FICHA TÉCNICA 1995

 

Carnavalesco     Washington Luiz
Diretor de Carnaval     Orlando Oliveira
Diretor de Harmonia     Wlaudemir Gomes de Souza (Candimba)
Diretor de Evolução     Wlaudemir Gomes de Souza (Candimba)
Diretor de Bateria     Milton Rodrigues (Mestre Pelé)
Puxador de Samba Enredo     Sergio da Silva (Serginho do Porto)
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Ubirajara Claudino e Ivone Francisco Prezidio
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Reinaldo de Souza e Adriana Lisboa Matias
Resp. Comissão de Frente     Washington Luiz e Charles Nelson
Resp. Ala das Baianas     Julia de Oliveira
Resp. Ala das Crianças     Julio Cezar Domingues Duarte

 

SINOPSE 1995

Paraná - Esse estado leva a sério meu Brasil!

“Nas trovas” - Ciro Silva

Quem visita MINHA TERRA
em toda parte verá,
pelos campos, pela serra,
PINHEIROS do PARANÁ.

A paisagem mais bonita
que existe no mundo inteiro,
é aquela onde palpita
o encanto de algum PINHEIRO.

MINHA TERRA tem PINHEIROS,
nos verdes campos gerais,
os olhos que um dia os viram,
não os esquecem jamais.

No PINHEIRO, que se encerra?
Dentro dele, que haverá?
- A alma da MINHA TERRA,
Coração do PARANÁ.

Salve a TERRA DOS PINHEIROS,
cem anos independente!
Encanto dos brasileiros
Orgulho da nossa gente.

MINHA TERRA tem PINHEIROS,
que em outras partes não há.
MINHA TERRA - brasileiros!
MINHA TERRA é o PARANÁ!

Introdução:

            Assim é o Paraná!
            Um Estado com muitos mil quilômetros quadrados de emoções, onde a natureza entrecortou o litoral com lindas praias e baías, modelou os três planaltos, esculpiu Vila Velha e num momento de inspiração maior, criou as Cataratas do Iguaçu.
            Porém, não satisfeita com tamanha beleza, fez aqui o habitat da Gralha-Azul, que laboriosa, recobriu a terra com imensos pinheirais. Depois, de todas as partes do mundo, foram chegando os povos que, imitando a gralha, fecundaram os campos, recobrindo-os com o verde das plantações de café, trigo e soja...
            Nos contrafortes da Serra do Mar, rasgaram estradas como a da Graciosa e a Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba.
            Plantaram ainda, modernas e pujantes cidades como Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu, onde domando as forças das águas, construíram Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo.
            Este é o Paraná, um Estado que se tornou gigante, porém sem perder a ternura e a hospitalidade.

Enredo:

            Voa minha Escola embalando a brisa que sopra de lá... Vem nas asas da Gralha-Azul, trazendo as coisas e a gente, atravessando esta Ponte, misturando samba e fandango p’ra cantar: Paraná!...
            Traz tua história, cultura e costumes, de tantos povos que teu chão pisou. Mostra ao Rio que tu és bamba. És celeiro, não, de samba, mas do que a natureza te presenteou.
            E teu porto que leva ao mundo as riquezas de um Brasil que dá certo. É o braço forte que trabalha a terra, colhendo a certeza de um Brasil feliz.
            Terra verde dá esperança, das serras e planícies mansas, do frio que o mate aquece. Do pinheiro e do pinhão. Terra viva, de tanta beleza, de lindas cidades, de tantas cores...
            Do grito de guerra do Guerreiro Tingüi, ecoou “Coré-etuba”. Floresceu no planalto o coração dessa terra e nasceu Curitiba. De recantos, de encantos, de tantos valores. És cidade, modelo, do progresso, do zelo. Rainha das flores.
            Terra forte, da força das águas, do Iguaçu/Paraná. Dos véus, descem em cascatas, da beleza das cataratas. Da energia à luz que acende as cidades e move a vida. Terra que hoje dá vida ao meu samba, que faz a minha Ponte brilhar acendendo o coração do meu povo, ao cantar em coro o refrão: “Paraná! Esse Estado leva a sério meu Brasil!”

Do desfile:

            A Unidos da Ponte mostrará na Avenida um carnaval leve, descontraído, cuja proposta é, através do bom-humor do sambista e da “carioquice do Rio”, contar e cantar um pouco das belezas e encantos do Paraná: Esta força verde/azul/esperança que tanto sustenta esta terra chamada Brasil.

1ª Parte:

            Segundo a lenda, o Paraná - Terra dos pinheirais-, foi semeada por uma Gralha-Azul.

Lenda do pinheiro e da gralha-azul:

            Amanhecia e a Gralha sonolenta se abrigava ainda, na copa do frondoso pinheiro que lhe servia de abrigo durante as noites hibernais, quando ouvi as batidas fortes do machadeiro que derrubava sua araucária amiga.
            As machadadas ressoavam pungentes no coração da pobre Gralha, que para não ouvir a agonia do pinheiro sendo abatido, voou alto... muito alto. Foi lá, acima das nuvens, que ela ouviu a voz de Deus que, comovido com o desespero da ave, lhe deu um pinhão dizendo:
            -Volte para os pinheirais. De hoje diante você será azul e me ajudará na tarefa de reflorestar o Paraná.
            A Gralha retornou célere para a terra e em pleno vôo, qual não foi a surpresa e a alegria ao notar, onde os olhos conseguiam ver o próprio corpo, que sua plumagem tinha mudado de cor, ficando somente a cabeça preta, para lembrar-lhe que ela é um corvídeo.
            Chegando ao Paraná, pegou o pinhão que Deus lhe dera, batendo-o contra o galho, até esfarripar a casca. Uma vez descascado, cortou-o pela metade comendo a parte mais bojuda e, depositando o restante em uma cova não muito funda e mal coberta de terra, com a ponta voltada para cima, de maneira que, quando a podridão consumiu a haste, o broto já tinha germinado, nascendo um lindo pinheirinho.
            Assim fez a Gralha-Azul com semente do pinheiro que Deus lhe deu e continuou fazendo com todas as outras, cobrindo o Paraná de pinheirais.

