FICHA TÉCNICA 2000

 

Carnavalesco     Paulo Menezes & J. C. Amato
Diretor de Carnaval     Walter Honorato
Diretor de Harmonia     Paulo Maurício do Nascimento
Diretor de Evolução     Paulo Maurício do Nascimento
Diretor de Bateria     Renato Marins (Mestre Thor)
Puxador de Samba Enredo     Ciganerey
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Cristiane Caldas & Marquinhos Sorriso
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Priscila & Marcio
Resp. Comissão de Frente     Ângela Salles
Resp. Ala das Baianas     Alcidey, Ana e Jorge das Baianas
Resp. Ala das Crianças     Direção de Carnaval

 

SINOPSE 2000

UM MONARCA NA FUZARCA!

Paulo Menezes e J.C. Amato

INTRODUÇÃO

                No próximo carnaval, o Paraíso do Tuiuti estará desfilando entre as escolas do Grupo de Acesso A, sendo este um dos resultados do árduo trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos dentro desta Agremiação. Sabendo das responsabilidades que teremos pela frente, tivemos a preocupação de escolher um enredo que, alem de possuir algumas afinidades com a nossa comunidade, também estivesse relacionado a nossa Historia e as comemorações que se realizarão pelos 500 anos do Descobrimento do Brasil.
                Nosso enredo será uma homenagem a D. Pedro II, o segundo e ultimo imperador do período monárquico brasileiro, nascido e criado no bairro de São Cristóvão, local da antiga residência oficial do Império e onde moraram seus pais, D. Pedro I e D. Leopoldina, fundadores do Império do Brasil, sua bisavó D. Maria I, e seus avos, Reis de Portugal, D. João VI e D. Carlota Joaquina.
                "Um Monarca na Fuzarca!" homenageara um personagem da historia brasileira que esteve muito a frente de seu tempo. Homem culto, foi grande estadista brasileiro, governou o nosso pais durante 49 anos, sendo o seu reinado um exemplo de liberdade, democracia, prosperidade, modernidade e pioneirismo.
                Nosso enredo esta dividido em cinco setores, que trataremos aqui como Fuzarcas do Imperador.

Fuzarca I - Aclamação e Coroação
Fuzarca II - O Mecenas e as Artes
Fuzarca III - O Viajante Conhece o Mundo
Fuzarca IV - A Ciência e o Progresso
Fuzarca V - O Ultimo Baile

FUZARCA I - Aclamação e Coroação

                Pedro de Alcântara, nascido em 2 de dezembro de 1825, foi aclamado Imperador aos cinco anos de idade, após a abdicação de seu pai, D. Pedro I, em 1831. Com a declaração da sua maioridade, em 1840, com apenas quatorze anos foi coroado segundo Imperador do Brasil e a partir de então este jovem monarca passou a governar a jovem nação brasileira.

FUZARCA II - O Mecenas e as Artes

                Durante este período, a sociedade brasileira refletia a simplicidade e hábitos de Sua Majestade, freqüentando saraus e teatros. A explosão cultural do Segundo Reinado foi feita a imagem e semelhança de seu mecenas. A bonança política e o entusiasmo com o crescimento econômico fez florescer em nosso pais um movimento cultural de redescoberta da nação brasileira, através de seu passado, de suas coisas e de suas cores, articulado por pintores, músicos, letrados e historiadores que, incentivados por D. Pedro II, resgatam a imagem do índio como um herói nacional, baseados na idéia do Romantismo que se espalha, então, pela Europa.
                O Imperador recebeu uma primorosa educação, assim como dispensou a ela um especial cuidado em seu governo, construindo diversos colégios e custeando, muitas vezes, com os seus recursos próprios os estudos no Brasil e no exterior de jovens artistas e cientistas, que mais tarde se destacariam como os grande expoentes da cultura brasileira.

