FICHA TÉCNICA 2000

 

Carnavalesco     Alexandre Louzada
Diretor de Carnaval     Lourenço Lúcio
Diretor de Harmonia     Professor Prazeres
Diretor de Evolução     Professor Prazeres
Diretor de Bateria     Marcelo André Oliveira da Silva (Mestre Marcelo)
Puxador de Samba Enredo     Pixulé
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Zé Luis e Aline
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Marquinho e Elaine
Resp. Comissão de Frente     Carlinhos Muvuca
Resp. Ala das Baianas     Alda
Resp. Ala das Crianças     Sebastião Quirino & Jacy

 

SINOPSE 2000

Petrópolis, roxo de amor por você

Introdução:

                No ano em que se comemora os 500 anos do descobrimento do Brasil, a Inocentes de Belford Roxo se veste de nobreza para contar, em poesia, um pouco da história, das belezas e riquezas de Petrópolis, a única cidade imperial brasileira.
                São 157 anos de história que desfilam em nossas alegorias mostrando não só a importância desta cidade nos períodos imperial e republicano deste país, como também é uma declaração de amor e respeito de uma jovem cidade, tão repleta de desafios a serem vencidos, porém, com muita força de vontade para combatê-los. Com trabalho honesto e determinação, pisamos o chão da Marquês de Sapucaí como súditos deste Império da Folia que é o carnaval, saudando Petrópolis e brindando o Rio de Janeiro, nesta batalha de alegria, com as armas do nosso brasão: a Paz e o Amor.

Sinopse:

                Voa, minha escola ao passado, num sopro de vento da história, onde o samba vem coroar esta cidade-memória, do Brasil Imperial; o "Córrego-Sêco" se enche de orgulho e desce a serra feliz, nas corredeiras da folia para encontrar o Rio de Janeiro e desaguar em carnaval.
                Petrópolis, "Cidade de Pedro", herança de um Rei-menino, altaneira e agreste, imperial palácio verdejante, Itamarati, pedra brilhante, de seus Índios Coroados. Viu nascer o sonho acalentado da corte e seu esplendor, por sua brisa fresca que fez remanso, o descanso do Imperador.
                "Caminho Novo", dos bravos bandeirantes, dos mineiros e tropeiros, variante, em busca do ouro das Minas Gerais. Foi sesmaria, que a mão escrava lavrou, o berço forte de prosperidade e de paz, o eldorado dos imigrantes, braços fortes do além-mar que a nossa terra adotou.
                "Vila Imperial", projeto de um visionário que se desenhou entre a montanha, fazendo dela surgir uma paisagem de uma nova Alemanha.
                Reino encantado, que abrigou em seu cenário, o majestoso palácio, presente de amor onde brincavam Príncipes e Princesas em tardes mansas de verão e onde nas ruas desfilavam em carruagens, a nobreza, no vai e vem do passeio do tempo do "beija-mão
                Cidade que viu nascer o progresso, forjado nos trilhos da ferrovia que trouxeram grandes nomes e te fizeram moradia. Petrópolis, princesa das flores e pássaros, palácio da natureza feito de ferro e cristal, que passou pelo acaso do Império, sem perder a majestade, que viu o alvorecer da República e, ainda que, por breve tempo, se tornou capital.
                Petrópolis que atravessou o tempo e seus contratempos com o ar puro da saudade e o charme do passado, onde ainda se respira nobreza, ao se ouvir pelas ruas o som compassado das elegantes carruagens. E cada pedaço desta cidade é uma lembrança que retrata, uma história que se lê. São miragens que hoje a Inocentes em homenagens, bate o coração apaixonado, Roxo de Amor por Você.

Alexandre Louzada

 

SAMBA ENREDO                                                2000
Enredo     Petrópolis, roxo de amor por você
Compositores     Xande, Luis Carlos, João da Light, Amorim e Abílio
Voando em busca do passado
Pra resgatar a memória
Taí a Inocentes em poesia
Fazendo parte da história
No império da folia

"Roxo de amor", meu coração
Se encantou com a cidade do imperador
Córrego dos índios coroados e do Itamarati
Pedra brilhante coisa linda de se ver

Foi assim que "Petrópolis nasceu"
Natureza divinal
a preferida da família imperial

O palácio da nobreza!! Rara beleza
Conduzindo as riquezas, caminho novo
Beija mão nas sesmarias!! Clamor do povo
Na chegada do progresso, a primeira ferrovia

Vi a Princesa das Flores
Acolhendo imigrantes
Mais tarde veio o "Pai da Aviação"
Com a República se tornou a capital
Do meu Rio de Janeiro
Com todo o charme do Palácio de Cristal
E o acervo do Museu Imperial

Clareou, um novo milênio então surgiu
"Belford Roxo" faz a festa
Nos "500 anos do Brasil"