FICHA TÉCNICA 2011

 

Carnavalesco     Amauri Santos e Léo Mídia
Diretor de Carnaval     Edson
Diretor de Harmonia     Maximos
Diretor de Evolução     Maximos
Diretor de Bateria     Renatinho
Puxador de Samba Enredo     Clemilson Silva
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Marquinhos e Janaina
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Não teve
Resp. Comissão de Frente     Paulinho
Resp. Ala das Baianas     Maximos
Resp. Ala das Crianças     Maximos
Resp. Galeria de Velha Guarda     ................................................................

 

SINOPSE 2011

Nas garras do Leão os sentidos da emoção

Justificativa:

          O corpo humano é dotado de cinco sentidos, e nós os utilizamos para viver em harmonia com o mundo. Enquanto o universo nos oferece uma infinidade de maravilhas em que podemos desfrutar usando nossos sentidos
          Durante nossa vida desenvolvemos outras sensações com o passar dos tempos, cada um da sua maneira, uns desenvolvem alguns “sentidos” outro desenvolvem outros... mas o que importa mesmo e a emoção que sentimos com tudo isso, e ao atravessar a avenida defendendo o nosso pavilhão sentimos tudo isso na pele.
          Quando todos os sentidos se reúnem em um só momento, este momento passa a ser único e nosso “sexto” sentido aflora intensamente.

Sinopse:

          Para entender melhor a emoção de um componente de nossa escola ao atravessar a avenida resolvemos fazer um passeio pelo corpo humano e observamos através dos sentidos como a máquina da vida é perfeita, o corpo obedece aos comandos do cérebro, e é ele quem recebe todas as informações necessárias para que possamos sentir o mundo em que vivemos.

Visão

          A visão é um dos cinco sentidos que nos permite enxergar as belezas do mundo. Os olhos chegam antes para percorrer o ambiente abrindo caminho para os outros sentidos. Percebemos a luz que dá vida a cores e formas, revelando sombras e nuances, e numa sensação de liberdade do corpo podemos fazer inúmeras viagens.
          Quando lemos um livro ou assistimos um desfile de carnaval, podemos nos transportar a qualquer lugar. Ver o sorriso de uma criança nos dá esperança, e um olhar fraterno traz a proteção para uma vida...
          Qual de nós nunca se emocionou com um filme de amor ou não se assustou com um clássico do terror?
          Registramos imagens, distinguimos o claro e o escuro, o feio e o bonito enquanto expressamos num simples olhar todo nosso sentimento.

Audição

          No Universo passeamos através dos sons. Da explosão de uma bomba ao sutil soprar da brisa, tudo vibra e tudo tem ressonância sonora, mesmo que as mais distintas freqüências não possam ser distinguidas por nossos ouvidos.
          Nas histórias contadas pela vovó mergulhávamos no universo do faz de conta, e enquanto ouvimos uma música conseguimos registrar em nossas mentes diferentes tipos de som, além do prazer de poder entender um tema contado através de uma canção.
          A audição é um dos sentidos responsáveis pelo aprendizado, pois através dele podemos tirar proveitos e guardar para sempre em nossa memória tudo que nos é oferecido através do som.

Paladar

          Que delicia de sentido! Este é um dos que nos dá mais prazer, é muito bom poder sentir o “gosto da vida”... Um beijo que nos faz apaixonar... E é também através da nossa língua que podemos saborear uma boa comida. O sabor da “cervejinha gelada” nos remete ao papo com os amigos, ao futebol ou à comemoração do campeonato de nossa escola de samba de coração. Este sentido nos permite saber o que é doce, salgado, azedo ou amargo. Afinal, comer sem paladar seria tão interessante quanto uma bela paisagem no escuro absoluto.

Olfato

          Perceber os odores é primordial para a qualidade de vida. É pelo olfato que o bebê encontra o seio de sua mãe. O cheiro nos conecta ao mundo, podemos estar concentrados em qualquer outra atividade, mas se respirarmos fundo sentiremos o perfume das flores do vaso sobre a mesa, ou mesmo do bolo sendo assado no forno da cozinha. Este sentido é muito ligado ao paladar e também de grande importância para o nosso prazer e proteção. “Já estou sentindo o cheiro de um bom desfile”.

Tato

          Nos primeiros anos de vida, o conhecimento que o homem adquire do mundo que o cerca se deve, em grande parte, ao sentido do tato, com ele sentimos o que tocamos e medimos a temperatura de objetos, se tal objeto está quente ou frio, se é maleável ou não, poroso ou não. O tato é o sentido responsável pelos maiores prazeres que um ser pode sentir.
          Na arte, o tato é um dos sentidos mais importantes, com um toque do artista grandes obras foram criadas e imortalizadas. Artistas anônimos ou não, constroem com suas próprias mãos maravilhas que são emolduradas por gente que se encanta quando nossa escola atravessa a avenida. Podemos dizer que isso é “coisa de pele”.
          Com tudo isso chegamos a conclusão que o sambista tem um sexto sentido, que vem de uma emoção inexplicável, “pois quando nossos componentes se abraçam ao ouvir o grito de guerra e vejo minha escola entrando na avenida, começo logo a sentir um cheiro de campeonato no ar, afinal nós sabemos bem qual é o gosto da vitória.

