FICHA TÉCNICA 2000

 

Carnavalesco     Renato Lage
Diretor de Carnaval     Dejahyr dos Santos
Diretor de Harmonia     Marinho (Cristiano Gonçalves Marinho)
Diretor de Evolução     Presidentes de Ala
Diretor de Bateria     José Carlos de Oliveira (Mestre Coé)
Puxador de Samba Enredo     Paulo Henrique
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Nira (Nilvanira Ramos) & Rogerinho (Rogério Dorneles)
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Daniel Cassiano e Verônica Menezes e Silva
Resp. Comissão de Frente     Valéria Martins
Resp. Ala das Baianas     Wandyr Trindade
Resp. Ala das Crianças     Heloísa Ximenes Rangel

 

SINOPSE 2000

Verde, Amarelo, Azul-Anil; Colorem o BRASIL no ano 2000!

Uma visita inesperada

            Às vésperas de completar 500 anos do seu descobrimento, o Brasil está em festa. Neste momento de euforia, exige-se um tempo para reflexão. Abre-se um espaço para o olhar investigar o passado, o presente e o futuro deste país ainda em formação. Neste momento mágico podemos vislumbrar a chegada de uma nave vinda de um lugar distante do Universo. Nave tripulada por "aborígenes do futuro" que partiram da terra brasilis um dia e se esconderam em algum lugar do espaço sideral.
            Hoje, retornam, donos de uma sabedoria maior, senhores de uma mentalidade, dominando tecnologias avançadas, mas, mantendo o sentimento de carinho e amor pelo lugar que deixaram. Retornam para revisitar este país e propagar, nesta data tão importante a mensagem de mudança, de afirmação, do respeito e da importância de se ter estima pelas coisas daqui.
            Nesta viagem de reconhecimento, eles vão atravessar nosso imenso território, percorrendo as mais distantes paisagens, mergulhando nas cores que compõem essa aquarela chamada Brasil.

Verde Mistério

            Quando penetram no verde, descobrem um mundo inexplorado, onde se reserva o futuro da humanidade. Ali no interior da mata está a cura de muitos males. No mais profundo verde está o mistério, o segredo, a lenda, a procura, encontra-se lá também a esperança, essa nossa grande qualidade; de uma gente que sempre espera o melhor, que tem uma expectativa afirmativa quando mira o porvir.
            No Verde estará sempre a idéia do recomeço, pois o verde é a promessa e a promissão, ele significa que tudo pode germinar ainda. Tudo pode crescer e dar frutos e resultados. Tudo pode brotar, nos lugares mais áridos do coração, nos recantos secos da alma mais desacreditada, sempre haverá força e impulso para se acreditar no melhor.
            Da nave virá o verde sinal dos tempos. Brasil, pulmão da terra, pureza que não pode se deixar perder.

O ouro de uma nova alquimia

            Ao encontro do amarelo, se vislumbra a cor que conquista daquilo que é nobre. O amarelo está associado ao ouro, mas podemos dizer que se busca na verdade, um novo ouro, aquele que representa o conhecimento da nossa riqueza, do nosso patrimônio cultural, da nossa ambição em nos tornarmos um país grande em sentimentos e realizações. Transformar tudo em ouro e despertar para nossa riqueza como povo novo, eis os dizeres desta cor, eis o nosso mérito, eis nossa verdadeira medalha. Transformar a riqueza do metal num valor, numa vontade.
            Buscar o ouro, simboliza "cavar" as "minas do coração" dessa gente que tem muito o que somar junto aos outros povos do planeta. Através do ouro, este metal irredutível, que não se deixa corromper, espelharemos a imagem de um novo tempo de igualdades e oportunidades para todos.

