Yabás, senhoras do tempo, deusas
da natureza, mães dos nossos destinos
Justificativa:
Yabás
,senhoras do tempo,Deusas da Natureza,Mães dos Nossos destinos
Em uma grande alegoria,a G.R.E.S. União de Vaz Lobo,busca
exaltar as tradições africanas do culto das Yabás, porém trazidos
para os tempos atuais mostrando em linguagem didática todos os
métodos para um bem viver ecológico na terra.
Em citações onde se mostra o habitat de cada Yabás (Deusas
Africanas):
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Nanã Boruque - Os
mangues e pântanos
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Oxum - Os jogos
de búzios e os mananciais de água doce (cachoeiras e nascentes)
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Ewá - As coisas
belas e mutações da natureza, e as transformações das águas
-
Obá - Do
desencantamento amoroso, das cheias dos rios caudalosos
-
Yansã -
Tempestades, e dos raios e energia elétrica.
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Yemanjá - Rainha
dos mares e inteligência humana
Porem se
fala em dois orixás masculinos um que representa o inicio de tudo e
das comunicações “Exu” e “Oxalá” que é o fim pacífico das coisas. E
assim vem mais uma vez esta antiga agremiação,mostrando uma cultura
antiga porem atualizada em métodos didáticos para um novo bem viver
entre os seres humanos.
Este enredo também é uma grande homenagem as mulheres, que
por muito lutaram, e hoje tem um papel muito importante em nossa
sociedade, tendo em vista que o maior cargo administrativo deste
país, a presidência, está sobre as mãos de uma mulher (Dilma Roussef),
alem disto o G.R.E.S. União de Vaz Lobo desfila no dia 08 de março,
conhecido como dia internacional da mulher, então nada mais justo
falar delas mesmo que fosse por uma visão Afro-ecológica.
Introdução:
África misteriosa mãe negra, senhora de nossas raízes tribais terra dos antílopes, leões, zebras de uma vasta fauna, de lá nossos antepassados foram tirados a força porem de raça forte, estes nos deixaram de herança a luta pela liberdade e a fé na natureza, que hoje a nossa agremiação evoca, mas propriamente a força feminina que nos leva motricidade das águas e do amor.
Sinopse:
Eu sou agremiação nascida aqui no subúrbio do Rio De Janeiro, com meus 80 anos já lutei muito, já fiz muito, mesmo com poucos recursos estou aqui, muitos sambas, muitos carnavais me fiz presente, hoje vendo tantas coisas absurdas em nosso mundo, vejo sempre nos jornais, violência, aquecimento global, desordem será que isto esta certo?
Com tantos problemas assim hoje eu me faço num grande templo africano, de onde vieram minhas origens clamo ajuda aos meus componentes para que possamos juntar todas as energias positivas e encontrar uma solução aos problemas do mundo.
Yaôs, Yalorixás e ogãns estão neste ritual que veio de um tempo muito antigo, das antigas nações africanas, tradições milenares que nos remetem aos nossos antepassados,
Ao toque dos atabaques começamos o nosso ritual, que hoje evocamos toda força das Yabás, estas que simbolizam a força feminina, mães, guerreiras videntes, como mulheres são compreensivas e complacentes aos pecados do mundo, elas vão nos ensinar com suas energias o que podemos fazer para mudar.
