FICHA TÉCNICA 2012

 

Carnavalesco     Luiz Fernando de Oliveira
Diretor de Carnaval     Vanderlei Ribeiro
Diretor de Harmonia     Sergio Ricardo
Diretor de Evolução     Sergio Ricardo
Diretor de Bateria     Negueti e Luiz Cláudio (Dinho)
Puxador de Samba Enredo     Ildo Ricardo e De Mauá
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Denílson e Daniele
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     Aimoré de Azevedo
Resp. Ala das Baianas     Maria da Penha
Resp. Ala das Crianças     Rubens Otero
Resp. Galeria de Velha Guarda     Álvaro Albano

 

SINOPSE 2012

O filho do imperador, Jorginho de todos os sambas

Justificativa:

          O nosso enredo é baseado em imagens de fáceis identificações, e ao longo do desfile, serão apresentados vários elementos que fazem parte da historia do Jorginho do Império.
          No carnaval de 2012 nossa escola tem como propósito apresentar uma história fascinante da vida de um sambista genuinamente carioca e popular. Assim o G.R.E.S. Mocidade Independente de Inhaúma levará para a passarela do samba um enredo de fácil entendimento ao público e julgadores. Com um samba contagiante e com belíssimas fantasias que tem a finalidade de narrar à trajetória da vida de Jorginho do Império. Com o enredo intitulado: O filho do imperador. Jorginho de todos os santos.
          Farão parte desta história representações: Xangô, Dança do Jongo, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Império Serrano e Algumas escolas de sambas co-irmãs do carnaval carioca.
          Investiremos novamente em um forte enredo cultural, pois acreditamos que os valores culturais podem transformar o ser humano e a realidade cultural e social em que vivemos.

Sinopse:

“Tenha muito respeito aos mais antigos, que o sambista se ame e se respeite mais. Todos têm seu espaço, não é necessário querer passar a frente dos outros, sua hora vai chegar, basta ter humildade, perseverança e sabedoria”.
                                                       Jorginho do Império

