FICHA TÉCNICA 1992

 

Carnavalesco     Orlando Júnior
Diretor de Carnaval     Neila David e Paulo Guimarães
Diretor de Harmonia     Alvaro José Duarte
Diretor de Evolução     .............................................................
Diretor de Bateria     Paulo Duarte
Puxador de Samba Enredo     Ailton Melodia
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Marquinhos Sorriso e Regina
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................

 

SINOPSE 1992

Eco Rio 92

Sinopse de enredo

          Comprometida com os ideais de manutenção e resgate da vida, a S.R.E.S. Lins Imperial prioriza o Homem, em uma discussão honesta das questões ambientais.
          Em busca do 1ucro imediato, utilizando a força autoritária de um Poder não conquistado, a ganância de uma minoria vem privilegiar a agressividade de um modelo econômico que não se atém às necessidades do Homem e do meio natural. E, em nome de um desenvolvimento não comprometido com a qualidade de vida, a industria1ização é imposta, vampirizando o que há de vida no planeta. Numa cadeia de agressão, exploração e corrupção, mistura enfeitiçada de mal, a tentação de lucro vem temperar de morte o que deveria ser preservado: cria o homem armas e substâncias capazes de interferir na saúde do planeta e de suas formas de vida, rompendo, assim, a camada de ozônio que protege a Terra da fúria dos raios UV de um Sol agora violente; suja o ar, a terra e água, contaminando a agricultura; derruba as florestas e planta cidades, asfixiando-as com a fumaça negra de veículos e indústrias, que utilizam combustíveis inadequados à preservação ambiental; aumentando o efeito estufa, trazendo modificações climáticas e alterando a adequação dos grupos humanos aos seus ambientes, interferindo na sobrevivência de todos os seres!
          Degradação ambiental e miséria são, hoje, o resultado da irresponsabilidade de homem industrializado que transformou o planeta em uma imensa lixeira!
          Sub-produto dessa degradação, agravada pela explosão demográfica, agente também da poluição produzida pela miséria, pela carência de saneamento que a urbanização descontrolada criou, a humanidade doente, mendiga e marginal, sem acesso a direitos básicos como Alimentação, Moradia digna, Serviços de Saúde eficientes e uma Educação condizente com as necessidades do povo e do país, é a imagem do caos social, gerando um ser que não reconhece como seus os valores e as tradições que sempre identificaram como elemento de sua própria cultura. E, num ciclo permanente de degradação, e declínio ambiental produz o declínio do homem como ser da Terra, de sua linguagem e sua arte, sua vida e sua história!
          Mas o sentimento primeiro de autopreservação desperta em cada consciência – a verde guardiã da sobrevida!
          Na festa cotidiana de beleza natural, mas também trazendo em si um modelo mundial de problemas humanos e ambientais gerados pelo desenvolvimento predatório, a cidade do Rio de Janeiro acorda anfitriã da Terra: a procura de um caminho que permita o Progresso e respeite o Homem e o Meio Ambiente, líderes de todo o mundo chegam para a II Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, trazendo na bagagem a determinação de resgatar a dignidade perdida através da coragem da transformação.
          Como os escravos, que em trabalho longo e paciente reflorestaram a maior Floresta Tropical Urbana do mundo provando ser possível um  recomeço, estes líderes no exercício democrático do diálogo, tentarão plantar aqui o direito à existência digna, o sonho da mudança, o homem renascido em novo tempo para a humanidade e para todos os seres da Terra!
          Somos uma cidade, pólo do mundo, um rio rumando pro mar, em busca de caminhos que tornem viável a sobrevivência do Homem em seu ambiente...
          Somas uma Escola de Samba, expressão maior de Cultura Popular, cantando a vida, cúmplices da esperança, pois acreditamos na reciclagem de uma Natureza que se fará poesia nas cores revividas, nos seres em equilíbrio, na vida retomada... Trazemos a magia das das 1inhas e das cores, do som e da festa, acreditando que mágico mesmo é ainda sonhar!
          Por isso, festejamos. Na cronologia da maturidade ecológica, crianças que somos, festejamos um tempo que ainda virá. Tempo de sobrevida conquistada, de direitos respeitados... festejamos um modelo de vida em que as fronteiras demarcadas na terra, na mente e no coração do Homem poderão ser desfeitas sim, e a fraternidade virá a ser algo livre e natural, numa permanente reconstrução de PAZ!

Orlando Júnior

 

SAMBA ENREDO                                                1992
Enredo     Eco Rio 92
Compositores     João Banana e Kiquinho
A terra lixo vai virar
Iremos nós nessa folia
É demais pro coração o mar virar sertão
esse tempero que amarga o dia a dia
A que será que se destina a humanidade?
O amor por ela ela se desfaz
Num delírio que saudade

Quero amor e ar puro pra viver
Quero me educar para dar vida a outro ser

Ecoou no céu a voz para imensidão
Revelando a maldade
Que nega aos olhos a fascinação
Ecoou, vozes unidas buscam solução
Maravilha na cidade
Num romance de emoção

Sou rio que ruma pro mar
Sou a vida a cantar
Sou natureza em poesia
Sou a magia que te faz sonhar

Olha a saga do mundo aí
Verde é vida na Sapucaí