FICHA TÉCNICA 2009

 

Carnavalesco     Ricardo Netto e Ricardo Paulino
Diretor de Carnaval     ..............................................................
Diretor de Harmonia     Claudio
Diretor de Evolução     Claudio
Diretor de Bateria     Luis Reis (Mestre Lula)
Puxador de Samba Enredo     Diego Chocolate
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     Tia Clelia
Resp. Ala das Crianças     Cristiane de Souza
Resp. Galeria de Velha Guarda     Nascimento do Vilar

 

SINOPSE 2009

Redescobrindo a história e a cultura do Rio de Janeiro

Justificativa:

          Ao falarmos de turismo na cidade do Rio de Janeiro, logo nos vem a cabeça as belezas mais conhecidas de todos: Corcovado, Pão-de-Açúcar, Copacabana, Maracanã, Sambódromo e muitas outras famosas no mundo todo. O objetivo de nosso enredo é justamente mostrarmos não apenas pontos turísticos, mas principalmente pontos históricos e culturais pouco divulgados e até mesmo pouco conhecidos, mas de vital importância para a construção e memória da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Monumentos, bairros, praças, hospitais, museus e tudo mais que ajudou tijolo por tijolo a escrever a História da capital cultural do Brasil. Dessa maneira esperamos fazer com que não apenas o turista mas principalmente o carioca conheça um pouco mais sobre a Cidade Maravilhosa e descubra a riqueza histórica e cultural, que se espalha em cada bairro, em cada rua, em cada esquina de nossa cidade, e tenha muito orgulho de dizer que nasceu e/ou mora no Rio de Janeiro.

Sinopse:

          Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, capital cultural do país, cercado de belezas naturais conhecidas em todo mundo. O G.R.E.S. Independente da Praça da Bandeira tem a intenção de mostrar lugares que foram ou são importantes na história e na cultura da cidade e que não são divulgados e fogem do conhecimento até mesmo de quem nasceu e mora aqui, e também aqueles que são mais conhecidos, mas que passam por problemas financeiros e até estruturais.
          Como falar de turismo sem considerar a herança portuguesa espalhada por toda a cidade em seus azulejos, construções, arquitetura, igrejas e até mesmo na culinária. Nossos antepassados lusitanos nos deixaram um quantidade inimaginável de benfeitorias como hospitais, clubes e o maior acervo de livros da língua portuguesa fora de Portugal, o Real Gabinete Português de Leitura na rua que leva o nome de um de seus maiores escritores, Luís de Camões, autor de “Os Lusíadas”.
          Temos em todos os cantos da cidade uma variedade enorme de museus, cada um com sua história, mas infelizmente muitos com problemas sérios de conservação, tendo inclusive seus acervos ameaçados. Mas como não falar do Museu do Índio, fundado pelo grande Darcy Ribeiro ou o Museu Nacional, o maior do gênero na America Latina que antes de ser museu foi moradia da família Real Portuguesa e muitos outros, todos enriquecendo a cultura de nossa cidade e com lugar cativo em nossas vidas, precisando apenas serem um pouco mais preservados e conhecidos.
          No centro da cidade temos imponentes monumentos e eternas lembranças como o saudoso bonde que fazia a curva no Tabuleiro da Baiana, na antiga avenida Central hoje avenida Rio Branco, a malandragem da Lapa, a praça Tiradentes, a Cinelândia com seus inúmeros cinemas, a Biblioteca Nacional, Câmara dos Vereadores, o tradicional Cordão do Bola Preta que infelizmente passa por problemas financeiros e acaba de perder sua sede, mas a tradição continua. Na área do cais do porto temos a Pedra do Sal, onde o samba nasceu e hoje existe a Cidade do Samba.
          Por todos os bairros da cidade existem pontos que nos ensinam a respeitar e aprender sobre o Rio de Janeiro, a Escola Nacional de Circo, única mantida pelo ministério da Cultura, clubes de futebol a maioria com mais de cem anos e entre os mais antigos do país, parques, praias na zona sul, zona oeste e também na esquecida zona norte e até o hangar do dirigível Zeppelin quando de suas viagens ao Rio.
          Assim será nosso desfile, acima de tudo uma prova de amor ao Rio de Janeiro, mostrando que o turismo também pode ser feito não apenas com paisagens bonitas, mas principalmente respeitando a história e a cultura da cidade cada vez mais maravilhosa.

