FICHA TÉCNICA 2009

 

Carnavalesco     Eduardo Pinho e Carlos Callado
Diretor de Carnaval     ..............................................................
Diretor de Harmonia     ...............................................................
Diretor de Evolução     .............................................................
Diretor de Bateria     ................................................................
Puxador de Samba Enredo     Sandrinho do Beco
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................
Resp. Galeria de Velha Guarda     ................................................................

 

SINOPSE 2009

Ao cair da noite, a Vaz Lobo traz trabalho

Justificativa:

          A noite é mística e revela toda sua força ao cair do luar, a sua pontencialidade tornasse ainda maior, para todos os seres que habitam os nossos pensamentos e assumem o seu papel. Mas há também os que labutam noite a fora! Como seres noctívagos por seu sustendo quer seja da forma tradicional ou de forma original. Daí a diversidade dessa magia única e esplendorosa que a noite traz, os trabalhos vão começar! E a Vaz lobo vai brilhar na passarela da folia.

Sinopse:

Abertura: Surge a Noite

          Noite uma palavra forte e que advém de muito tempo atrás mais precisamente desde a criação do universo tendo como ser maior a Deusa Nix a deusa da noite que é irmã do Caos e foi uma das primeiras criaturas a sair do vazio.
          Ela é adorada e respeitada por todos os demais deuses incluindo Zeus, como uma das maiores deidade existente. Diz à lenta que Nix aparecia envolta a um manto negro sobre um carro, sendo puxado por quatro cavalos negros e é a mãe das demais deusas e deuses existentes no universo.
          Partimos dessa deusa mitológica para contar esse enredo que transcorre todo o quarto noturno, para descrever a Vaz lobo que traz trabalho para avenida em duplo sentido da palavra. Os trabalhadores da noite são os seres noctívagos alvos do holofote da agremiação azul e rosa do bairro de Vaz Lobo. Faremos uma viagem por algumas das profissões que são executadas pelos árduos profissionais, pessoas que de um modo ou de outro se ocupam enquanto a maioria da cidade dorme o sono dos justos.

1º Setor: A Toda Hora e Momento

          Lá vêm eles os motoristas quer sejam de ônibus, quer sejam dos táxis espalhados pela cidade, exercendo suas atividades sempre nos levando de um lado para o outro a toda hora e momento. Graças aos mecânicos de plantão que mantêm a manutenção dos nossos transportes, nos ajudando a cumprir nossa carga noturna de trabalho. E o que seria de nos se não tivéssemos os médicos de plantão para nos prestarem auxilio nas horas mais inoportunas de nos sentirmos enfermos, das atenciosas enfermeiras, que não visam dificuldades em nos atender prontamente nos hospitais.

2º Setor: Noite á Fora

          A noite traz os seus perigos e mistérios e dos becos escuros podem surgir qualquer esperto, é nessas horas que surgem eles os guardas da noite os seguranças para nos aliviar do temor da escuridão e nos confortar com sensação de proteção e segurança. É também sobre esse clima de segurança e estabilidade que vemos nas madrugadas os nossos amigos garis limpando as calçadas e becos deixando, a cidade pronta para os amigos das hapear haures e dos sons nas baladas dos nossos Djs fantásticos e criativos, que nos levam ao extremo delírio da liberdade de expressão corporal. Com isso os transeuntes da noite como os profissionais do sexo pessoas que se se utilizam dos dotes que a vida lhes deu de melhor, suas sensualidades, com seus corpos esculturais, homens, mulheres, travestis e transexuais todos em busca do seu troco para tocar a vida e nessa troca quem também ganha o seu trocado honestamente são as camareiras dos hotéis da cidade que lotam de clientes carentes que são envolvidos na teia da ilusão.

3º Setor: O bom Serviço da Noite

          Nos bares o encontro com o velho e bom amigo garçom, o companheiro de sempre das horas triste e que por muitas vezes chegam até a solicitar os serviços das nossas amigas telefonistas da noite, que são os anjos das pessoas carentes.
          Já na altura da madrugada lá vêm eles produzir aquele bom aroma nas fornalhas das panificações da cidade os nossos padeiros de cada noite que nos trazem o alimento primário para nos fortalecer, enquanto pegamos o jornal com as notícias em primeira mão produzidas pelos jornalistas e que nos chega a mãos graças aos nossos amigos jornaleiros, que trabalham arduamente.
          Dessa forma a União de Vaz Lobo mostrou alguns dos profissionais dentre os diversos que labutam durante a noite.
          Já está chegando o dia e a noite foi longa, ao nascer do sol vimos quantas pessoas trabalham a noite, nos pedimos desculpas se esquecemos de algum profissional deste quarto de hora, mas saiba que foi homenageado por nós em nossos corações, e por fim, vamos deixar estes guerreiros dormirem, pois à noite tudo vai recomeçar, e nós pobres mortais vamos à luta, pois chorar pelo leite derramado não vai nos deixar mais forte ou fraco, temos que trabalhar, mesmo que seja na adversidade, pois o dia já nasceu e como uma fênix o Vaz Lobo está aí de novo para trabalhar, e dar trabalho.

Autor do enredo: Eduardo Pinho
Carnavalesco: Carlos Callado
Pesquisa e texto: Carlos Callado

 

SAMBA ENREDO                                                2009
Enredo     Ao cair da noite, a Vaz Lobo traz trabalho
Compositores     Pedrinho, Miguelzinho PQD, Robson do Cavaco e Sandrinho do Beco

Anoiteceu...
Com ela vem mistérios e magias
nesta viagem que fascina, sobre o esplendor do luar
Deusa da noite.... Deusa mãe....
faz de mim um instrumento, desse seu cantar
me envolva com esse negro manto
de trabalhos e encantos, vem me tirar da escuridão
no céu salpicado de estrelas
a Vaz lobo vai brilhar
A toda hora nesse vai e vem

Guiando o pensamento, vou a qualquer lugar
Pelas ruas não te deixo enguiçar
Se adoecer sou o remédio pra curar
Assim vou noite a fora
nesta teia de ilusão
sou passageiro do prazer, não me iludo com o que possa acontecer

A noite é uma criança
vou entrar na dança
no happy hour só vai dar eu e você
amasso a massa e faço a "massa" balançar
Alô, Alô! boas noticias vão chegar

E a Vaz Lobo traz trabalho e faz o meu mundo girar 
Explode a noite num só coração
No girar do novo dia num laço de união
Vou dar trabalho na avenida da ilusão