FICHA TÉCNICA 2005

 

Carnavalesco     Paulo Menezes
Diretor de Carnaval     Douglas da Lapa
Diretor de Harmonia     Douglas da Lapa
Diretor de Evolução     Douglas da Lapa
Diretor de Bateria     Mestre Bira
Puxador de Samba Enredo     Roger Linhares
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Rogério Dornelles (Rogerinho) e Priscila Rosa
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Marcelo Pessoa e Gisele Gregório
Resp. Comissão de Frente     Luciana Yegros
Resp. Ala das Baianas     Nilda da Silva (Tia Nilda)
Resp. Ala das Crianças     Maria das Graças Carvalho (Graça)

 

SINOPSE 2005

Buon Mangiare, Mocidade! A arte está na mesa

Carnevale  a Modo Mio

          Para garantir um bom resultado, é recomendável seguir as instruções abaixo.

Ingredienti:

  • Commedia Dell'arte (a arte do teatro)
  • Veneza (a arte das festas)
  • Ópera (a arte da musica)
  • Renascimento (a arte das artes)
  • Tecnologia (a arte da ciência)
  • Culinária (a arte do sabor)
  • Moda (a arte nas passarelas)
  • Modernismo (a herança da arte)
Uno piatto per molte persone

Preparazione:

Pasta (massa):

Signora i Signore
Nossa arte está chegando
Prestem muita atenção
Ao teatro italiano!

          Venham depressa pra rua, chegou a "TRUPE MOCIDADE INDEPENDENTE", que vive de festa, folia, cultura; riqueza em sabedoria. Para quem só ouvia dizer, agora verá de perto. Partimos da Itália, corremos o mundo e aqui chegamos. Ficaremos por enquanto! Transformaremos a Sapucaí num palco para mostrar nosso espetáculo, apresentar diversas formas de arte que foram a inspiração de muitos artistas no momento mágico da criação.
          No preparo da massa junte ARTE: da paixão do arlequim, da face coberta pela máscara, da voz que transmite emoção, do pincel que jamais errou a cor, da descoberta inesperada e útil, do tempero certo, do corte perfeito no pano perfeito e a liberdade de expressão.

"De tempos em tempos, o Céu nos envia alguém que não é apenas humano, mas também divino, de modo que, através de seu espírito e da superioridade e de sua inteligência, possamos atingir o Céu."

Visari

          Afine a massa, dê a ela um toque de requinte! Deixe descansar.

Ripieno (recheio):

          1 - Para preparar o tão saboroso recheio desta tão importante receita, mantivemos nossa tradição familiar, pois o segredo, passamos de pai para filho. Somos a Commedia Dell"arte, um teatro livre da rua, itinerantes, artesanal, que não tem porta e nem poltrona.
          Somos um dos mais importantes gêneros teatrais, de linguagem descontraída e livre, aproveitamos situações momentâneas e as satirizamos, com o poder dos gestos e da improvisação.
          Cada ator escolhe seu tipo para toda a vida. O nome de batismo é esquecido, assumimos as características do personagem e assim, nos encontrarão por aí "vivos", caminhando nas ruas e fora dos palcos.
          Tempere bem o recheio, assim as gargalhadas serão ouvidas a cada saltimbanco que surgir.

          2 - Acrescente aí Veneza... cidade ideal, dos recantos mais românticos aos canais mais bucólicos, famosa por suas gôndolas e seus bailes. Um passeio por lá é sempre um encontro com a arte. Seu carnaval é um momento mágico, de transgressão de todas as regras sociais. Os mascarados vivem intensamente, saindo pelas ruas e bailes com capas e máscaras pelas quais não se conhecem as pessoas, o sexo e nem a posição social.Um espetáculo digno de se ver!

          3 - Aumente o fogo e adicione a Ópera como forma de arte e entretenimento. Não importando se ela for Barroca, Clássica, Romântica ou Bufa, pois no fundo ela veio a ser a valorização do sentimento humano, através da música, que passou a ter papel tão importante quanto as palavras e as ações.
          Grandes teatros, grandes compositores, grandes artistas e grandes maestros, isso sim, foi a verdadeira combinação do teatro, da música e da arte.

          4 - Quando estiver fervendo, junte o Renascimento, pois este foi o momento mais exuberante da história da arte, significando a consciência de um renascer cultural, valorizando o homem em oposição ao divino e ao sobrenatural.