Os espaços do desejo; O Azul

            No azul, encontra-se a cor do desejo. Nele está a vontade do vôo, de almejar os grandes espaços e alcançar a fronteira do real para ultrapassar o que nos impede sonhar. Um mergulho no azul e estamos no grande ,ar das canções praieiras, das redes e lendas, das estórias de peixe e naufrágios distantes. O mar - roteiro de onde salta a poesia, rota dos navegantes, o azul sem limites de beleza que nos toca fundo da alma. Mar e céus do Brasil, retratos que levam com a gente, por onde quer que um brasileiro vá.
            Azul, a cor do livre pensamento e da capacidade de imaginar, um país dono do seu destino e senhor de sua vontade. Quando um dia tudo estiver azul, Será a vitória do sonho sobre o real.

As Vozes do Branco

            A mensagem do branco é a paz. E a nossa busca pelo equilíbrio, o nosso percurso pela estrada tortuosa da história. O branco estampado na bandeira, imagem do concórdia, reflete a opção pelo caminho ético do bem, pela busca da espiritualidade, esquecida pelo transe desta terra mística e religiosa. Através da cor branco podemos enxergar de novo a dimensão do que é sagrado, do que nos liga a unidade cósmica e a outros valores mais espiritualizados nestes dias de tanto materialismo.
            Do branco estampado na bandeira, sairá o toque do Brasil para o resto do mundo. Ali está escrito o roteiro, o papel que ele desempenhará no próximo milênio. Com o branco podemos dizer: aqui está a nossa contribuição para os demais povos e nações; a tolerância.
            Em paz será a explosão da nossa arte, do nosso convívio multinacional, será a nossa visão sobre o sagrado, sobre o encontro das várias correntes místicas e de todo pensamento positivo que transforme os dias futuros. Vamos lançar um olhar lúdico sobre o mundo e este será o novo espírito do tempo, a boa nova, espalhada aos nossos povos irmãos.

Destino; Brasil

            A nave vinda de uma estrela brilhante, como que saída de um sonho espalha seu esplendor no carnaval. Diante de uma platéia maravilhosa e estarrecida, fascina sua viagem pelas cores Verde, Amarelo, Azul e Branco, nossos amigos índios do futuro nos ensinaram que podemos ver através dessas cores tão conhecidas e familiares, que a vontade é capaz de tudo transformar. Eles nos lembram um valor soberano, a nossa singularidade como povo e nação, e que devemos afirmar o nosso jeito especial de ser e estar neste lugar abençoado. Eles podem ir agora, em paz, Podem ir, com a certeza de que visitaram uma terra sem igual em todos os recantos do universo.

Aos Compositores

            Essa sinopse reflete o meu profundo sentimento de respeito e amor pelo nosso país. Foi a maneira que melhor encontrei para celebrar esses 500 anos de Brasil.
            Sem querer contar "estórias" mas com verdade profunda e desejo sincero de poder sonhar com um futuro melhor para todos nós.
            Viajem nas sugestões , criem e inspirem-se no que há de mais belo e criativo dentro de vocês porque, afinal de contas, são parte desse contexto maravilhoso.

Renato Lage

 

SAMBA ENREDO                                                2000
Enredo     Verde, amarelo, azul anil - colorem o Brasil ano 2000
Compositores     Dico da Viola, Jefinho, Marquinho Índio e Marquinho PQD
O coração do mundo está em desta
E bate forte nesse carnaval
Mas a saudade de uma forma iluminada
Vem trazendo visitantes do espaço sideral
É bom recordar o que já passou
Também vou mostrar como estou
Eu quero aprender, um pouco mais a caminhar
Com os índios do futuro viajar

E mergulhar nessa paixão
Com as cores da bandeira no meu coração

Oh! Meu Brasil, esperança que pode curar
Encantos mil, e um segredo pra me desvendar
Riqueza que desperta, o avanço cultural
Reflete muito mais que o brilho do metal
Oh! Meu Brasil, o infinito quando toca o mar
Num beijo anil, um cenário que me faz sonhar
Que o amor pode guiar o novo amanhecer
E a gente ensinar o que é viver

Viver em paz, pra se feliz
É só amar nosso país
É preservar o que se tem
Seguir a Deus, plantar o bem
É abraçar o nosso irmão
Ao inimigo só perdão
A nossa estrela vai brilhar
E a luz da Paz eternizar