FICHA TÉCNICA 2004

 

Carnavalesco     Alberto Rodrigues
Diretor de Carnaval     ..............................................................
Diretor de Harmonia     ...............................................................
Diretor de Evolução     .............................................................
Diretor de Bateria     ................................................................
Puxador de Samba Enredo     ................................................................
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................

 

SINOPSE 2004

Não há mal que sempre dure e que uma fézinha na sorte não cure

Introdução:

          A nossa agremiação alegremente mostrará neste desfile de 2004, o jogo em suas várias facetas, onde irá apresentar em seu enredo, apresentando em vermelho, azul e branco, o que demais popular que se conhece sobre este tema.
          Em tempos de crise, nada melhor que um bom "jogo de cintura", para superar as dificuldades e com muito "jogo de pernas", nossos componentes arriscarão tudo na avenida, com garra e determinação, em busca de um objetivo comum: A Vitória.
          No conjunto nossa Escola irá mostrar seu "jogo de cena" e nesse 'logo de palavras" conclui-se que a vida é um jogo e vale o que está escrito.

Sinopse:

          Desde tempos imemoriais, o jogo de bicho acompanha o homem no seu "dia a dia".
          No princípio, o jogo era como forma de diversão e entretenimento. Com o passar do tempo, os jogos se transformaram em objeto de competição; os jogos olímpicos, oriundos da Grécia, são exemplos disso e até hoje mantém-se vivos em suas diversas modalidades esportivas.
          Na infância, conhecemos o jogo de pião, bola de gude, amarelinha, jogo da velha, etc...
          Existem jogos considerados de salão, tais como Dominó, Xadrez, Jogos de Damas, Cartas de Baralho, etc...
          O jogo tornou-se uma forma de obtenção de vantagens e de dinheiro. E chamado "jogo de azar", que faz a fortuna de uns e a ruína de outros. Joga-se por simples prazer, por incontida necessidade ou por vício incontrolável.
          Existem locais apropriados para se jogar: os cassinos onde são apresentadas várias modalidades de jogos, entre as quais a roleta, os dados, os carteados e as máquinas eletrônicas. Os cassinos mais famosos do inundo se encontram nos Estados Unidos, em Las Vegas e no Principado de Mônaco, onde está o de Monte Carlo, o maior de todos os cassinos.
          Mas nem só de jogo vivem os cassinos, há muita música, shows artísticos, danças e muita bebida.
          No Brasil o jogo é proibido por lei, no entanto o governo é o maior incentivador dele, ao explorar uma imensidão de modalidades, como loterias, Esportivas, quinas, loto, sena, raspadinhas, etc... O governo de um país vizinho já chamou o Brasil de "País da jogatina..."
          O jogo mais popular do Brasil é o "jogo do bicho” criado pelo Barão de Drumonnd, um tipo de loteria que é formada por 25(vinte e cinco) números, em que cada grupo de quatro equivale a um animal. É um jogo acessível a todas as classes sociais, pois não há nenhum limite mínimo para se jogar havendo um slogan que diz “vale o que está escrito” e a cultura popular acrescentou ao jogo do bicho a técnica dos sonhos, em que o palpite para o resultado dos sorteios está sempre relacionado aos sonhos de véspera.
          Nos meios de comunicação, mais precisamente na televisão, há exemplos de como o jogo é explorado. O empresário Silvio Santos, considerado um dos maiores banqueiros de jogo, em que oferece muitos prêmios e dinheiro, por conta de carne do Baú, grande fonte de arrecadação de impostos peio governo, sem esquecer do atual “Jogo do Milhão”, que distribui até um milhão de prêmio em barra de ouro.
          Como curiosidade, existiu também na televisão um famoso cassino que, embora o nome assim definisse não havia nenhuma exploração de jogos, o cassino do Chacrínha, apenas um programa musical com muito humor e diversão.

“Não há mal que sempre dure
No jogo da vida ou da morte
Nem a crise que perdure
 Com a fezinha na sorte”...

Alberto Chaves

 

SAMBA ENREDO                                                2004
Enredo     Não há mal que sempre dure e que uma fezinha na sorte não cure
Compositores     Albertinho, J. Giovani e J. Bahia

Na passarela, explode galera
Que o jogo vai rolar
Deixe a tristeza de lado
Arrisque na sorte
Para a vida melhorar
Joguei no tempo de criança
Amarelinha e rodei pião
Caminhando na aventura
Apostei na minha intuição

Joguei na Loto, na Raspadinha
Até na Sena eu fiz uma fezinha

O Barão de Drumonnd inventou
Um novo modo de brincar
Soltou a bicharada
Dezena, centena e milhar
E não há mal que sempre dure
Que uma fezinha não possa curar
Tá no talão, no papel, no carteado a emoção
De ouro e prata fiz o meu sonhar
A sorte na minha mão
Só falta agora o carnê
Ser sorteado na telinha da TV

A vida é um jogo
Vou jogar
Na roleta do cassino
Vou arriscar
E a União de Guaratiba
Alegremente joga a sorte na avenida