praias límpidas, sua gente bronzeada pelo sol que ilumina a beleza fascinante do município.
15

A beleza das dunas

 

Os ventos foram responsáveis pela criação das belíssimas e gigantescas dunas de Cabo Frio. Com sua areia fina e branca, tornaram-se ponto turístico.

 
16

Rua dos biquínis

 

É a rua mais famosa e grande ponto turístico. Onde as pessoas vão comprar roupas de banho para desfrutar as lindas praias litorâneas.

 
17

“Cabofolia”

compositores

A Cabofolia é a festa mais animada que antecede o carnaval. A micareta fora de época atrai grandes cantores baianos e muitos foliões de todo o país.

 
18

“Morada do Samba”

Velha Guarda

O carnaval cabofriense se organizou e profissionalizou-se. Já dispõe de sua “Cidade do Samba”, a “Morada do Samba”. Possibilitando a presença de diversos e renomeados profissionais do carnaval carioca, a trabalharem e confeccionarem seu carnaval.

 Seu Betinho

 

SAMBA ENREDO                                                2012
Enredo     Cabo Frio - Terra da Costa do Sol. Santuário Cristalino
Compositores     Edinho, Lucas Moreno, Claudinho e Lindauro

Quando os primeiros navegantes
Aqui chegaram em pequenas embarcações
Fauna, flora exuberante
Um paraíso de beleza sem igual
Os tupinambás que desenvolveram com arte e cultura
Pisou forte neste chão com seus rituais de adoração
Mas os portugueses se apossaram
E implantaram suas construções
O pau-brasil foi cobiçado pela ambição
E os piratas saqueavam
Muito sangue derramaram neste chão

Na cruz do cristão o branco rezava
E São Benedito o negro adorava

Com o comércio desenvolvimento
Fonte de renda através do sal
A casa da roda virou monumento
Hoje patrimônio cultural
Anjo caído protegendo o litoral
Lindas praias, dunas e corais
Que cenário genial
Cabo Frio
Terra da costa do sol
Santuário cristalino
O enredo do meu carnaval

Extravazei de alegria
Cabofolia é a tela
Me apaixonei por esta cidade
Nesta viagem fascinante eu encontrei
A morada do samba
O palco da felicidade