As energias se juntam e todo povo do terreiro dança e evoca-as,porem para que nossas mensagens sejam escutadas por elas o primeiro a vir a este terreiro é o orixá Exu,o orixá da comunicação. É o guardião das aldeias, cidades, casas e do axé, das coisas que são feitas e do comportamento humano.a esfera de fogo é o inicio de tudo salve ele "Laruê"
Salupa Nanã !Mostre que em sua moradia seu reino ha vidas para serem respeitadas, donas dos mangues e manguezais,a mais velha dos
orixás nos mostra que a morte não é o fim,e sim uma transmutação,e ecologicamente falando sem mangues toda costa marinha estará perdida e
poluída,ela somente pede respeito aquele ecossistema. Ao toque do no ritmo do Ijexá vem ela "oraieieu, Oxum, yeuyeu!" Generosa e digna, Oxum é a rainha de todos os rios e cachoeiras. Vaidosa, é a mais importante entre as mulheres da cidade, a Ialodê. A dona do grande poder feminino.Oxum é a deusa mais bela e mais sensual do Candomblé. É a própria vaidade, dengosa e formosa, paciente e bondosa, mãe que amamenta e ama. Dela
também vem o jogo de búzios, que no futuro ela mostra se não tivermos os sentimentos bondosos como dela com as águas que bebemos,morreremos de sede ,viveremos em terras tão secas que não poderemos nem andar,ela nos ensinar a cuidar e não
desperdiçar as águas dos nossos mananciais. Riro! riro! Ewá é a divindade do canto, das coisas alegres e vivas. Dona de raro encanto e beleza é considerada como a Rainha das mutações, das transformações orgânicas e inorgânicas. É o Orixá que transforma a água de seu estado liquido para o gasoso, gerando nuvens e chuvas. Quando olhamos para o céu e vemos as nuvens formando, às vezes, figuras de animais, de pessoas ou objetos, não nos importamos muito. Porém, ali está Ewá, Rainha da beleza, evoluindo solta pelos céus, encantando e desenhando por cima do azul celeste da atmosfera da Terá. Ewá é também o inicio da chuva, regida por sua mãe Nanã. É a mágica da transformação. Está ligada à mutação dos animais e vegetais. Ela é o desabrochar de um botão de rosa; é a lagarta que se transforma em borboleta; é a água que vira gelo e o gelo que vira água,lembrando do descongelamento das camadas polares do planeta, pelo aquecimento global. , Ewá é aquela que vai dar cor ao seres; torná-los bonitos, vivos, estimulando a sensibilidade; a fragilidade das coisas; a transformação das células, gerando o que há de mais lindo no mundo. É a deusa da beleza; é o sentimento de prazer pelo que é belo; é o respeito pela maravilha que o mundo apresenta. A força natural Ewá é ligada também à alegria, dividindo a regência daquilo que se chama ou se tem como feliz. Está presente nas coisas e nos momentos alegres, que têm vida. É também a divindade do canto; da música; dos sons da natureza, que enchem nossos ouvidos de alegria e contentamento. Está presente no canto dos pássaros; no correr dos rios; no barulho das folhas, sopradas ao vento; na queda da chuva; no assovio dos ventos; na música interpretada por uma criança, no choro do bebê, no canto mais que sagrado da mãe Natureza. Ewá é a própria beleza. É o som que encanta. É o canto da alegria. É a transformação do mal para o bom. É a vida... Que como temos que ver e tirarmos de exemplo.
Sentimos a energia de uma guerreira, na natureza, Obá está ligada às enchentes, às cheias dos rios, às inundações. É ela quem vai reger todos esses fenômenos, sejam naturais ou provocados por erros humanos, estes erros citamos aqui, lixo nos rios, poluição e muita degradação nos campos e nas ruas onde vivemos. Seu encantamento é feito desta forma, quando um rio transborda, inundando tudo. É poderosa, sábia, madura e realista. Na vida dos seres humanos, Obá rege a desilusão amorosa, a tristeza, o sentimento de perda, o ciúme, a incapacidade do homem de ter aquilo que ama e deseja. Obá é a raiva, a solidão, a depressão, o sentimento de abandono. Obá são também a frustração do homem e da mulher, os mesmos sentimentos que a Terra tem com seus filhos, e esta Deusa mostra como exemplo, toda essa dor, essa desesperança, esse abandono, ficou com marca registrada de Obá, e tais sentimentos tem a sua regência. Quando nos sentimos traídos, abandonados, sem esperança, com raiva, frustrados em nossos objetivos, desencadeamos essa força da natureza chamada Obá, que mexe no nosso interior. E a lógica diz que Obá é a "ultima gota", que faz transbordar nossos sentimentos. Daí sua regência também nas enchentes e inundações. É um ato de excesso, de excesso, de explosão, de revolta, desencadeado por esta força cósmica. Se um rio enche e transborda, é porque não suporta mais o volume de água, deixando escapar "aquilo que já não cabe mais". Isso é Obá, essa é a sua regência, seus encantamentos, sua influência.
Obá é o desabafo: "já não suporto mais...", é a agitação do sentimento indevidamente mexido, afetado por algo ruim. Este desabafo escutou todos os dias da mãe Terra. Destruindo muitos lares, deixando muitos desabrigados, mas nós mesmos somos culpados pelo que fazemos nas margens dos rios.