FUZARCA III - O Viajante Conhece o Mundo

                A vontade de conhecer o mundo, de ver de perto tudo o que ficara sabendo através dos livros, leva D. Pedro II a viajar. Em três viagens pagas com seus próprios recursos, entrevistou-se com grandes chefes de Estado, cientistas, literatos, artistas e o Papa. Com isso fazia um intercâmbio cultural e artístico, trazia novas idéias e construía uma boa imagem do Brasil no exterior.
                Viajou e conheceu a Europa, Rússia, Oriente, Egito e América do Norte, participando de feiras internacionais, onde vendia nossos produtos e exportava a cultura brasileira, aproveitando também para ampliar seus conhecimentos pessoais.

FUZARCA IV - A Ciência e o Progresso

                Não só as artes obtiveram a proteção do monarca; também a ciência mereceu dele uma atenção especial. Ele era um homem de visão, empenhado no desenvolvimento e progresso do pais.
                Durante o seu governo a economia floresceu em todo o pais. O desenvolvimento de novos cultivos, como o café, o tabaco, o cacau e o algodão, possibilitaram a modernização e a intensa movimentação dos portos brasileiros. Nesse período, novos empreendimentos surgem, incentivados principalmente pelo Imperador. O pais vive uma fase de grande desenvolvimento, com o aparecimento das estradas de ferro, iluminação publica, novas industrias e bancos.
                Dom Pedro II organizou expedições cientificas pelo pais, era um estudioso de astronomia e botânica. Como homem culto, versado em línguas, artes e ciências, se interessava por todos os segmentos do saber. Sua curiosidade pelas novidades fez dele o primeiro fotografo do Brasil e o primeiro a apresentar a fotografia em uma mostra de arte.
                Em 1876, conheceu Graham Bell, inventor do telefone, e percebeu imediatamente a grande importância do novo invento, trazendo para o Brasil e mandando instalar a primeira linha telefônica entre a sede do Governo no Paço da cidade e o Palácio de São Cristóvão.
                O Brasil alem da segunda maior marinha do mundo, foi o primeiro no uso de balões para uso bélico. Nascia assim a aeronáutica.
                Durante o seu governo, a liberdade de imprensa era total e absoluta, sendo permitidas, inclusive, a propaganda republicana e as caricaturas que faziam criticas a seu governo.

FUZARCA V - O Ultimo Baile do Império

                Em 9 de novembro de 1889, Sua Majestade promove a festa mais pomposa já realizada no Império: o baile da Ilha Fiscal. O recém-construido palacete em estilo gótico, com seus preciosos vitrais, tem os seus salões decorados para abrigar milhares de convidados, entre representantes das nações amigas, integrantes do governo, políticos, altos comandantes militares e nobres da corte. A cidade fervilhou durante os dias que antecederam a festa. A confeitaria preferida da Casa Imperial foi responsável pela organização de um requintado banquete oferecido para os ilustres convidados. O que não se esperava, porem, era que aquela festa se tornasse conhecida como o ultimo baile do Império e que aquela fosse a ultima grande fuzarca de nosso Imperador.

 

SAMBA ENREDO                                                2000
Enredo     Um monarca na fuzarca
Compositores     Meia Noite, Jurandir, Gil Azeitona, Mestre Arerê, Tunico do Pandeiro, Serginho da Ilha e César Som Livre

Brilhou, brilhou, brilhou
Desde menino seu
Destino transformou
E ainda adolescente
D. Pedro é coroado
Imperador
Mecenas das artes,
Explosão cultural
Resgata a imagem do índio, que antes esquecido
Como herói nacional

Para o mundo conhecer... navegou
Nessas viagens o
Intercâmbio propagou
A boa imagem do Brasil
No exterior

Com o desenvolvimento
Da Ciência
A economia floresceu
Para o país trouxe a
Fotografia, expondo a arte
Nosso povo a conheceu
Piuí, piuí
Alô, alô, meu bem
No mar, no ar
Faço o meu vai-e-vem
No grande baile da Ilha Fiscal
A minha Escola faz seu
Carnaval

Um monarca na fuzarca
Vem a Tuiuti
Vai balançar o povo, ao
Desfilar de novo
Na Sapucaí