FICHA TÉCNICA 2010

 

Carnavalesco     Jaime Cesário e Jorge Caribé
Diretor de Carnaval     Nilcemar Nogueira
Diretor de Harmonia     José Carlos Netto
Diretor de Evolução     Elmo José dos Santos
Diretor de Bateria     Jaguara Filho
Puxador de Samba Enredo     José Luiz Couto Pereira da Silva (Luizito), Rhychahs e Zé Paulo Sierra
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Raphael da Silva Rodrigues (Raphael) e Marcella Alves
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Mateus Olivério da Silva Rego e Débora dos Santos Almeida
Resp. Comissão de Frente     Jayme Aroxa
Resp. Ala das Baianas     Seu Nego
Resp. Ala das Crianças     Sheila Antonelli
Resp. Galeria de Velha Guarda     Gilda Dias Moreira

 

SINOPSE 2010

Mangueira é música do Brasil

Sinopse:

          A música brasileira é nosso reflexo no espelho, nossa identidade, nossa cara!
          Rica, genuína, forte e feliz nos projeta no mundo de forma afirmativa já que a combinação original entre melodia e ritmo é a nossa marca. Motivo de orgulho para todos nós.
          A Estação Primeira de Mangueira mergulha de cabeça nesse caldeirão cultural, pois, por tradição, a música brasileira sempre esteve presente em nossos carnavais. Daqui ela se irradia por intermédio de nossos compositores consagrados, luz para muitas canções que se aninharam nos corações de muitos, o que faz da Mangueira, também, referência da música que se faz no Brasil.
          A Mangueira sempre soube acolher as mais diversas manifestações da música brasileira. Por aqui transitaram e ainda transitam artistas das mais diferentes vertentes e diferentes tribos.
          E a recíproca é verdadeira porque muitos deles também souberam enaltecê-la em canções de exaltação engrandecendo ainda mais a nossa história.
          Nessa troca musical, outros foram pela Mangueira homenageados com sambas-enredos, imortalizados em desfiles inesquecíveis, como: Braguinha, Dorival Caymmi e Chico Buarque.

A Mangueira é sim, Música do Brasil!

          Nossa pauta musical será composta por diversos gêneros musicais que expressam nossa vocação pela mistura, pela criatividade e pela renovação, tornando sempre vivas as vozes que se multiplicam por todos os cantos do país.
          A Música Brasileira hoje está em todas as emissoras de rádio e quem não a colocar na programação perde, de fato, audiência.
          A influência estrangeira sempre esteve presente em nossa música, porém reprocessada e misturada com originalidade, resultando em canções maravilhosas, que o mundo aprendeu a apreciar e admirar por sua alta qualidade.
          O Brasil ganhava contorno de unidade nacional através das emissoras de rádio, irradiava música para todo o país.
          Através das ondas médias, a nossa música "estourou no norte" com baiões, sambas, marchinhas, boleros e toadas que se abrigavam no imaginário popular e davam vazão aos sentimentos. Nuances que nossa música continua a exprimir.
          A música se desloca para a praia, com acordes dissonantes e influências jazzísticas e de um jeito mais intimista surge então a bossa nova. Um jeito diferente de cantar o samba, garantindo a mudança que a música procurava e levando seu alcance para além das fronteiras do Brasil.

Nossa música ganha o mundo!

          A Mangueira segue sua viagem no tempo e cruza com a Jovem Guarda. De estilo mais romântico, mais ingênuo, revelava um país que abruptamente mudava. Nessa mesma época surgia o Tropicalismo passando o Brasil a limpo e assumindo as nossas diferentes nuances de ser: nuances de erudita, brega, sofisticada com muita criatividade, sendo a alegria a prova dos nove na Geléia Geral Brasileira.

Somos pais genuínos da improvisação, da beleza pura!

          E mesmo sob os sombrios anos de ditadura, nossa música soube driblar os rigores da censura de forma criativa, afirmando cada vez mais seu papel de porta-voz da liberdade democrática. Os festivais de música revelam novos talentos e multiplicam-se os gêneros de norte a sul, fundindo-se e aumentando nosso espectro musical com outras mensagens, outros códigos. Nossos ouvidos se abrem para outras paisagens musicais e a música brasileira ganha definitivamente uma nova sigla: MPB.

Brasil mostra sua cara!

          E a cada década vai se reciclando ao som das guitarras, das baladas, relendo o rock, agora tomado como nosso: exagerado, romântico, ingênuo e divertido, assim como o funk, originários dos guetos,também atingem todas as classes sociais.
          O samba das Escolas de Samba do Rio de Janeiro é um capítulo à parte nessa história da música do Brasil. O samba traz o mundo para cá. E a Estação Primeira de Mangueira é a expressão máxima desse gênero. Dessa verdadeira Escola de bambas ouvimos canções de Cartola, Nelson Cavaquinho, Nelson Sargento, Padeirinho e Hélio Turco, entre outros?
          A voz do Rei da Sapucaí, Jamelão, ainda ecoa em nossos ouvidos? São tantos os artistas que em suas músicas respiram a Mangueira: Alcione, Beth Carvalho, Leci Brandão, Rosemary, Emilio Santiago e tantos outros, que não daria para dissociá-los de sua história e trajetória.
          Nesse carnaval o palco é a Passarela do samba e a Mangueira é MÚSICA DO BRASIL!
          É Show...

Márcia Lávia Lage

 

SAMBA ENREDO                                                2010
Enredo     Mangueira é música do Brasil
Compositores     Renan Brandão, Machado, Paulinho Bandolim e Rodrigo Carioca
“Vai passar”
Nessa avenida mais um samba popular
Mangueira até "parece um céu no chão"
É música vestida de emoção
Com notas e acordes refletiu
Em suas cores o orgulho do Brasil
Nas ondas do rádio, de norte a sul viajei
No sonho dourado embarquei
Parece magia!
Vai, minha inspiração
"Num doce balanço a caminho do mar"
Vem me trazer a canção
Pro mundo se encantar

Tantas emoções na Verde-e-Rosa
Brilham as estrelas imortais
"Bate outra vez" uma saudade
Lembro dos antigos festivais

Um verso me levou
Do rock à jovem guarda
Fui "caminhando e cantando" ao luar
"Com a tropicália no olhar"
Atrás do trio eu quero ver
O baile começar e a noite adormecer
"o sol nascerá", as cortinas irão se fechar
"Folhas secas" virão e o show vai continuar

Meu coração é verde e rosa
Descendo o morro, eu vou
A música, alegria do povo
Chegou, a Mangueira chegou