"O homem é a medida de todas as coisas"
                                                            Pitágoras

          O homem torna-se o centro do universo e o mundo mede-se por sua escala. A inteligência é a primeira de suas qualidades e, em muitos casos, substitui a fé. O Renascimento liberta o campo da arte da obrigação de servir à religião, mas, ainda assim, era comum a apresentação de episódios bíblicos.
          E qual o legado de tudo isto? Uma das maiores e mais belas produções artísticas que ainda hoje emociona e fascina o mundo.
          Enfim, a Itália é conhecida como o berço do Renascimento.

          Cozinhe, mexendo sem parar.

Sugo (molho):

          1 - Dissolva em fogo brando a Tecnologia, época em que homem ideal era aquele que questionava, que buscava a verdade a qualquer preço. Através da observação e de experiências, ansiava encontrar respostas para tantas perguntas.
          Ciências como a Física, a Astronomia, a Matemática e a Geografia vão mudando o pensamento e o comportamento. Grandes invenções como o telégrafo, o relógio de pêndulo, a luneta, o rádio, a comunicação sem fio (ondas), assim como as descobertas de que a terra é redonda e que o sol é o centro do universo modificam o olhar do mundo inteiro.

          2 - Ainda no fogo adicione a arte da culinária, difundida em todo o mundo por seu sabor incomparável e sua autenticidade. Ingredientes específicos e tradicionais fizeram da Itália a terra dos sabores, com seus vinhos, pães, queijos, molhos e massas.
          Ou você já esqueceu que o macarrão é a comida predileta do nosso Rei Momo?

          3 - Misture, à parte, tecidos, alfinetes, agulhas, linhas e botões. Modele com arte, luxo e excentricidade. Quebrar tabus, mudar conceitos e desafiar limites sempre foi característica dos grandes mestres da moda italiana. Com um toque de ousadia, cruzaram fronteiras, criando, não apenas roupas, e sim verdadeiras obras de arte.
          Dessa mistura de elegância, modernidade, classicismo e vanguarda, surge Milão, a maior passarela da moda.

          Acrescente esta mistura ao molho, mantendo o fogo alto.

Copertura (Cobertura):

          Acrescente toda a cultura deste povo, misturando sua arte, sua história e suas tradições, que geraram infinitas influências neste nosso Brasil. E como estamos falando de arte, não poderíamos esquecer de uma herança maior que a Itália nos deixou. Artistas italianos, brasileiros de coração, aliados a artistas brasileiros, italianos de coração, ajudaram a criar o maior movimento de renovação da arte brasileira: o Modernismo.
          Considerado um movimento de ruptura de padrões a favor de uma criação mais livre e mais brasileira, vai gerar mais tarde um outro grande movimento de brasilidade e de vanguarda: o Tropicalismo.

"Alô, Rio de Janeiro - aquele abraço!
...Todo o povo brasileiro - aquele abraço!"

          Não deixe esfriar.

          Distribua a massa em uma forma untada, recheie, junte o molho e asse em forno pré-aquecido, coloque a cobertura. Aí está o carnaval da MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL que, com o apetite maior do que nunca, estará, pela primeira vez, abrindo o carnaval do Rio de Janeiro.

           Polvilhe alegria, sirva bem quente e...

"Buon Mangiare, Mocidade!  A arte está na mesa."

Paulo Menezes

 

SAMBA ENREDO                                                2005
Enredo     Buon Mangiare, Mocidade! A arte está na mesa
Compositores     Nilton Mello e Jorginho Valle

Abram as cortinas
No palco, toda forma de expressão
Eu agito a massa
Sou arlequim, tempero certo, sedução
Vai o saltimbanco pela rua
E a vida continua
Eh, Paixão!
Recheio lá dos bailes de Veneza
Quem sou eu? Quem é você?
Vem me dar seu coração

Ô, ô, ô, ô.
A ópera vai começar,
Maestros e compositores
A magia está no ar!

Sonhar é renascer
O molho... tá na consciência
O homem recriou
Transformando em arte a ciência
O fogo atiçou a terra dos sabores
A moda em Milão
Mistura de cultura e liberdade
Cobre de brasilidade
Essa vida, esse chão
Artistas, descendentes desse traço
Pra Itália, aquele abraço!
Um banquete de união

Buon Mangiare, Mocidade! Amor...
Se a arte tá na mesa, eu tô...
É a trupe independente de Padre Miguel
Brilhou uma estrela lá no céu