FICHA TÉCNICA 2003

 

Carnavalesco     Edgley Cunha
Diretor de Carnaval     Jorge Caduza
Diretor de Harmonia     José da Silveira
Diretor de Evolução     ................................................................
Diretor de Bateria     Mestre Flávio
Puxador de Samba Enredo     Nélio Marins
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Ubirajara e Nívea Araújo Ribeiro
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Wanderson e Cintia
Resp. Comissão de Frente     Charles Nelson
Resp. Ala das Baianas     Julia Oliveira
Resp. Ala das Crianças     Ionara

 

SINOPSE 2003

De Grahan Bell a Sérgio Mota - Um salto para a modernidade

Histórico da telefonia:

          1875 - Invenção do telefone: Na noite de 02 de junho de 1875, trabalhava Graham Bell e Watson, seu ajudante, tentando novas experiências com o telegrafo harmônico. Watson, ao puxar com mais força a corda do transmissor, emitiu um som diferente que foi ouvido por Graham Bell do outro lado da linha. Neste momento nasceu o telefone.
          Em 07 de março de 1876, foi concedida a patente, mas a data decisiva e marcante na história da telefonia é considerada 10 de março de 1876. Nesse dia é que Graham Bell fez a transmissão elétrica da primeira mensagem completa de seu invento. Graham Bell se encontrava no último andar de uma hospedaria em Boston. Seu ajudante Watson trabalhava no térreo e atendeu ao telefone, que tilintara; ouviu espantado: "- Senhor Watson, venha cá. Preciso falar-lhe"  E ele correu até o sótão de onde Graham Bell lhe havia telefonado. O invento estava pronto. Só então conseguira conduzir a sua primeira mensagem inteligível.
          25 de junho 1876 - Exposição centenária de Filadélfia: o telefone e D. Pedro II - O Reconhecimento Graham Bell participava da exposição com seu invento. O Imperador do Brasil, D.Pedro II, chegando em visita a exposição, tendo assistido há tempos uma aula de Graham Bell para surdos-mudos, que muito o impressionou, saudou o jovem professor. Isto bastou para que todos os presentes se interessassem pelo até então desconhecido inventor. Que imediatamente demonstrou ao Imperador como funcionava, seu invento: Graham  Bell estendeu um fio de um canto a outro da sala, dirigiu-se ao transmissor e pôs o Imperador na outra extremidade O silêncio era total.
          Foi um momento de grande expectativa " - Ser ou não ser eis a questão".- falou Graham Bell, sendo ouvido claramente pelo Imperador, que, assombrado exclamou: "- Meu Deus! Isto fala!". Menos de um ano depois, já estava organizada em Boston a primeira empresa telefônica do mundo,
          1877 - O telefone no Brasil - primeira instalação e primeira concessão - Poucos meses depois do acontecimento na Filadélfia, foi instalado no Rio o primeiro telefone, no Palácio de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista, hoje Museu Nacional, que se comunicava com a Fazenda de D. Pedro II em Santa Cruz. No mesmo ano foi posto a funcionar uma linha ligando a loja "O Grande Mágico", situada na Rua do Ouvidor ao Quartel do Corpo de Bombeiros. Foi também naquele ano que a repartição de telégrafos organizou no Rio um sistema de linhas telefônicas ligadas à Estação Central do Corpo de Bombeiros para avisos de incêndios.
          Muitas coisas no início da telefonia comercial são pitorescas, lembrando um Rio diferente, nesse tempo as telefonistas atendiam os assinantes com a frase: " - Número faz favor" as telefonistas mais antigas auxiliavam e socorriam as mais novas. Uma das veteranas, famosa pela memória, era Rosa Silva. Se a telefonista não soubesse o n°do assinante fechava a chave e gritava a Rosa, e perguntando o n° do telefone de "fulano de tal", se o mesmo tivesse mais de um telefone a Rosa perguntava: "- Da onde, do escritório, do trapiche ou da residência?". Lá ia a telefonista indagar ao assinante que estava esperando na linha, para depois informar: "- Rosa, é de tal lugar". Que de pronto informava o n°. Quanto tempo perdido!
          Mas que memória! Da Rosa Silva era o nosso atual 102.
          30 de dezembro de 1990 - Telefonia celular - Pioneira da telefonia no Brasil, a cidade do Rio de Janeiro foi também a 1a a dispor do sistema móvel celular, com capacidade inicial de 10.000 terminais.
          A transformação das telecomunicações brasileiras. - Na década de 90 o governo determina uma mudança radical na situação até então vigente no País abrindo caminho para a construção de um novo panorama para as telecomunicações. Missão confiada ao Ministro Sérgio Motta. Nas comunicações deu um sentido concreto à palavra modernidade. Promoveu uma revolução. Deixou um legado.
          Um dos instrumentos dessa ação é a "ANATEL", a Agência Nacional das Telecomunicações, por ele criada. Como Ministro, sempre causou controvérsias. Antigo militante de esquerda, empresário, personagem central de acontecimentos polêmicos, possuía grande alegria de viver. A morte, porém, o colheu enquanto construía sua maior obra: a reforma das telecomunicações. Mas deixando o caminho pavimentado para iniciativa privada concluí-lo, o que hoje é uma realidade, telefones fixos ou moveis a oferta é maior que a demanda. Poucos como ele possuíam tal capacidade de organizar, liderar e executar grandes ações.
          Por causa de tais atributos - e principalmente por sua determinação, que lhe valeu o apelido "o trator".