Ricardo Netto

Roteiro do desfile:
 
Nome da Fantasia Nome da ala descrição Responsável pela ala
1° Setor:

          Falaremos da herança portuguesa por toda a cidade, na arquitetura, cultura e principalmente história. Mostraremos o último baile do Império, realizado na Ilha Fiscal, da beleza dos azulejos ainda encontrados em alguns lugares da cidade, do maior acervo de livros da língua portuguesa fora de Portugal, o Gabinete Português e de seus geniais escritores como Camões, Fernando Pessoa, Eça de Queiros e tantos outros. Abordaremos também a construção da Beneficência Portuguesa de 1840, que passa por séria crise financeira mas já foi referência na saúde da cidade, e o Paço Imperial, testemunha de fatos marcantes na história do Brasil.

  Comissão de Frente      
1 Escravos Libertos   Referência ao Paço Imperial, na Praça XV, local que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea. Baú
2 Azulejos portugueses Baianas Ainda encontrado em alguns prédios e monumentos espalhados pela cidade, como por exemplo a Igreja do Outeiro da Glória  
2° Setor:

          Setor destinado aos museus, de todos os tipos e as vezes esquecidos pela população, pelos órgãos de divulgação e principalmente pelo poder público, deixando seus acervos expostos a própria sorte.

3 Museu Nacional   Maior Museu de História Natural e Antropológica da América Latina, localizado na Quinta da Boa Vista. Antes de abrigar o Museu foi moradia da Família Real.  
4 Museu do Índio      
5 Museu Chácara do Céu      
6 Museu do Exército      
7 Biblioteca Nacional      
3° Setor:

          Área do centro da cidade, com seus monumentos, prédios históricos, praças, o saudoso bonde ainda existente no Largo da Carioca até Santa Teresa, Cinelândia, lugar de concentração do Cordão da Bola Preta no sábado de Carnaval e também o samba representado na Cidade do Samba e na Pedra do Sal, lugar sagrado dos sambistas e chorões.

8 Motorneiro de Bonde      
9 Maestro bateria    
10 Vedetes passistas    
11 Malandro da Lapa      
12 Cordão do Bola Preta      
4° Setor:

          Falaremos de pontos históricos espalhados por todos os cantos da cidade, do prédio na Urca que já abrigou o Hotel Balneário, depois o Cassino da Urca e posteriormente a TV Tupi, a fábrica de pólvora que deu origem ao Jardim Botânico, a Escola Nacional do Circo na Praça da Bandeira, de seus clubes de futebol com mais de cem anos (Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, America, Bangu e São Cristóvão), do planetário da Gávea e do incrível Hangar usado pelo Zeppelin na base aérea de Santa Cruz.

13 Respeitável Público      
14 Planetário da Gávea Crianças    
15 Jogos de azar      
16 Fábrica de pólvora      
17 Bando da Lua compositores    

 

 

SAMBA ENREDO                                                2009
Enredo     Redescobrindo a história e a cultura do Rio de Janeiro
Compositores     Jurandi JB, Chiquinho do Bar, Carlinho do Cavaco e Dedelio do Samba
Beleza Pura, formosura
Cidade Maravilhosa
Herança Portugesa
Que trouxe a realeza
Enriquecendo o litoral
Arte e cultura
Referência, estrutura
Ao passo imperial
Rio de Janeiro atração turística
O mais lindo visual

Pra Cinelândia eu vou cantando
Arquitetura do samba faz o carnaval
O bonde é tradicional
No bola preta a alegria e geral

Vem, ver o museu encantador amor
Darcy Ribeiro eterno professor
Gênio que o tempo consagrou
Monumentos se espalharam
No espaço cultural
Olha ginga do malandro
Minha paixão é o futebol
Redescobrindo a história
Minha escola vai cantar
Lembranças que não vão se acabar

Sou Independente, eu sou, sou brasileiro
Eu sou orgulho do meu Rio de Janeiro
Tu és a porta do país
Braços abertos
Te recebo mais feliz