Eparrey Oya assim evocamos a senhora de Matama, Deusa da espada de fogo, Dona das paixões, Iansã é a Rainha dos raios, dos ciclones, furacões, tufões, vendavais, das tempestades e das chuvas. Orixá do fogo, guerreira e poderosa, Não é muito difícil depararmo-nos com a força da Natureza denominada Iansã (ou Oyá). Convivemos com ela, diariamente. Iansã é o vento, a brisa que alivia o calor. Iansã é também o calor, a quentura, o abafamento. É o tremular dos panos, das árvores, dos cabelos. É a lava vulcânica destruidora. Ela é o fogo, o incêndio, a devastação pelas chamas. Oyá é o raio, a beleza deste fenômeno natural. É o seu poder. É a eletricidade. Iansã está presente no ato simples de acendermos uma lâmpada ou uma vela. Ela é o choque elétrico, a energia que gera o funcionamento de rádios, televisões, máquinas e outros aparelhos, porem ela lembra que temos que poupar energia, pois ela não é constante, e um dia poder ter fim depende de como usamos,a senhora mostra como exemplo varias outras maneiras alternativas de buscar a tal eletricidade que usamos todos os dias.como exemplo :energia solar,energia hidroelétrica,energia eólica etc.
A mãe de todas as cabeças esta para chegar, um cheiro de mar circula em nosso templo, ouvimos ondas é a energia que esta presente neste momento, A majestade dos mares. Senhora dos oceanos, sereia sagrada, Iemanjá é a Rainha das águas salgadas, considerada como mãe de todos os Orixás, regente absoluta dos lares, protetora da família. Chamada também como a Deusa das Pérolas, Iemanjá é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento do nascimento. Essa força da natureza também tem um papel muito importante em nossas vidas, pois é ela que vai reger nossos lares, nossas casas. É Iemanjá que vai dar o sentido de "família" a um grupo de pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto. Ela é a geradora e personalidade ao grupo formado por pai, mãe e filhos, transformando-os num grupo coeso. Assim tem que ser as pessoas que desfilam pelo meu manto rosa e azul.
Dentro do culto, numa casa de santo, Iemanjá também atua organizando e dando sentindo ao grupo, à comunidade ali reunida e transformando essa convivência num ato familiar; criando raízes e dependências; proporcionando o sentimento de irmão pra irmão em pessoas que há bem pouco tempo não se conheciam; proporcionando também o sentimento de pai para filho, ou de mãe para filho e vice-versa, nos casos do relacionamento do Babalorixás, ou Ialorixás como os Omo Orixás (filhos de Santo).
Iemanjá é a preocupação e o desejo de ver aquilo que amamos a salvo, sem problemas. É a manutenção da harmonia do lar. E com este exemplo eu União DE Vaz Lobo nunca vou acabar. Iemanjá está presente nos mares e oceanos. É a Senhora das águas salgadas mães dos peixinhos e será ela que proporcionará boa pesca nos mares, regendo os seres aquáticos e provendo o alimento vindo de seu reino. Iemanjá é a onda do mar, o maremoto, a praia em ressaca, a marola, É ela quem controla as marés, é ela quem protege a vida no mar. Que muitas vezes vimos com tanto desdenho, de seu lar vem nossa fartura e inteligência. Odoya Yemanjá!
E nosso Xirê de Yabás esta por fim e deles tiramos exemplos para vida, mas para tudo terminar bem, tem que chamar ele o senhor de tudo e da paz. Se Exu é o começo de tudo, Oxalá é o fim. Se Exu é o principio da vida, Oxalá é o principio da morte. Equilíbrio positivo do Universo é o pai da brancura, da paz, da união, da fraternidade entre os povos da Terra e do Cosmo. Pai dos Orixás é considerado o fim pacífico de todos os seres. Orixá da ventura, da compreensão, da amizade, do entendimento, do fim da confusão. É ele que vai proporcionar a paz entre os homens; é ele que vai trazer o entendimento, a compreensão, o sossego, a fraternidade, não somente entre os homens, mas também em sua relação com outras forças da natureza, pois é comum nas Casas de Santo oferecemos comidas e flores, para que Oxalá venha apaziguar uma situação de conflito, uma determinada cabeça. É ele que servirá de mediador para que haja uma solução, uma definição. Oxalá, portanto, está presente nos momentos em que a calma é estabelecida. Rege a tranqüilidade, o silêncio, a paz do ambiente. Oxalá é o equilíbrio das coisas, mantendo-as suavemente estabilizado e em posição de espera ou definição, de acordo com o caso, de acordo com a situação.