2ª Parte:

            Paraná é o Estado síntese do Brasil, conhecido também como terra de todas as gentes, pois lá vivem descendentes de quase todas as raças do mundo, num fenômeno sociológico que deu ao Estado um mosaico de culturas, hábitos, costumes e tradições.
            Há muitos anos esses imigrantes pelas terras se fixaram e juntando-se ao índio, ao português e ao negro, formaram o povo e a cultura paranaense. Primeiro chegaram os alemães, depois os grandes contingentes poloneses, seguidos pelos italianos, ucranianos, holandeses, sírio-libaneses, suíços, ingleses, israelenses e, por último os japoneses.
            Esta miscigenação étnica fez do Paraná um Estado diferente, onde os turistas brasileiros ou estrangeiros encontram identificações próprias. A cultura desses povos esta presente em pequenos detalhes do cotidiano, desde o comportamento do povo até na arte, com artesanatos típicos e também na gastronomia. Cada etnia mantém ainda viva as tradições com a formação de grupos folclóricos, suas danças que contam a história das civilizações e que são passadas de geração em geração.

3ª Parte:

            A vocação agrícola do Estado é a produção e a exportação de grãos. Destacam-se entre seus produtos: a soja, o café, o fumo, o trigo, o milho, o algodão, a erva-mate, a cevada e o rami. Berço da civilização paranaense, Paranaguá possui um dos maiores portos, do Brasil responsável por esta exportação. É o Paraná, o celeiro do Brasil e do mundo.

4ª Parte:

            É Curitiba, a grande metrópole, capital do Estado, sem nunca ter perdido as características de cidade humana. Em cada rua, encantos que envolvem e seduzem. Como a Rua das Flores, ponto tradicional e foco dos acontecimentos da cidade, com seus cafés na calçada, prédios históricos e a Boca Maldita, lugar ideal para um bom papo. No setor histórico encontram-se edificações dos séculos XVIII e XIX que fazem do local um Verdadeiro museu ao ar livre, como as Igrejas da ordem do Rosário, a sede da Fundação Cultural, o Relógio das Flores, as Ruínas de São Francisco, etc.
            É fascinante descobrir Curitiba! São muitas praças, parques e jardins, exemplo de respeito à qualidade de vida. Impossível falar da Capital sem mencionar o Ópera de Arame-Teatro transparente, integrado à natureza exuberante do Parque das Pedreiras. E a Rua 24 horas, expressão de uma cidade que não pára.
            Completando os encantos, a cidade possui em seus arredores atrativos que são um verdadeiro convite à natureza, aos que gostam de viver em contato com ela. São paisagens fantásticas, formadas por quedas d’água que despencam em nuvens de espuma, adornadas por florestas, flores e imensas áreas gramadas. E como um eterno convite à beleza e à imaginação. Privilegiada pela natureza, Curitiba é considerada uma das mais belas cidades do mundo, conhecida também no exterior como a “Capital Ecológica do Brasil”, proporcionando aos seus habitantes um dos melhores níveis de vida do país.

5ª Parte:

            As Cataratas do Iguaçu constituem um indescritível turbilhão de água e emoção, formadas por 275 quedas com alturas variando entre 40 e 80 metros. Todo esse espetáculo e tantas outras belezas, fazem parte do Parque Nacional do Iguaçu, tombado pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade.
            É na região do extremo oeste paranaense que o homem mostra a força e a grandiosidade do seu trabalho, como em Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo, um verdadeiro desafio da capacidade humana, Ponte da Amizade, ligando o Brasil ao Paraguai, ou ainda na Ponte Tancredo Neves, unindo o Brasil à Argentina.
            Por tudo isso e por muito mais é que a Ponte se faz amizade para unir num canto verdade, tudo que a natureza proporcionou.
            Cantar Paraná é:

Cantar o amor
Cantar a alegria
Cantar a ternura
Cantar a beleza
Cantar Brasil!

Washington Luiz

 

SAMBA ENREDO                                                1995
Enredo     Paraná - Esse estado leva a sério o meu Brasil
Compositores     Wanderley Novidade, Walter Pardal e Walney Rocha
Fonte da minha inspiração (me leva)
A suave brisa me embala
A natureza, a riqueza dos teus grãos (Paraná)
É jóia rara

Voa gralha azul!
Semeia o pinhão
Os imigrantes fecundaram esse chão
Rainha das flores, musa dos amores

Curitiba, eu te quero muito mais!...

Tem fandango no samba
Barreado e chimarrão
Tem porco no rolete, "é do cacete"
É muito bom

Eu vou sambar, a muamba vai passar
Mas esse estado leva a sério o meu Brasil (Brasil, Brasil)
Lindas casas de madeira
De um povo hospitaleiro e tão gentil

Cataratas do Iguaçu
Beleza que fascina os corações
Rua das Flores, o teatro transparente
Delírio de grandes emoções

Gira carrapeta
Muita água vai rolar
A Boca Maldita falou
Força vem do Paraná