          Um sambista requer humildade, identidade e raiz, atributos indispensáveis para se sentir da família lá no fundo do terreiro. Enviado pelos espíritos dos atabaques, surdos e tantãs assim nasceu Jorge Antônio Carlos, ou Jorginho do Império como é conhecido aos 13 de fevereiro de 1944, como filho de Mano Décio da Viola.
Em uma região de vários estilos de tribos, músicas e danças, Madureira foi o cenário onde hospeda este brasileiro filho do samba e das danças do jongo no morro da serrinha.  Sua infância foi rodar pião, jogar futebol de botão, brincar de carniça, pique bandeira e além de soltar muita pipa. O Fluminense é seu time do coração, Jorginho quando criança não tinha muita habilidade com a bola de futebol, por isso preferiu investir no que fazia de melhor, Cantar e sambar!
          Um Ser Humano rico em ginga, musicalidade e simpatia, Jorginho do Império se consagra filho nato do samba seguindo os passos de seu pai.
          Em 1947 Sebastião de Oliveira, o Molequinho, com seus irmãos, compadres e amigos, resolveram fundar uma escola de samba que fosse inovadora em tudo. Surgindo ai  Imperio Serrano, em  verde e branco.
          Jorginho do Império, começa sua carreira musical, onde tem Martinho da Vila e Zeca Pagodinho como seus idolos. Jovem ainda, se destaca como passista, presidente de ala, quando nomeado a titulo de cidadão do samba do estado da Guanabara  é também um dos grandes interpretes da escola da serrinha.
          Jorginho formou com Jamelão do Império e Careca o trio Pelé do Samba. Os três criaram a primeira ala de passo marcado da história do carnaval brasileiro, a ala “Sente o Drama”, que estreou com 42 componentes no enredo (Aquarela do Brasil), em 1964.
          Foi em 1975 que o mundo passa a escutar suas gravações através do saudoso amigo Gibi, que conseguiu lançar um disco (LP), com selo da Associação das Escolas de Samba, a gravadora era Polydor, sua música de primeiro sucesso se chama “Na beira do mar”. A trilha sonora de sua vida é a musica “O Imperador”, de 1976 cantada até hoje em seus shows. As musicas: Água no feijão, Disritmia, Dinheiro vem, dinheiro vai, Medalhas e brasões, são canções que marcam sua trajetória de sambista e compositor carioca.
          O rádio e a televisão também são meios de comunicações para apresentar sua arte e a polivalência de sambista carioca da gema.
          A trajetória como apresentador começou através da indicação de um diretor da antiga Rede OM de televisão. A CNT (Central Nacional de Televisão) me chamou a atenção pelo fato de um grupo com escolas de samba como Império Serrano, Acadêmicos do Salgueiro, Unidos do Cabuçu, Rocinha e Jacarezinho, entre outras, não terem transmissão dos desfiles. Reunindo com dirigentes da Associação, RioTur. O carnaval passa a ser televisionado a partir daí.
          Sua auto afirmação de rei do Império Serrano, lhe traz muita bagagem de conhecimento no mundo carnavalesco, convidado para ajudar algumas agremiações, Contribuiu com sua força de vontade na União da Ilha, diretor de harmonia da Acadêmicos da Rocinha,  passou também pela Acadêmicos do Cubango. Em 1995, ajudou a Unidos do Porto da Pedra a se transformar na grande escola de samba que é hoje, trazendo-a para o Rio de Janeiro.
          Na sua incansável luta para a consagração da musica brasileira, o samba.  Hoje baianas, ala de compositores, velha guarda e todos os segmentos da escola, exaltam este cidadão que é imperador verde e branco na alma.  Onde o azul foi adotado como fonte de inspiração para que a melodia junto com a bateria possa embalar a folia alegre que  nos viveremos no próximo carnaval.

Luiz Oliveira

Roteiro do desfile:

Nome da Fantasia

Nome da ala

Descrição

Responsável pela ala

Comissão de Frente: Representa o deslumbramento do orixá da justiça.
             Jorginho do Imperio é filho de Xangô! Entidade espiritual que trás para o mundo um filho que mais tarde se destaca no mundo do samba.
1° Tripé: Símbolo da Escola
   
          Esta é a alegoria de apoio. Trás o nome da escola juntamente com o símbolo. Toda bordada nas cores azul e branco.

1

Pipas

Crianças

Representando o pequenino, Antônio Carlos (Jorginho do Imperio). Em suas brincadeiras, a ala das crianças mostra a pipa brinquedo que mais gostava quando criança.

Rubens Otero

2

Cabelos brancos (baluartes)

Trás nesta ala as pessoas que amam o samba de raiz que ajudaram a fundar o GRES Império Serrano.
(Trajando roupa social de cor branca)

 

3

Jongo da Serrinha

 

O folclore popular esta presente também em sua historia.
Nesta ala vamos mostrar a importância do Jongo em sua carreira.
A Serrinha era o local onde ele começou a despertar seu interesse pela musica popular.

 

4

Musicalidade

 

Pandeiro, cavaquinho e notas musicais, já despertam seus interesses.
Mostramos nesta ala a musicalidade no inicio de sua carreira.
O Prazer de cantar e começar a trilhar os mesmos passos de seu pai, Mano Décio.

 

5

Amigo Martinho da Vila

 

Representa as pessoas que o ajudaram a conseguir um espaço no meio musical.
Martinho da Vila é um dos seus maiores ídolo, onde ao longo do tempo conquista também a amizade de Zeca Pagodinho.
Nesta ala homenagearemos os amigos de Jorginho.