Justificativa:

          Tendo em vista que a finalidade dos desfiles carnavalescos, não é só de entretenimento, mas também de informação e conhecimento, visamos com este enredo difundir em âmbito nacional a história da telefonia, desde sua invenção até os dias atuais com toda sua modernidade e tecnologia, atuando como agente facilitador na vida do homem atual.

Edgley Cunha

Organograma do desfile:

  • Comissão de Frente: Tributo ao Pavilhão

  • Alegoria 1 (Abre-Alas): "A invenção do telefone"
    Destaques Principais: Geordânio Chaves e Ronaldo Barros.

  • Ala das Baianas: Telefonista - "Número faz favor"

  • 1° casal de Mestre Sala /Porta Bandeira: Ubirajara e Nívea

  • Bateria: O Grande Mágico - Nome da loja situada na Rua do Ouvidor, onde foi posto a
    funcionar o 1° telefone comercial no Rio.

  • Ala Poubel: Telefone - "O início"

  • Alegoria 2: O telefone e o Imperador - O reconhecimento - O imperador D. Pedro II em visita à exposição Centenária de Filadélfia reconhece o telefone como um grande invento e poucos meses depois aparecia no Rio de Janeiro o 1° telefone. Destaque Principal: Sidney Franco

  • Ala Fazenda Imperial: Fazenda Imperial - O 1° telefone foi instalado no Palácio de São Cristóvão e se comunicava diretamente com a Fazenda do Imperador em Santa Cruz.

  • Ala Corpo de Bombeiros: Corpo de Bombeiros - Uma linha direta ligava a loja O Grande Mágico ao Quartel do Corpo de Bombeiros. Foi também no mesmo ano, que a Repartição de Telégrafos organizou no Rio de Janeiro um sistema de linhas telefônicas ligadas à Estação Central de Bombeiros, para avisos de incêndios.

  • Ala Ministério das Comunicações: Ministério das Comunicações

  • Alegoria 3: "Sérgio Motta - o trator na comunicação" - Referência ao ex-ministro das comunicações Sérgio Motta (Serjão), que construiu um novo panorama para as telecomunicações. Destaque principal: Fabetty

  • Ala Corações Amigos: Sino Azul - Símbolo da extinta CTB (Companhia Telefônica Brasileira).

  • Ala Cláudia Barros: Internautas (que navegam na internet utilizando linha telefônica).

  • Ala do Haroldo: telefonia móvel.

  • 2° casal de Mestre Sala /Porta Bandeira: Anderson e Cíntia

  • Alegoria 4: A telefonia na modernidade. - Pioneira da telefonia no Brasil, a cidade do Rio de Janeiro foi também a 1a a implantar o sistema móvel celular. Destaque: Ari Lang

  • Ala Passo Marcado: Fibra ótica

  • Ala do Kadú: FAX

  • Ala Interligados: Tele-vendas - "0800"

  • Ala da Zizinha: Televendas - Classificados

  • Alegoria 5: A telecomunicação no dia a dia - A telecomunicação como serviço, lazer, auxílio e principalmente como enredo em nosso carnaval.
    Destaques principais: Flávio Mello, Cláudio Freitas e Rodrigo Leocádio.

  • Velha Guarda.

 

SAMBA ENREDO                                                2003
Enredo     De Grahan Bell a Sérgio Motta - Um salto para a modernidade
Compositores    Gugu das candongas, Ito Melodia, Jefferson, Maurício Miranda

É tempo de uma nova era
Lá vem Graham Bell com telefone na folia
Conquistando corações nas multidões no dia-a-dia
Se liga no meu carnaval
Eu sou a Ponte de emoção e de alegria
Liga Iô-Iô pra Ia-Iá
O show já vai começar
No mundo da telefonia

To be or not to be eu vou
Vou me instalar no coração do Imperador
Gira baiana girou
O telefone me encanta sim senhor

Eu vou ligar
Do grande mágico na rua do Ouvidor
Por favor, ligue depois
Quem fala é a Rosa, que era nossa 102
É a era da integração
Surge a voz da comunicação
Um salto pra modernizar
Vem do sem fio pra chegar no celular
Tem poesia, quanto emoção
Vou na onda do Serjão

Alô alô você! Que só me faz feliz
Eu vou falar pros quatro cantos deste meu país
Da terra ao espaço sideral
Eu sou  a Ponte! Estou ligada nesse carnaval

Notas:
  1. "To be or not to be" - expressão usada por Graharn Bell quando demonstrava seu invento, comunicando-se com o Imperador D. Pedro II. na exposição em Filadélfia em 1876. Oh. meu Deus. isto fala. Respondeu o Imperador.
  2. "Grande mágico" - loja onde foi instalado o primeiro telefone comercial que se comunicava com o Quartel do Bombeiros.
  3. Rosa, que era a nossa "102" - telefonista do inicio da telefonia comercial, com memória privilegiada identificava o número do telefone pelo nome do assinante.