FICHA TÉCNICA 2007

 

Carnavalesco     Marcelo Andrade Ramos
Diretor de Carnaval     Jorge Honorato
Diretor de Harmonia     Robertinho
Diretor de Evolução     Robertinho
Diretor de Bateria     Mestre Flávio
Puxador de Samba Enredo     Alex Tuiuti
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Roberto Vinícius e Manoela
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Leonardo e Milena
Terceiro Casal de M.S. e P. B.     Leonardo Jorge e Ludmila
Resp. Comissão de Frente     Odmar Rufino
Resp. Ala das Baianas     Tia Ana
Resp. Ala das Crianças     Alessandra Cristina
Resp. Galeria da Velha Guarda     Sr. Aragão e D. Nelinha

 

SINOPSE 2007

Vamos falar de Amor
(Reedição do Samba de 1983)

Justificativa:

          Ao encerrar-se o carnaval de 2006, o presidente do GRES Paraíso do Tuiuti reuniu sua diretoria para comemorar o segundo lugar alcançado com o desfile. A felicidade só não foi maior, pois o objetivo principal, o de retornar ao Grupo de Acesso A das Escolas de Samba, não se concretizou. No entanto não adianta ficar pensando no que poderia ter dado certo, mas o importante é seguir em frente, levantar a poeira e dar a volta por cima. Foi com esse único desejo que todos saíram em busca do carnaval 2007.
          Com o objetivo de alcançar o desejo do ano anterior a agremiação decidiu acatar um desejo de sua comunidade. Num breve passeio pelas localidades do Tuiuti, o presidente ouviu diversas vozes clamando pelo resgate do passado glorioso dessa agremiação, passado que muito orgulha e que impulsiona a azul e amarelo em direção ao futuro.
          Esse resgate foi sugerido com a releitura de um dos carnavais quer mais marcaram essa importante agremiação do bairro de São Cristóvão. No carnaval de 1983, exatos 14 anos atrás, o Tuiuti apresentava na avenida o enredo “Vamos Falar de Amor” de autoria da carnavalesca Maria Augusta Rodrigues. Com um samba leve, faceiro e romântico a escola encantou a passarela e acabou virando pano de fundo para um seriado da TV Globo.
          Em março de 1983 a TV Globo exibiu o Caso Especial “Otelo de Oliveira”, inspirado na tragédia Otelo de Willian Shakespeare, e que se passava dentro da quadra do Paraíso do Tuiuti. A nossa escola azul e amarela entrava em rede nacional nos lares dos brasileiros.
          Em 2007 partiremos novamente em busca da força do amor, o amor que levou nossa escola a tantos sucessos. Confiando no amor da comunidade, no amor dos componentes e no amor dos sambistas a Paraíso do Tuiuti abre o seu coração e se permite ser flechada pelo cupido do samba.

Sinopse:

          Falar do amor, sentimento intenso que aquece a alma!
          Sentimento que faz rir, chorar, acelerar e acalmar. Ah, o amor! Sentimento que nos acompanha desde o momento de nossa formação, dentro da barriga de nossas mães. Nesse período somos cobertos de carinho e atenção. São desejos e vontades, são caprichos e manias.
          Amor sentimento divino cultuado por diversas civilizações. Em todas as épocas casos de amor transformam, unem, guerreiam. Por diversas culturas encontramos deuses que protegem e preservam esse sentimento. Na Grécia “Eros”, no Brasil “Cupido”, esse ser alado que com seu arco e flecha vai seguindo pelo mundo unindo casais. Esse ser especial que não vê diferenças, que não tem preconceitos, vai nos levar em seus vôos para conhecer um pouco da história do amor que conduzem o homem e seus ideais.
          Ao passearmos pelas civilizações e religiões encontramos diversos deuses do amor. Na Grécia além de “Eros”, Afrodite com sua beleza e sedução tem o poder de guardar e proteger o amor.
          Ao chegamos a Roma encontramos em Vênus a plenitude da beleza e da representação do amor. Suas sacerdotisas herdeiras de sua graça seduzem o amado e mantém acesa a chama da paixão.
          O povo do oriente também possui uma deusa que protege o amor: Benten é a deusa nipônica, responsável pela condução do coração dos japoneses. No Egito as pessoas também cultuavam o amor e mistificavam sua figura através da deusa Hathor.
          As religiões espalhadas pelo mundo também carregam em suas doutrinas os conceitos desse sentimento maior, o amor. Todas elas defendem ao longo de sua história o amor a si mesmo, ao próximo e a um ser superior que está lá do céu a nos olhar e proteger.
          Aqui no Brasil duas religiões são de extrema importância: A católica, trazida pelos colonizadores, e a religião africana, que se subdivide em várias nações, e que foi trazida pelos escravos.
          Nas religiões africanas encontramos na figura de Oxum a representação da deusa do amor. A mãe das águas doces, rainha da beleza, guarda consigo os mistérios desse sentimento. Já na religião católica encontramos na figura de Deus a maior representação do amor. Ele entregou aos homens o seu próprio filho em sacrifício, para que a humanidade pudesse ser salva. Seu filho seguiu disseminando sua fé e entregando o seu sagrado coração ao amor dos homens.
          Importantes personagens surgiram no mundo e tiveram a sua trajetória marcada pelo amor. Personagens reais e fictícios encantaram ainda mais o coração das pessoas. Da tragédia grega Orfeu, o poetinha brasileiro Vinícius de Moraes criou Orfeu da Conceição, e contou com traços nacionalistas a história de amor entre Orfeu e Eurídice.
          Em Minas Gerais, no tempo do Império uma escrava marcou história. Xica da Silva fez o contratador de diamantes João Fernandes se perder de amor. O nobre tirou a negra da senzala e fez dela sua rainha. A ex-escrava, que se tornou a figura mais importante do Arraial do Tijuco, deixou marcada a sua presença através de festas e banquetes. Criou sua própria corte e carregou para a eternidade a força do seu amor.
          No nordeste brasileiro um casal forte e guerreiro lutou pelos seus ideais de liberdade. Lampião e Maria Bonita percorreram com seu bando as terras do agreste e lutaram contra as forças superiores da nação. Em todas as lutas e combates o casal sempre se apresentou unido, selando assim o seu amor.
O Guarani de Carlos Gomes foi mais uma história de amor que entrou para sempre na lembrança das pessoas. O casal principal da ópera era formado por um índio e uma nobre. Peri e Ceci enfrentaram muitos obstáculos para conseguirem viver com plenitude o seu amor.
          O amor ultrapassa os limites do sentimento carnal e sexual, o amor é acima de tudo amizade, companheirismo, lealdade. Várias são as formas de amor entre homens e mulheres, pais e filhos, amigos, irmãos. Até os astros celestes são vistos com uma relação amorosa. O sol e a lua através dos tempos travam um jogo de sedução encontrando-se e afastando-se a cada aurora.
          No amor não existe espaço para preconceitos. Homens, mulheres, gays, lésbicas, negros, brancos, índios, amarelos, brasileiros, argentinos, portugueses, japoneses, americanos, católicos, evangélicos, umbandistas, espíritas, judeus, ortodoxos. Somos todos um único povo, com convicções diferentes, mas um único povo, que nos amamos.
          Todos querem amar e ser amado.
          No carnaval extravasamos nossos sentimentos, deixamos aflorar os mais íntimos desejos. Um trio eternamente enamorado segue desde a Comédia del'art italiana animando essa festa. É o pierrô apaixonado, que foi abandonado pela colombina, que fugiu com o arlequim.
          Em São Cristóvão encontra-se uma comunidade verdadeiramente apaixonada. É a comunidade do Tuiuti, apaixonada pelo pavilhão azul e amarelo da sua escola de samba. Essa comunidade a cada ano apresenta na avenida dos desfiles verdadeiras declarações de amor ao Paraíso do Tuiuti. E esse ano não será diferente. Nossos corações serão novamente tomados pelas cores desta agremiação que com todo amor entra na passarela disposta a resgatar o seu lugar de direito.
          Salve o Tuiuti!
          Salve o Amor!

Marcelo Ramos

 

SAMBA ENREDO                                                2007
Enredo     Vamos falar de amor (Reedição do Samba de 1983)
Compositores     Beto Xangô e Dentinho
Bailando eu abraço o novo mundo
Deslumbrante cenário de ilusão
Deixei o meu colo materno
Pra viver um sonho de emoção
Vou amando o dia-a-dia
No auge da minha sedução
Espero num sorriso colorido
Conquistar seu coração

Tô louco, tô louco
Cheio de amor pra dar

No céu (ô)
Brilhou uma linda estrela
Iluminando o sublime amor
E eu, amante da folia
Pra lhe conquistar trago uma flor
Estou perdidamente apaixonado
E nesse beijo quero ser seu namorado
Está no universo a maior força da razão
Até os astros trazem amor no coração

O cupido chegou
Na Sapucaí
Cantando forte e abraçando a Tuiuti