 

6

Cidadão do samba

 

Esta ala representa o momento em  que Jorginho do Imperio, foi intitulado
Cidadão do Samba do Estado da Guanabara

 

7

Alma imperiana

 

Aqui destacamos o amor pelo GRES Império Serrano, as cores: verde, branco e dourado representam nossas baianas, que trazem a alma do carnaval. A alegria dos Imperianos de Madureira.

 

2° Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Medalhas e Brasões
             Com a fantasia dourada o casal representa a musica, Medalhas e Brasões, samba de 1960.

8

Água no feijão

 

Em uma panela com feijão, cantamos uma de suas musicas mais cantada. Nas rádios do Brasil. Água no Feijão que Chegou mais um.

 

9

Na beira do mar

 

Bem despojada e leve, com o brilho do sol representamos nesta ala a canção:
Na beira do mar, musica também marcada na voz de Jorginho do Império.

 

10

Dinheiro vem dinheiro vai.

 

Em cores de ouro a musica dinheiro vem, dinheiro vai, foi gravada ainda em disco de vinil, e hoje trazemos na nossa Mocidade para relembrar esta canção inesquecível.

 

1° Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Coroa imperial
            Em branco com detalhes esverdeados, homenagearemos a coroa imperiana, símbolo que Jorginho é apaixonado desde criança. O casal traz em sua fantasia a coroa do Império Serrano.

11

Fluzão, o time do coração.

Bateria

A bateria representa o time do coração que Jorginho tem pelo Fluminense

Neguetti e Dinho

12

Passista

Passistas

Nas ondas do radio Jorginho possui um programa de samba “Barracão do samba”. Nossas passistas estão representando a comunicação com o povo através das ondas sonoras

 

13

União da Ilha

 

A alegria da União da Ilha é mostrada em nosso desfile. Ilustramos aqui o momento quando Jorginho esteve presente na diretoria da agremiação.

 

14

Porto da Pedra

 

Na década de 90 a Unidos do Porto da Pedra invade a Marques de Sapucaí.
Quem esteve à frente desta vinda para o Rio de Janeiro foi Jorginho. E nesta ala fazemos a homenagem a nossa co-irmã.

 

15

Acadêmicos da Rocinha

 

Contribuiu na diretoria como Diretor de Harmonia fazendo a escola de São Conrado, galgar altos lugares. E a borboleta a ganhar fama fora do Rio de Janeiro e até  Brasil.

 

16

Acadêmicos do Cubango

 

Sua presença foi marcante nesta escola que gosta de desfilar com enredos afros. Também como diretor de carnaval, Jorginho ajuda Acadêmicos do Cubando á firmar raiz nos desfiles na cidade do Rio de Janeiro.

 

17

Velha Guarda

 

A exuberância e sabedoria trazem nesta ala da Velha Guarda maior prazer em cantar este enredo e homenagear um sambista e poeta popular, que a partir de hoje adota em seu coração verde e branco as cores azul e branco chamado Mocidade de Inhaúma.

Álvaro Albano

 

SAMBA ENREDO                                                2012
Enredo     O filho do imperador, Jorginho de todos os sambas
Compositores     Bruno, Edisom Gato, De Paula e Di Mauá

A Mocidade é alegria
Iluminada por Xangô
Protetor do filho do imperador
Glória do folclore nacional
Cultura trago nesse carnaval

Ô Jorginho desce o morro
Canta samba no asfalto
Com a ala sente o drama
Passo a passo no compasso

Nas suas trilhas bordadas
Sua mente iluminada
Linda musa inspiração
Compor enredo um partido
Uma canção melodia o povo canta
És grande sensação
Fundaram lá na Serrinha
Em Madureira a coroa imperial
Na casa da dona Eulália
Mestre Fuleiro Silas de Oliveira
E outros bambas
Pintaram de verde e branco
A bandeira do samba
Esse tricolor de coração
De azul e branco em passarela
Faz o poeta essa forte emoção

Mano Décio
Desce os dedos na viola
A raiz está presente
Hoje é parte da escola