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FICHA TÉCNICA 2003 |
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Carnavalesco | Humberto Pinto e João Xuxu Doreste |
Diretor de Carnaval | Carlinhos Madureira |
Diretor de Harmonia | Nelson Fernandes |
Diretor de Evolução | Nelson Fernandes |
Diretor de Bateria | Marquinhos Mecânico, Timbira e Miquimba |
Puxador de Samba Enredo | Nandho Alegria |
Primeiro Casal de M.S. e P. B. | Wilsinho e Naira |
Segundo Casal de M.S. e P. B. | ................................................................ |
Resp. Comissão de Frente | ................................................................ |
Resp. Ala das Baianas | ................................................................ |
Resp. Ala das Crianças | ................................................................ |
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SINOPSE 2003 |
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O Folclore dos primeiros imigrantes em terra brasilis Introdução:
Fundada em 1930, a
União de Vaz Lobo, uma das escolas de samba mais tradicionais do nosso carnaval ao longo de todos esses anos também vem contribuindo para engrandecimento da nossa cultura musical. Revelando vários baluartes
no mundo do samba: destacamos em especial nossas porta-bandeiras que ao longo dos anos foram aclamadas pelo público e pelas críticas como Juju Maravilha (In Memória), Regininha e Wilma Nascimento também destacamos grandes mestres-salas que por aqui passaram: Delegado, Hélcio PV, João Baliza, Benício e muitos outros. Adelino Guerreiro e Diretoria Sinopse:
Folheando a página da história de Vaz Lobo fui buscar inspiração, navegantes do antigo continente, não sabiam que aqui, ao desembarcarem em busca de riquezas, se tornaria percussores de nossa longa retrospectiva cultural. Pelos quatro cantos, espalharam em nossas terras tupiniquins, seus costumes, cantos e danças. Tupiniquins Dos portugueses que aqui primeiro chegaram, herdamos: O fado, o vira, as cavalhadas, o reisado. Mas falaremos de uma das festas tradicionais do nordeste principalmente em Parintins, no qual dois grupos folclóricos. O Caprichoso (Azul) e o Garantido (Vermelho) se apresentam num festival de cores e luzes. Bumba–meu–boi!!! O povo nômade, provavelmente originário da Índia e imigrando em grande parte da Europa Central mais especificamente para a Espanha de onde disseminou por todo mundo, inclusive pelo Brasil. O povo que tem um código ético próprio, e que se dedica à música, vivem de artesanato, lê a sorte. De Ciganos Os negros transportados para o Brasil como mão de obra escrava, não tinham direito de cultivar sua religião, credo, cultura, nada! Tinham a luta de defesa pessoal disfarçada de dança filho legítimo da capoeira, dança de alucinação coletiva no carnaval pernambucano tem por símbolo de realeza “o guarda – chuva”, falamos do: Frevo Vem do Nordeste essa tradição mais especificamente da Bahia. Subir aquelas escadarias com vasos de plantas sobre a cabeça com flores e água de cheiro, para lavar as escadarias purificando-as. São as nossas baianas com todo respeito: A lavagem do Bonfim Fixou-se no Recife, Pernambuco, num cortejo simples que o sagrado passou para o profano, carnavalesco. A presença da rainha dá um sabor especial. Fixando – se na linha do Matriarcado, do gosto africano, é o: Maracatu no Cangaço! Os italianos vieram para substituir a mão escrava que estava desaparecendo devido às leis da Abolição da Escravatura. A dança originária da cidade de Taranto, segundo a tradição, havia uma grande aranha (Tarântula), cuja picada provocava terrível dores, para se livrar das dores a vítima tinha que dançar em ritmo animado, é a: Tarantela Trazido por músicos que tocavam nos salões da aristocracia francesa e aos poucos se integrando no repertório de compositores, surgiram então guariantes no interior do país com as: Quadrilhas Caipiras Hoje nesta Avenida vamos mais uma vez miscigenar nossas culturas, exaltar nossas raízes folclóricas que nos proporcionam sermos hoje, o país mais consagrado mundialmente na música e na dança. A tal ponto de ter o nosso carnaval considerado a maior e melhor festa áudio visual do mundo. Simbolizada em nossa bateria: “O Arlequim, o Samba”! Completando a festa na Avenida, apresentamos vários foliões que fazem parte do nosso carnaval, clubes, ruas salões, etc... Clóvis, Índios, Pierrôs, Colombinas, etc. E para exemplo de preservação da nossa cultura popular (samba), eis ai a: Velha Guarda Humberto Pinto |
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SAMBA ENREDO 2003 | |
Enredo | O Folclore dos primeiros imigrantes em terra brasilis |
Compositores | Monamir e Lúcia Regina |
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Vaz Lobo é folclore e poesia Tem folclore... Tem folclore canto e danças E cresce... Cresce varonil hoje és Brasil Obrigado... Obrigado aos imigrantes |