FICHA TÉCNICA 2003

 

Carnavalesco     Paulo Menezes
Diretor de Carnaval     Naval
Diretor de Harmonia     Tio Hélio e Arizinho
Diretor de Evolução     ................................................................
Diretor de Bateria     Mestre Jorjão
Puxador de Samba Enredo     Ito Melodia
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Janaína e Marquinhos Sorriso
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     Luciana Yegros
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................

 

SINOPSE 2003

Chega em seu cavalinho azul uma bruxinha boa.
A Ilha trouxe do céu Maria Clara Machado

Justificativa:

               Este é eum ano muito importante para a União da Ilha do Governador. Pois estamos voltando a sorrir e a sonhar, e para marcar este momento nada melhor que transformar o sonho e a fantasia em realidade. Pensamos assim, resolvemos que no carnaval de 2003 queríamos justamente falar de sonhos, de fantasias e, pricipalmente de esperança e para isso nada melhor que falar do maior expoente da dramaturgia infantil brasileira, que é Maria Clara Machado.
               A Ilha se veste de felicidade e transforma a Sapucaí num imenso teatro, o grande Tablado do samba, transformando seu desfile numa grande cena onde passarão os maiores e mais marcantes personagens que fizeram a felicidade de várias gerações de crianças e adultos que ali agradecem a Maria Clara Machado o direito e o prazer de sonhar.
               Sonhar como a Ilha, que traz de volta a sua alegria, sua simpatia e principalmente... sua felicidade.

Sinopse do enredo:

I – O Teatro de Bonecos

               Desde pequena Clara viveu num ambiente de inventar histórias, transformava tudo o que podia em teatro, e a cada dia era uma história diferente, pois queria a cada minuto um encontro com a liberade e a fantasia. Alimentava-se de simplicidade, de beleza e de imaginação.
               A menina Clara cresceu e mesmo assim, continuou podendo inventar suas histórias, representar, imitar pessoas e animais. Participou de grupos teatrais, viajou, e começou a conhecer o mundo. Foi aí que Clara compreendeu sua verdadeira vocação.
               Montou um palquinho e foi apresentar peças com bonecos em festas de anoversários, foi com os bonecos que aprenddeu a arte de representar e fazer sonhar, pois para eles escreveu suas primeiras peças.
               Mas isto era muito pouco pra tão grande talento. Cria, então, O Tablado, sua escola de arte, sua escola de sonhos e sua escola de vida. Ensinou aos seus alunos o amor pela arte, o amor pelo teatro. Transformou estes alunos em sua família e o Tablado em seu lar, contagiando a todos que dela se aproximavam com o seu amor pela arte.
               O sucesso veio e Clara se transformou numa grande escritora. Escreveu inúmeras peças, ganhou os mais importantes prêmios do teatro e da literatura nacional, sem jamais perder sua simplicidade.

II – A Sapucaí se tranforma no Tablado:

               E a Sapucaí se transforma num grande teatro onde veremos passar os sonhos e as fantasias de Maria Clara Machado transformadas em carnaval. Vamos entrar num mundo de faz-de-conta:

  • Fantasma com medo de gente? Só mesmo Pluft, o fantasminha criança, que se enche de coragem para salvar uma menina da ganância de um pirata e, orgulhoso, sai para conhecer o mundo!
  • Uma Bruxinha que era boa, que luta contra o seu destino por não querer fazer maldades, e sim fazer o bem e voar em sua vassorura só por prazer, desafiando toda uma trupe de bruxos maus.
  • Infeliz é quem nunca matou um dragão verde para se casar com uma linda princesa e se tornar rei, conquistando o coração da menina com apenas uma rosa
  • Histórias com o mar? Havia uma que tinha mais água que o mar, pois era mar e chuva juntos, era um dilúvio. E os bichos? Foram salvos por um bom velhinho que os colocou numa arca. Este velhinho era Noé, e era amigo de Deus.
  • Bang-bang? Faroeste? Claro que tem! Muito tiro e sequestro em Tribobó City, pois todos estão é atrás da mina de ouro!
  • O circo chegou! Mas... surpresa! O leão está morto! Quem matou o leão? Será que os palhaços sabem? Espere o espetáculo terminar!
  • Quem raptou as Cebolinhas? Só mesmo as crianças vão decobrir, e para isso é preciso se disfarçar de espantalho!
  • Voa, voa cavalinho azul, feito de sonhos e da esperança do menino Vicente, que contra tudo e todos insiste nos eu sonho e vai ao encontro dele.

               Este é o mundo de sonhos de Maria Clara Machado, o mundo que ela criou para nós. Um mundo que ela aprendeu desde cedo a criar e transformar: transformou o velho trator em máquina possante, um pangaré de fazenda em corcel alado, o pomar num bosque encantado e a mata em floresta assombrada e a realidade em sonhos e fantasias.

III – A Ilha trouxe do céu: Maria Clara Machado

               Maria Clara Machado , esta bruxinha boa, chega em seu cavalinho azul para receber os aplausos do grande público ansiosamente aguarda mais este espetáculo que ela vai nos proporcionar.
               A Ilha viaja neste sonho e se transforma no cavalinho azul, que foi o símbolo da liberdade, da esperança e da felicidade do menino Vicente e de Maria Clara e através dele, vamos voltar a ser criança e imaginar um mundo e uma União da Ilha lindos e cheios de amor.
               E você, não quer entrar no mundo de faz-de-conta e procurar a chave que abrirá a porta de sua imaginação?
               Para isso: “Feche os livros e abra os olhos“. Vai passar a sua frente um grande teatro, pegue seu lugar e participe dele.
               A União da Ilha te espera!

Paulo Menezes

 

SAMBA ENREDO                                                2003
Enredo     Chega em seu cavalinho azul uma bruxinha boa. A Ilha trouxe do céu Maria Clara Machado
Compositores

    Marcio André, Almir da Ilha, Tote, Miguel e Roxinho

Vou me vestir de alegria... Sonhar... Sonhar
Brincando nessa fantasia
No faz de conta atravesso o mar
O tablado entra em cena
E essa avenida vai se transformar
Tem magia e emoção... Tem bonecos da Ilusão.
E o fantasminha tem medo de gente
Bruxinha boa, irreverente... Que legal,
Varre a tristeza e faz meu carnaval!

Maria Clara Machado (Meu Amor)
Quero ser o seu menino
No mundo que você criou

Bye Bye Dragão (Cheguei)
Minha princesa eu agora sou seu rei
Tem bicho a bessa lá na Arca de Noé
Em Tribobó o couro como leva fé
Rolou trambique lá no circo
E quem dançou foi o leão
Cadê as cebolinhas?... Diz aí camaleão!
Que fuzuê! Que confusão!

A estrela do meu céu, vem aí
Vem no cavalinho azul, vamos aplaudir
Vem com a Ilha na maior felicidade
Vem acordar e sacudir essa cidade!