É, portanto, a organização final, da maneira mais pacífica possível.
Paz que eu, esta antiga agremiação que fiz esta viagem em minhas raízes afro, peço junto com meus componentes todos os dias e noites de nossas vidas
Xeuepababá meu pai Oxalá!
Eduardo Pinho
Bibliografia:
Roteiro do
desfile:
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1º Setor: Abertura dos trabalhos |
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Saída de Yaôs das
Yabas |
Comissão de Frente: |
No rufar dos
tambores,o salão esta lotado para este culto, que se abram as
portas que os primeiros deste culto estão por vir,de cabeças
pintadas ,catulados eles forma feitos para adorarem as entidades
femininas, cada um com a cor de sua Yabas,salvem os yaos os
iniciantes do mundo dos orixás. |
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Carro Abre Alas:
Raízes africanas no bairro de Vaz Lobo, o templo das yabás
Este é um grande templo,onde as yabas serão reverenciadas e
evocadas para que possam mudar a nossa realidade,para que este
templo fosse fiel,não se pode esquecer as savanas habitat
natural de animais,e dos antigos negros que vieram para as
Américas e tornaram-se mão de obra,e raízes de um grande
culto,que hoje passa nesta avenida. |
1º Casal de
mestre-sala e porta-bandeira: Herança Africana
Com motivos afros,mostramos toda cultura deste continente
tão distante ,porem mais perto de nós,que nem imaginamos,com sua
cultura e suas tradições. |
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Senhor da comunicação |
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Numa festa de candomblé nada se faz
sem ele,ele que leva as mensagens de nós pobres mortais para os
orixás,ele que domina o fogo, e as coisas que seduzem os homens,
desperta o libido, ele enxerga tudo e fala tudo, o certo com ele
vira erro,e faz o erro virar acerto, este é Exu,o senhor da
comunicação. |
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Yalorixás |
Baianas |
Nos terreiros de candomblé, nada é
feito sem sua ordem, ela que carrega toda tradição da áfrica em
sua historia, a grande sacerdotisa que vem neste nosso culto nos
ensinar como evocar a força das yabas, baianas de roupas
brancas, que vem nos salvar. |
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2º Setor: Reino de Nanã |
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A biodiversidade, a vegetação
rasteira |
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A quantidade de vegetação encontrada
no mangue é incalculável, esta serve de abrigo para outros
animais que de lá vivem, vãos respeitar esta vegetação rasteira
que faz parte da grande biodiversidade. |
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O mangue de Nanã |
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Mangue ou manguezal reino de Nanã,
aquela que dizem ser a senhora daqueles que já se foram, porem
neste ecossistema há muitos que vivem de lá, e de lá retiram
seus sustentos. |
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3º Setor: Futuro de Oxum |
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Futuro nos búzios de Oxum |
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E se vão muitas lendas, e vai Oxum
senhora do ouro e do jogo de búzios, este oráculo, que ela
roubou de Exu, a sua sensualidade fez dela a mais esperta das
yabás, que com seu jogo nos mostra o futuro da terra sem os
mananciais, será moradia de Iku (morte) por falta de omi (água). |
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Desperdícios das águas |
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Num planeta onde ¾ é composto de
água,porem água doce temos muito poucas reservas, e estas
reservas estamos desperdiçando,o que será do futuro assim,vamos
pensar que nosso dinheiro e nossa água não pode ir por ralo
abaixo. |
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4º Setor: Transformações de Ewa |
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Transformações do tempo de Ewa |
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Se virmos uma nuvem no céu é Ewa que
ali esta, as transformações águas ,assim como as várias viradas
do tempo,que em nome da poluição, nem a meteorologia consegue
decifrar as várias e repentinas mudanças meteorológicas. |
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Metamorfose na natureza (borboleta) |
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Já diziam, que na natureza nada se
perde tudo se transforma, o maior espetáculo estão nas coisas
mais simples da vida, coisas que nós prepotentes humanos pouco
damos conta,que tal paramos e olharmos ao nosso redor e
contemplar a natureza e suas transformações ,e uma das mas
lindas e transformações da lagarta na borboleta. |
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5º Setor: Ao som da África |
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Raízes africanas |
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Eles dançam na virada dos couros dos
atabaques, eles são os espíritos dos antigos antepassados
