FICHA TÉCNICA 2009

 

Carnavalesco     Comissão de Carnaval
Diretor de Carnaval     Luis Carlos Pereira
Diretor de Harmonia     Lotar
Diretor de Evolução     Lotar
Diretor de Bateria     Robson Luiz Moreira (Mestre Orelha)
Puxador de Samba Enredo     Clebinho
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Daguinho e Selma di Nira
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Bruno e Suzy Santos
Resp. Comissão de Frente     Comissão de Carnaval
Resp. Ala das Baianas     Comissão da Ala das Baianas
Resp. Ala das Crianças     Neide
Resp. Galeria de Velha Guarda     Sr. Osmar Simões

 

SINOPSE 2009

Mente sadia e corpo sadio. reciclando a consciência para um mundo melhor

Sinopse:

Consciência, homem civilizado e primata

          Conseqüências do inconsciente - atos praticados pelo indivíduo inconsciente e que se diz “civilizado”, que em seu abandono (desrespeito) pela natureza em todos os seus componentes vem destruindo os seres vivos, provocando as inúmeras calamidades que de uma só vez dizimam cidades, provocam desastres ecológicos irrecuperáveis, destroem-se em guerras inconseqüentes com componentes químicos de eterno reflexo sobre o meio ambiente em decorrência de sua ganância desmedida. Alteram o ecossistema exatamente porque são indivíduos que não se reciclam, moral e intelectualmente (educação) no sentido de que do próprio indivíduo tem que partir as ações restauradoras do universo, uma vez que a água potável começa a desaparecer, custando mais que combustível em alguns países, sem água acaba a vida, (observe-se que sob o solo brasileiro tem água potável para abastecer a Terra - Aqüífero Guarani e o maior pulmão verde sobre a terra - Amazônia).
          E de repente, como num sopro divino, percebem que os primatas (homens) e animais somente caçam quando têm fome e se respeitam em seus espaços. Sendo seu único propósito constituir seus grupos ou famílias, respeitando a natureza em todas as suas vertentes. Indignado com a situação do homem e do mundo, o Galo Guerreiro de Lucas traz o seu canto de alerta, pois é preciso acordar, é hora de reciclar o ser humano, renovar a consciência e seus ideais, despertando para a vida, transformando o homem e o mundo que vivemos. Pois, este descaso reflete no mundo, trazendo terríveis conseqüências para a natureza. As mentes poluídas pela ganância e poder, provocam a poluição dos rios e mares, a contaminação da terra, das plantações, e o ar respirável cada vez mais envenenado. É como se o planeta fosse atacado por um monstro que destrói tudo o que toca. Assim, pergunta-se quem na verdade é o primata. Se é o homem da caverna ou o homem de hoje. Quem destrói, porque destrói? Falta somente que o homem se conscientize. É hora de acordar, salvar as matas, rios e mares. A água é a dona da terra, dona da vida. Homem da pedra em evolução até chegar ao homo sapiens e este regride as cavernas em face do seu comportamento destruidor na sociedade, lutam pela ganância representado por uma mulher - roupas ou máscaras que trocam, com representação do homem em evolução (Darwin) carro e comissão de frente.

Reciclagem da consciência

          Fase em que o indivíduo “descobre” que é fundamental que este olhe e veja, de forma educada e consciente que somente partindo de seus próprios atos poderá a civilização ter outra forma e equilíbrio, através do respeito à natureza e conseqüentemente a si próprio. É óbvio, pois, o único animal “racional” segundo seus próprios entendimentos, é o próprio homem que pode reverter este quadro, este é o mesmo que continua “evoluindo” em suas descobertas científicas alardeando curas dos males que ele próprio criou, porém, não fala em tempo algum de sua própria cura. Nesta fase, com uma poção mágica, acende-se a luz do entendimento e do respeito a natureza, ocasião em que as mãos de todos os povos e raças se entrelaçam no mesmo sentido; o de salvar a Terra e todos os seus componentes (forças da natureza, água, sol, verde, etc.), tendo por base a reciclagem ou reaproveitamento dos indivíduos que se confessam doentes em seus atos contra a natureza, e à partir daí, se conscientizam, e reagem, e obstinadamente, procuram salvar a Terra utilizando-se do que sobrou da sua imensurável ganância (reciclagem material), e inteligências intuídas encontram as soluções óbvias dentro de sua própria consciência para a salvação da humanidade, ou seja, falta somente amor e respeito em todos os sentidos, aqui engloba-se a consciência no trânsito e dos saudosos carnavais (pierrôs, colombinas e arlequins). Alerta, mais amor e mais humor.
          Assim, o astral superior iluminando através da intuição a mente dos homens de bem, faz buscar soluções dentro de sua própria consciência para a salvação da humanidade, que se refletem nos esforços dos ecologistas de todo o mundo, que pedem maior controle sobre as indústrias poluidoras, maior atenção sobre os materiais de difícil dissolução na natureza que podem ser reciclados e reaproveitados, ou transformados em arte, e fazer valer as leis relativas a legislação ambiental, preservando toda natureza. Na tentativa de consertar o que foi feito, cientistas benfeitores buscam melhorias tanto para o homem, como para a natureza, através de estudos do DNA, buscando cura para as doenças e enfermidades, aperfeiçoando técnicas de purificação e limpeza do meio ambiente, buscando uma vida saudável, valorizando o esporte, que tem a principal função de unir os povos em competições sadias. Alerta ao mundo, mais saúde, mais amor, mais humor.

Consciência (Mens sana in corpore sano - Mente sadia em corpo sadio)

          O homem “descobre” finalmente, que se estiver com a mente sadia, certamente também terá seu corpo sadio, e a partir daí assa a “curtir” a natureza, diversificando todo seu prazer e lazer, e sorriem felizes porque já conseguem olhar para o céu, beber água e banhar-se, amar, unir povos e religiões no mesmo projeto de um planeta sadio. Os povos de cultura mais primitiva ensinam a importância elementar de serem os guardiões da terra (índios) em seus entendimentos simplistas sobre a natureza, aqui enblobam-se os negros em seus entendimentos sobre a criação do mundo, suas forças e poderes como guerreiros (guardiões) da natureza. Enfim, uma vez que o homem está consciente da importância da natureza preservada, que sua mente está reciclada para um novo planeta harmônico e inteligível entre povos e unidos, encontram a felicidade e o equilíbrio uma vez que o planeta está salvo.

 

SAMBA ENREDO                                                2009
Enredo     Mente sadia e corpo sadio. reciclando a consciência para um mundo melhor
Compositores     Luis Carlos (Merendinha), Leozinho, Marquinho, Marcelo Cachaça e Anderson Xinen
Lucas dá um grito de alerta
É preciso se conscientizar
O que a “mão de Deus” criou...
O homem não pode dizimar

A nossa atmosfera precisa respirar
Tanta fumaça, gases à nos sufocar...
Água dona da terra
O que é do mar um dia ele vem buscar

O homem movido à ganância
Esqueceu que a tolerância pode acabar
“Aquecimento global” já é real, o alerta no planeta é geral
Estão destruindo a natureza

É preciso reciclar a humanidade
S.O.S. educação
Quando a mente não pensa
Padece o corpo e o coração

Vamos dar as mãos...
É hora de acabar com o preconceito
Cadê a união dos saudosos carnavais
Pierrôs e colombinas nos salões

A mente sadia o mundo modifica
Unindo povos e religiões
Com um toque de magia a paz se irradia
E o amor reina nos corações

Canta meu galo guerreiro, faz o povo acordar
É preciso preservar
Respeitar a natureza é questão de inteligência
Vamos agir com consciência