FICHA TÉCNICA 2010

 

Carnavalesco     Miro Freitas
Diretor de Carnaval     ................................................................
Diretor de Harmonia     ...............................................................
Diretor de Evolução     .............................................................
Diretor de Bateria     ................................................................
Puxador de Samba Enredo     ................................................................
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................
Resp. Galeria de Velha Guarda     ................................................................

 

SINOPSE 2010

Ciganos e magia, a Imperial te contagia

Sinopse:

          Na era em que vivemos,o Mistério e o misticismo invade a televisão,o cinema, a musica, a moda, a literatura, etc. Como não poderia deixar de acontecer, a Raça cigana com toda sua exuberância e o seu fascínio exótico tem a sua essência
          A proposta deste trabalho tem dupla finalidade : a de mostrar aos interessados no tema Ciganos – seu “modus  vivente” sua arte,seus usos e costumes, suas tradições, suas simbologias, seu miticismo e curiosidades desse povo que tem a Terra como pátria, o céu como teto e na liberdade sua religião. Eles gostam de viver em barracas, porque o seu limite é o horizonte.
          Azul - liberdade, todo cigano é livre.
          Verde-   natureza, o chão que o cigano caminha.
          Vermelho-   a paixão pela vida. O vermelho na roda de carroça:
          O amor, a paixão, que os ciganos percorreram e espalharam por todo o mundo.
          Mas, na forma de viver, a palavra ordem é ser livre, “Nossa liberdade é a natureza, nela não existem muralhas para tirar nossa visão do campo aberto, podemos ter contato com o solo, respirar o verde, sentir a brisa do vento, receber a força dos raios solares, contemplar a Lua, o brilho das estrelas e tudo o mais que ela possa nos oferecer.

Sua religião:

Santa Sara - Segundo os Ciganos, Sara foi escrava egípcia de uma das três Marias (Madalena, Jacobé ou Salomé) e juntamente com elas, José Arimatéia, Trófimo e Lázaro foi atirada pelos judeus numa barca sem remos, nem alimentos. nos dias 24 e 25 de maio os ciganos de todo o mundo, a fim de visitar a cripta de Sara e, sobretudo, se encontrar com ela. Os ciganos, a cavalo, levam a estátua de Sara ao mar, e são seguidos por um cortejo de outros ciganos, de católicos e turistas
          A noiva envolve o seu presente num lenço de seda vermelho, que alguns dias antes da cerimônia do noivado fica amarrado a uma garrafa de vinho. A família do rapaz é responsável pelo pagamento da noiva, de um vestido branco e outro vermelho para o ritual do casamento, do enxoval e de toda festa. Durante a comemoração, a família da noiva não tem obrigação de ajudar, nem de servir a mesa. E no período, os dois têm que se evitar, só se comunicando por recados enviados por amigos ou parentes.
          A festa de noivado dura de dois a seis dias. As mulheres usam os seus melhores vestidos e jóias. A noiva se veste de branco, e o ponto alto da festa é o ritual dos punhais que é feito com um corte no pulso dos dois. Nesse instante, os pulsos são unidos, simbolizando a união numa só vida. Em seguida, os pulsos dos noivos são amarados por um lenço vermelho, que é guardado junto com os punhais e substituem as alianças.
          As   mulheres   só podem se casar com ciganos, enquanto que os homens podem escolher suas companheiras fora do seu povo.  A mulher é considerada o alicerce da família e sua responsabilidade aumenta mais quando tem um filho. Não ser mãe é um pecado quase que mortal para a mulher cigana. Criada para educar os filhos e cuidar do marido, ela também deve se casar virgem.
          Lei  curiosa que se refere às mulheres é que elas podem descobrir os seios no meio das pessoas, mas jamais mostrar as pernas. Por isso, as saias são longas. A mulher cigana precisa estar sempre energizada, então anda descalça para ter maior contato com a terra e, assim, fortalecer o seu corpo.
          Os ciganos acreditam que Deus os colocou no mundo para praticar o dom da adivinhação com a finalidade de ajudar seus semelhantes. Mas são as ciganas que mais exercem esse privilégio. Aos sete anos, elas aprendem a ler a sorte e depois de mais de sete anos seguidos, elas saem às ruas para atender as pessoa Além da Quiromancia (leitura das mãos), as ciganas podem exercitar a vidência através de vários objetos como pedras, moedas, borra de café, copo d'água, bola de cristal, jogos de carta e Tarô. As ciganas transmitem energia pelo olhar e recebem a mensagem das pessoas pelo olho místico, que se encontra localizado no meio da testa e na palma da mão. Esse dom da adivinhação não é usado somente para prever o futuro, como também para detectar algum problema de saúde. Para manter esse dom, a mulher cigana não deve nunca cortas os cabelos porque,ao fazê-lo, terá sua força energética diminuída.
          Para os ciganos, a morte também é um acontecimento marcante. Eles acreditam que a pessoa continua rodeando e amparando os que deixaram no mundo dos vivos. Também acreditam que uma pessoa não pode morrer com ódio no coração, senão vagará sem destino pelo universo. Segundo as tradições desse povo, a mesma impureza que a criança traz ao nascer e desaparece no batismo, é encontrada na pessoa que morre. Por isso, todos os pertences do morto devem ir junto com ele.

Miro  Freitas

 

SAMBA ENREDO                                                2010
Enredo     Ciganos e magia, a Imperial te contagia
Compositores     ???

Amor, paixão, misticismo e magia
Sedução, a dança e a arte
O seu brilho contagia
De origem indiana e milenar
No século XVI aqui chegou
Cheio de mistério e ocultismo
Pelo meu país se propagou
(E fez)
Da terra sua pátria
Da liberdade, religião
Do céu fez seu teto
Da natureza se tornou um guardião

Clareia, clareia
Povo cigano, meu pavilhão
Quero saber da sorte
E se o Cupido vai flechar meu coração

Estrela, brilha no infinito
Povo tão bonito
E festeja a Lua Cheia
Implantação cigana
E que emana com a Imperial
E traz na devoção de Santa Sana
A esperança de brilhar no carnaval

Em verde e branco, amor
Vem pra avenida desfilar
Com você, minha cigana
Minha sorte vai mudar