FICHA TÉCNICA 2000

 

Carnavalesco     Jaime Cezário
Diretor de Carnaval     ..............................................................
Diretor de Harmonia     ...............................................................
Diretor de Evolução     .............................................................
Diretor de Bateria     ................................................................
Puxador de Samba Enredo     ................................................................
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................

 

SINOPSE 2000

O Leão nos caminhos do Ouro!

Apresentação:

          No carnaval da comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil pelos portugueses, o GRES. Leão de Nova Iguaçu, resolveu homenagear a Terra Iguassuana, através de um passeio histórico pelos caminhos do ouro que por ela passaram, afinal Nova Iguaçu marca presença em importantes episódios de nossa história desde o período colonial.
          Nessa caminhada encontramos na reserva biológica de Tinguá um verdadeiro tesouro histórico e natural que se faz presente desde quando esta terra era habitada pelos índios jacutingas.
          Convidamos a todos a participar dessa viagem de resgate histórico e valorização da natureza que o Leão fará exaltando o Brasil e Nova Iguaçu, pois afinal, não existe tesouro maior do que valorizar a nossa cultura !
Participe conosco dessa caminhada!!!

Sinopse:

          A nossa história começa com a necessidade portuguesa de proteger a colônia brasileira contra a cobiça de invasores estrangeiros e de encontrar metais preciosos para sanar sua crise financeira. É sob o reinado de D. João IV, nos meados do século XVII, que Portugal retoma as investidas no território brasileiro com a finalidade de assegurar a sua posse e a buscar ouro e pedras preciosas. Nesse cenário tornaram-se extremamente importantes as marchas com funções política e militar, também chamadas Bandeiras.
          O brilho do ouro brasileiro somente chegou em grande quantidade ao tesouro lusitano no final do século XVII, quando os Bandeirantes encontraram ouro e pedras preciosas no interior do pais, ele era proveniente da região que ficou conhecida como as Minas Gerais.
          Uma série de medidas foram tomadas para o melhor e maior controle desse precioso metal, a primeira foi a transferencia da Capital de Salvador para o Rio de Janeiro; criou-se a Intendência das Minas para fiscalizar e evitar o contrabando e roubos e por último, foi incentivar a abertura de caminhos que tornassem a ligação mais rápida e segura do Rio de Janeiro com as Minas Gerais.
          O trajeto mais rápido acabou passando precisamente pelas terras Iguassuanas esta posição estratégica facilita o desenvolvimento da região, passando a ter destaque na história econômica da colônia brasileira, sendo que, o Porto do Iguaçu já era um dos mais importantes da Baia de Guanabara, fazendo uma ligação rápida da Baixada com o centro do Rio e o trajeto para o ouro fortificou ainda mais o progresso dessa área. O Caminho Novo, como ficou conhecido esta estrada, tinha como primeiro obstáculo a ser transposto ainda em terras Iguassuanas o Maciço do Tinguá com suas serras.
          O maciço do Tinguá, por sua posição geográfica, viu-se cortado de importantes caminhos comerciais entre o Rio e as Minas Gerais. O primeiro deles foi justamente o Caminho Novo que teve sua construção feita por mão de obra escrava.. A patrulha para estabelecer a segurança das preciosas cargas ficou por conta, nada mais nada menos, de Tiradentes, ao qual por ali divulgou as idéias da Inconfidência Mineira e combateu os contrabandos e as quadrilhas de assaltantes, principalmente as lideradas pelos negros fugidos que na Serra dos Caboclos localizaram alguns quilombos, o mais conhecido foi o Quilombo dos Galinhas, associados aos índios jacutingas, que ali também, encontraram refúgio da força usada pelo colonizador português
          O Caminho Novo se torna por significação econômica a mais importante estrada do Brasil Colonial.
          Ao longo desse caminho que levava as minas , inúmeras fazendas foram surgindo que com a chegada das primeiras mudas de café ao Rio de Janeiro encontraram na região, principalmente na área do vale do Paraíba, o clima perfeito para sua cultura.
          Com o esgotamento do ouro das minas surge com o café, um outro período de grande prosperidade e riqueza para a região e o Brasil. Com a necessidade de facilitar as exportações do café vindos das regiões do interior do estado e Minas Gerais, como também, pelo traçado difícil dos antigos caminhos do ouro, houve a necessidade de se construir uma nova estrada para facilitar seu escoamento. É inaugurada em 1815 a Estrada do Comércio, seu traçado também cortava o maciço de Tinguá. Este período foi do apogeu dos Barões do Café no sul fluminense, que conquistaram poder e riqueza através desse Ouro Verde.
          A importância da região de Nova Iguaçu para história econômica do Brasil é indiscutível, desde o período colonial sua localização geográfica permitiu explorar e escoar mais rapidamente as produções de ouro e café.
          Hoje encontramos nesta região uma reserva biológica das mais importantes do estado e do Brasil, que é o maciço do Tinguá com sua riqueza de fauna, flora e suas cachoeiras, onde podemos encontrar desde micos leões, tucanos, onças pintadas, entre muitos outros espécimes de animais, permitindo a população desfrutar de um clima ameno, tendo ainda a possibilidade de fazer algo que está tão em moda nos dias de hoje que é o turismo ecológico. Nesta área também são organizados competições de motocross a nível nacional, existindo uma associação especifica conhecida como Maxambomba Moto Clube que organiza competições ao longo do ano.
          Neste Carnaval, nós do Leão de Iguaçu, resolvemos buscar e valorizar nossas riquezas históricas e naturais, mostrando ao povo brasileiro que Nova Iguaçu firma um compromisso com a cultura e a natureza , pois esta é a nossa missão institucional e um dever para com a Pátria, pois esse será sempre o verdadeiro caminho do ouro.