Amauri Santos

Roteiro do desfile:
Nome da Fantasia Nome da ala Descrição Responsável pela ala
 1° Setor: Visão

Comissão de frente: Dança dos sentidos
          A comissão de frente representa os cinco sentidos.

Casal de MS e PB: Maravilhas da natureza
          O Casal de Mestre sala e Porta Bandeira representam as maravilhas da natureza e vem logo após a comissão de frente e à frente da alegoria.

Alegoria: Comandos do cérebro
          A alegoria representa os comandos do cérebro.

1 arco-íris Baiana O arco-íris é um belo fenômeno da natureza que nos encanta com sua beleza, e nós podemos através da nossa visão contemplar essa linda harmonia de cores. Nossa baiana traz as cores de um arco-íris,  já que as baianas assim como este fenômeno atrai os olhares com sua beleza e exuberância. Harmonia
2 Já vi esse filme   Qual de nós nunca se emocionou com um filme de amor ou não se assustou com um clássico do terror? Esta fantasia representa película de filme.  
3 Livros   A leitura é feita na maioria das vezes através na visão, e quando lemos um livro podemos nos transportar a lugares que nunca fomos. Esta fantasia representa a leitura.  
4 Arquivando na memória Ala das Crianças A importância dos sentidos para uma criança é muito grande, pois é desde cedo que  arquivamos tudo em nossa memória e na escola os sentidos são importantíssimos para o aprendizado. Esta fantasia representa uma criança arquivando tudo o que aprende.  
 2° Setor: Audição
5 Passarada   Nada mais relaxante do que ouvir o canto dos pássaros. Esta fantasia representa um pássaro.  
6 Musica para os meus ouvidos   Passeamos através dos sons e a música além de uma bela arte, nos dá prazer e embala muitos momentos de nossas vidas. Esta fantasia traz notas musicais representando uma canção.  
7 Explosão Bateria A parte mais explosiva de uma escola de samba é sempre a bateria. Barulho, ritmo e acompanhamento da trilha sonora que emociona o sambista. Esta fantasia representa uma explosão.  
8 Barulhinho bom Passistas O som de uma bateria de escola de samba é tão contagiante que ninguém consegue ficar parado e a emoção que este som provoca acaba com qualquer mal humor.  
 3° Setor: Paladar
9 Pizzaiolo   A felicidade de um cozinheiro é receber um elogio em relação ao paladar de sua comida. E a arte de cozinhar é uma das que mais admiradas. Esta fantasia representa um pizzaiolo com trajes semelhantes e com pizzas nos ombros.  
10 Beijo   O beijo é uma expressão de carinho e amor, e nada se compara com o sabor de um beijo apaixonado. Esta fantasia representa um beijo apaixonado.  
 4° Setor: Olfato
11 Cheiro da flor   O cheiro da flor é algo que encanta quando passeamos pelos jardins, e vem dela a inspiração  para a fabricação de um perfume. Essa fantasia representa uma flor de forma estilizada.  
12 Cheirinho bom   Quem é que não gosta de andar cheiroso? Através do perfume conseguimos distinguir a personalidade e o bom gosto de uma pessoa. Esta fantasia representa o perfume.  
 5° Setor: Tato
13 Com a arte nas mãos   A escultura é uma das artes feitas através do tato. Esta fantasia traz um escultor ou artesão modelando com as mãos.  
14 Pintando o sete   Pelas mãos do pintor de arte a escola de samba ganha cores e acabamento durante preparação de um desfile de escola de samba. Esta fantasia traz pincéis e tintas.  
 6° Setor: Emoção de um folião
15 Arlequim   O arlequim é uma representação do carnaval, e a fantasia é elaborada e  confeccionada pelas mão do artista. Esta fantasia representa um arlequim, figura muito importante no carnaval.  

 

SAMBA ENREDO                                                2011
Enredo     Nas garras do Leão os sentidos da emoção
Compositores     Roxinho, Adilson DR, Checa, Boca e Cacau
Um olhar...
Faz transbordar essa emoção em mim
Uma paixão que não cabe fim
Me leva em sonhos e fantasias

Ao ouvir...
Rugir mais forte o meu Leão
O palpitar do coração
Em êxtase de felicidade

Essa paixão se irradia
Na noite e no dia
É um doce prazer
Sentir o gosto da vitória
Ter a nossa escola
Um novo amanhecer
Que traz, um bom cheiro esse ume
Tem nosso ar um perfume
Que nos faz levitar
Na avenida, nosso povo se encanta
Mostra garra e canta
É de arrepiar!
Sentimos na pele e na alma
Esse toque que embala
Hoje é nosso carnaval

Quem é Leão
Bate no peito e não bambeia
Vai na fé, pede axé que clareia