africanos, raízes de nossas raízes, que veios de antigas terras
e hoje fazem parte do nosso culto ecoafro. |
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Tambores africanos (Ogans) |
Bateria |
E ressoam os atabaques, os sons dos
tambores nos elevam a alma, estes homens e mulheres são os
pontos de ligação entre o céu e a terra. Ao som da percussão o
ritmo e chegam os espíritos. Que nos escutam e tentam nos
ajudar. Este som também nos eleva antigas raízes africanas de
todos nós. Salve a nossa bateria os nossos ogãs, o terreiro do
carnaval. |
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6º Setor: O mal de amor de Obá |
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Mal de amor |
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O mal de amor,o pior de todos os
males,que nunca sofreu por amor um dia,a nossa Yaba que citamos
agora chorou e sofreu por amor,pelo homem que amava foi capaz de
cortar sua orelha,porem não sendo bem interpretada perdeu aquele
que era apaixonada,muitos nas estórias e historias já perderam
seus amores,aqui que estamos no carnaval representamos o antigo
Pierrot que sempre chora pelo seu amor. |
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Lixo nas ruas |
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O desdenho que temos pelas ruas e
nosso ambiente é o mesmo que o grande amor de Obá tinha por ela,
ela senhora das enchentes, provocadas pelos meios naturais ou
provocadas pelo desequilíbrio humano, são toneladas de lixos
jogados nas ruas, lixo estes que quando cai à chuva entopem os
ralos e bueiros, não deixando as águas escoarem, e o pior disto
tudo é o que restam as varias doenças causadas por insetos e
roedores tipo as ratazanas que nos deixam de herança a
leptospirose. |
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7º Setor: Energia de Yansã |
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Energia de Oya |
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Como diria antiga canção ela é
senhora de quase toda energia, ela mostra que temos que poupar
energia elétrica para que não nos falte no futuro. |
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Fontes de energias alternativas |
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Estamos em pleno século XXI, Yansã
nos mostra as novas mais baratas fontes de energia elétricas,
fontes alternativas que não poluem o meio ambiente, e nos ensina
como poupar energia. |
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Ekédis de Oya |
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Ekédis são consideradas pelo próprio
santo como servos sagrados, tendo a função de observar os
trabalhos enquanto o Zelador (Pai no santo) ou Zeladora (Mãe no
Santo) encontra-se incorporado por uma das entidades chefes da
casa.e ainda com a energia de Oya elas vibram e nos fazem
brilhar. |
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8º Setor: As mentes de Yemanjá |
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Peixinhos |
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Como próprio nome de Yemanja em
yourubá já diz Ya=Mãe Já=peixinhos
E assim Yemanjá a grande mãe dos peixinhos que nossas
crianças vêm. |
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Razão e a emoção |
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Assim é cabeça do ser humano sempre
dividido, entre os bens financeiros e o fim dos sentimentos, é
assim a vida ainda, mas não tem como fugir, pois Yemanjá que
senhora dos pensamentos e do raciocínio, nos obriga a viver
nesta grande dualidade. |
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9º Setor: A paz esta no meio de nós |
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Paz mundial para quem tem fé. |
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O mundo está tão virado, ninguém,
mais percebe a paz, mas não podemos perder a esperança que a paz
domine de vez o planeta. |
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Senhor da paz |
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Se Exu é o começo de tudo, Oxalá é o
fim. Se Exu é o principio da vida, Oxalá é o principio da morte.
Equilíbrio positivo do Universo é o pai da brancura, da paz, da
união, da fraternidade entre os povos da Terra e do Cosmo. Pai
dos Orixás é considerado o fim pacífico de todos os seres. Orixá
da ventura, da compreensão, da amizade, do entendimento, do fim
da confusão. É ele que vai proporcionar a paz entre os homens; é
ele que vai trazer o entendimento, a compreensão, o sossego, a
fraternidade. |
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Velha Guarda (A herança da paz) |
Velha Guarda |
Hoje nossa velha guarda vem fazer uma homenagem a paz, paz esta
que nossa cidade pede encarecidamente, depois de tantos
conflitos queremos deixar aos nossos herdeiros a paz, que
buscamos todos os dias, pois só com ela vamos conseguir viver
tanto tempo. Como nosso representante da velha guarda. |
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