Jaime Cezário
Autor do Enredo e Carnavalesco

Roteiro para Desfile:

Comissão de Frente: A Coroa Portuguesa no reinado de D. João IV

Abre Alas: O Leão no caminho do ouro.

Ala 01: Nobreza Lusitana
Ala 02: Bandeirantes
Ala 03: Desbravando as matas
Ala 04: O Ouro salvador da pátria!

Segunda Alegoria: O Caminho Novo

Ala 05: Os Índios Jacutingas
Ala 06: Os negros do Quilombo dos Galinhas
Primeiro Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: O Brasil vale ouro!
Ala 07: A Patrulha da Intendência das Minas – Bateria
Grupo de Passistas: Libertas que sera tamen!
Ala 08: A Inconfidência Mineira - Baianas

Terceira Alegoria: A estrada do Comércio e os Barões do Café

Ala 09: O Ouro Verde
Ala 10: Os Barões do Café
Ala 11: As exportações de café - Crianças
Ala 12: O Porto de Iguaçu

Quarta Alegoria: A Natureza é Ouro: A Reserva Biológica de Tinguá

Ala 13: A riqueza da Flora
Segundo casal de Mestre Sala e Porta bandeira: Preservar a Natureza vale ouro!
Ala 14: A Rica fauna de Tinguá
Ala 15: O Turismo ecológico
Ala 16: O Motocross

 

SAMBA ENREDO                                                2000
Enredo     O Leão no caminho do ouro
Compositores     Jadir Mendes, Mauro Naval, Belinha, Emerson Mattos e Sérginho do Porto

Vieram do lado de lá
Daqui para lá levaram o ouro
Aconteceu em época distante
Portugueses bandeirantes
Dominaval o nosso tesouro

As serras guardam marcas da história
Leão hoje é memória
Foi no maciço do Tinguá
Construiu novos caminhos e seguiu
Com o progresso o comércio expandiu

Nessa terra os barões botaram fé
Uma das riquezas foi o café
Teve cana-de-açúcar e laranjais
No caminho onde passou
O ouro das Minas Gerais

(oh cachoeiras)

Cachoeiras e cascatas
Nosso rio nosso chão
Tem a fauna e flora
Ótimo clima e tradição
Tão bela, orgulhosa ela está feliz
Nova Iguaçu preserva e tem raiz
Cravada na cultura do país

Nosso povo está em festa... Meu Brasil
Viva os quinhentos anos ... É dois mil
Se o caminho é reluzente... Vou passar
Vou sacudir e fazer a galera balançar

(oh vieram)