FICHA TÉCNICA 2010

 

Carnavalesco     Karla Casagrande
Diretor de Carnaval     ...............................................................
Diretor de Harmonia     ...............................................................
Diretor de Evolução     .............................................................
Diretor de Bateria     ................................................................
Puxador de Samba Enredo     ................................................................
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................
Resp. Galeria de Velha Guarda     ................................................................

 

SINOPSE 2010

Dos cantos que encantam ao voo para um lugar mágico

Justificativa:

          Em 2010, a Mocidade Independente de Inhaúma voará para um lugar mágico mostrando de maneira lúdica o mundo dos pássaros.
          Dos mais apaixonados ao mal humorado, todos um dia já se renderam ao espetáculo que é o voo de um pássaro. Então, por que não exaltar esta maravilha?
          Da diversidade de cores à liberdade que nos transmite o voo, mostraremos à alegria que os pássaros espalham pelas matas, as suas diferentes simbologias, a ganância dos homens na sua comercialização, a fonte de inspiração dos poetas, e convidaremos o público a voar.
          Nosso objetivo é exaltar a beleza de forma alegre e permitir que nossa mente voe como um pássaro chegando ao lugar mágico da imaginação.
          E com o enredo: "Dos cantos que encantam, ao voo para um lugar mágico", voaremos para ambientes nunca antes sonhados. Essa é a magia!

Sinopse:

          Os pássaros são aves com uma capacidade desejada pelos homens, o poder de VOAR.
          É com muita alegria que apresentaremos o mundo dos pássaros que nos seduz.
          O que seria de uma floresta sem o canto dos pássaros? Quem nunca parou para admirar sua beleza, seu canto ou seu voo?
          Das mãos do Criador surgiram estes seres como anjos: com asas, delicados, livres e sensíveis. Com diversidade de cores, beleza estonteante e belíssimos cantos que penetram em nossas almas, eles encantam. Os pássaros são aqueles que anunciam a aurora de um novo dia e aclamam a chegada da primavera. Seus ninhos de folhas secas nos galhos das árvores não se comparam a nenhuma gaiola ou alçapão, por mais sofisticados que sejam.
          Eles também servem como símbolos: Qual criança não conhece o Pica Pau, Piu Piu ou Louro José? Ou o adulto que nunca se emocionou com a Pomba do Divino Espírito Santo ou com a Fênix, símbolos de paz, imortalidade e renascimento espiritual?
          Em 1968, foi instituído pela Assembléia Legislativa do Estado de Goiás que no dia 23 de agosto seria comemorado o Dia da Ave e a Inhaúma representaria a fauna ornitológica do Estado tornando-se assim a ave símbolo do Estado de Goiás.
          O brasão do Estado do Rio de Janeiro é agraciado com uma águia que representa o Governo forte, honesto e justo portador de mensagem de confiança e de esperança aos mais longínquos rincões de nosso Estado. Há também o pombo correio que por sua capacidade de voar quilômetros de distâncias e retornar ao ponto de partida foram usados para carregar mensagens. Uma figura muito conhecida internacionalmente é o Zé Carioca, um papagaio inspirado na malandragem carioca com muito samba no pé.
          No carnaval eles não poderiam ficar de fora: o beija flor do G.R.E.S. Beija Flor de Nilópolis, o papagaio do G.R.E.S. Alegria da Zona Sul, o pavão do G.R.E.S. Unidos da Tijuca, a pomba que aparece nos pavilhões do G.R.E.S. Renascer de Jacarepaguá, G.R.E.S. Corações Unidos do Amarelinho, G.R.E.S. Acadêmicos de Vigário Geral e G.R.E.S. União de Vaz Lobo, a águia dos pavilhões G.R.E.S. Portela, G.R.E.S. União da Ilha do Governador, G.R.E.S. Unidos da Vila Santa Tereza, S.R.E.S. Lins Imperial, G.R.E.S. Mocidade de Vicente de Carvalho, o condor do G.R.E.S. Tradição e a coruja do G.R.E.S. Sereno de Campo Grande.
          Mas como nem tudo é perfeito, existem seres humanos que se aproveitam para ganhar dinheiro com o comércio clandestino e com o tráfico causando a extinção de algumas espécies. O papagaio, a arara e o tucano são as aves mais comercializadas no Brasil. Com a Lei de Proteção à Fauna e a Lei de Crimes Ambientais os infratores estão sendo punidos, mas nem todos os seres humanos usam os pássaros de forma ilegal. Existem aqueles que usam os pássaros como fontes de inspiração para poesias e canções que embalam os corações: Roberta Miranda com o inesquecível "A Majestade, o sabiá":

"Ah! tô indo agora prá um lugar todinho meu
Quero uma rede preguiçosa prá deitar
Em minha volta sinfonia de pardais
Cantando para a majestade, o sabiá
A majestade , o sabiá"

          E poetas como Gonçalves Dias em Regresso à minha Pátria - "minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá - as aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá"; Olavo Bilac em O Pássaro Cativo - "...Deus me deu por gaiola a imensidade: Não me roubes a minha liberdade...Quero voar! Voar!".
          E como esquecer a Copa do Mundo de Futebol em 1954 na Suíça, quando o radialista Geraldo José de Almeida apelidou a seleção brasileira de futebol de "canarinho"?!
          É! Os pássaros possuem este dom: Inspiram!
          Assim como o pássaro Inhaúma conhecida também como Anhauma e Inhuma, ave que inspirou o nome do nosso bairro, a Mocidade Independente de Inhaúma convida todos para aproveitar este momento mágico que é o carnaval da cidade do Rio de Janeiro: DEIXE SUA MENTE VOAR!

Voe... livre como um pássaro!
Voe... para onde sua imaginação te levar!
Voe... libertando seu pensamento e sinta o vento!
Voe... em busca de um sonho!
Voe... Voe...Voe.

Karla Casagrande

 

SAMBA ENREDO                                                2010
Enredo     Dos cantos que encantam ao voo para um lugar mágico
Compositores     ???

    Infelizmente nós ainda não temos este samba disponível para sua consulta.
    Caso você possua este samba envie-o para a Academia do Samba. E nós tornaremos o mesmo disponível.

Para enviar a letra do samba basta clicar na figura abaixo.