FICHA TÉCNICA 2003

 

Carnavalesco     Leonardo Soares
Diretor de Carnaval     ..............................................................
Diretor de Harmonia     ...............................................................
Diretor de Evolução     .............................................................
Diretor de Bateria     ................................................................
Puxador de Samba Enredo     ................................................................
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................

 

SINOPSE 2003

No sonho do carnaval, o mangue virou paraíso, e o Manguinhos afirma: o futuro é aqui

Introdução:

          No ano de 2003, a Unidos de Manguinhos vem homenagear nada mais nada menos que a sua comunidade. Mostrando que as dificuldades podem ser superadas com "Esperança", "Amor" e "Paz".
          Usaremos como base para o desenvolvimento do nosso enredo as cores do pavilhão de nossa Escola: Verde, Rosa e Branco. Para isso dividiremos nosso enredo em 3 setores:

  • Setor Verde: "A Esperança"

  • Setor Rosa: "O Amor"

  • Setor Branco: "A Paz - O sonho do carnaval"

Sinopse:

Setor Verde: "A Esperança"

          Os manguezais da Baia de Guanabara estendiam-se preguiçosamente até os pés da colina. O silêncio só era quebrado pêlos gritos das gaivotas e pelo eventual barulho dos remos de canoas batendo n'água. A Estrada de Ferro do Norte ( que em 1886 passou a ser chamada de Estrada de Ferro da Leopoldina ) já cruzava a serena região, conhecida como "Fazenda de Manguinhos", que recebeu este nome por estar situada em uma área de mangue constantemente invadida pelas marés.
          O ano era 1886 e a então capital federal, já castigada por sucessivos surtos e epidemias de febre amarela e varíola, via-se agora ameaçada pela peste bubônica que acabara de entrar no país pelo Porto de Santos.
          E através de um pesadelo... começaremos nosso sonho!
          Foi então que... o Barão de Pedro Afonso conseguiu da prefeitura a cessão da velha fazenda de Manguinhos para nela instalar o Instituto Soroterápico Federal. Faltava porém quem soubesse produzir soros e vacinas contra a peste que se alastrava. O Barão escreveu ao Instituto Pasteur, em Paris, pedindo lhe que enviasse uni técnico francês. A resposta veio logo... eis que surge o grande responsável pelo surgimento de nossa comunidade... nascido a 05 de Agosto de 1872
em São Luís de Paraitinga, São Paulo, o jovem médico Oswaldo Cruz era o primeiro brasileiro a estudar no Instituto Pasteur. Tinha especializado-se em bacteriologia e acabara de voltar ao país.
          No dia 25 de Maio de 1900, inaugurava-se em Manguinhos o Instituto Soroterápico Federal. Em 1903, após de uma série de desentendimentos com o Barão de Pedro Afonso, Oswaldo cruz tornou-se diretor-geral do Instituto e fez de Manguinhos a sua base de atuação. E começou sua batalha em prol da saúde pública. Em 1908 o Instituto Soroterápico Federal passou a ser chamado de Instituto Oswaldo Cruz (atual Fundação Oswaldo Cruz). Começaram os loteamentos residenciais e a ocupação da região, os funcionários do Instituto não tinham condições de arcar com os custos de transportes e construíram suas casas na área conhecida hoje corno Parque Oswaldo Cruz (Amorim, comunidade mais antiga do complexo de Manguinhos).
          Com abertura das ruas Carlos Chagas e Leopoldo Bulhões (antiga Rio - Petrópolis) em 1941, houve a ocupação entre os Rios Faria Timbó e Jacaré, conhecida hoje como Parque Carlos Chagas (Varginha ).
          Nas décadas de 50 e 60, o processo de ocupação de Manguinhos aumentou e surgiram o Parque João Goulart, Vila Turismo, CHP-2 (Democráticos e Cabo Verde) e Vila União, resultado da política Carlos Lacerda.
          A Vila São Pedro que data de 1983, e a comunidade agrícola de Higienópolis de 1990, são as mais distantes das demais e ocuparam a área que pertencia ao Abrigo do Cristo Redentor.
          No início da década de 90 são construídos os conjuntos habitacionais Nelson Mandela e Samora Machel, assentamento promovido pela prefeitura das famílias desabrigadas pelas enchentes de 1988. A comunidade Mandela de Pedra é a mais recente tendo surgido a partir de 1995, nos limites com os conjuntos habitacionais.
          E assim está formado o complexo de Manguinhos, que nos inspira pelo futebol, o peão do menino, a roda das meninas, as festas, os bailes, a "esperança" de ser uma comunidade movida pelo "Amor" e pela "Paz".

Setor Rosa: "O Amor"

          Existem pessoas que lutam para de alguma maneira melhorar a vida da comunidade, como foi o caso de Oswaldo Cruz, pessoas que com um pouquinho ou muito amor exercem atividades de cultura, esporte e informação. A parceria samba-futebol é a mais antiga no complexo. Os times do complexo se organizam em torneios prestigiados pelas comunidades. Hoje é bem verdade que outras atividades se destacam como a atuação de grupos "Afro", que trazem para a comunidade um pouco da cultura africana, povo que tanto ajudou no desenvolvimento cultural e religioso, não só da comunidade de Manguinhos como de todo o Brasil. Também destacamos a presença da Associação Cultural Tranças & Picaretas que há quase vinte anos abrilhanta as festas juninas do Rio de Janeiro, levando os jovens da comunidade a conhecer um pouco da cultura popular brasileira, e até mesmo ajudando no desenvolvimento sócio-cultural desses jovens, simplesmente dançando quadrilha nas noites de São João.
          Devemos também ressaltar a presença da Refinaria de Manguinhos e da Empresa de Correios e Telégrafos, que em nosso enredo será responsável em mandar uma carta para o futuro, pedindo que os sonhos dos moradores da comunidade tornem-se realidade. Homenagearemos também a Empresa Brasileira de Telecomunicações, que em nosso enredo nos emprestará a fibra óptica que será o meio de transporte que conduzirá o Complexo de Manguinhos ao futuro.
          Não poderíamos deixar de levar nessa viagem o maior orgulho da comunidade... Fundada em 23 de Abril de 1964, o orgulho da comunidade, o Grémio Recreativo Escola de Samba Unidos de Manguinhos irá participar com muito samba e alegria de nossa viagem...

Setor Branco: "A Paz - O Sonho do Carnaval"

          E no sonho do carnaval o Mangue vira paraíso... e "sonhando", usaremos toda "esperança" que Oswaldo Cruz nos deixou, o "amor" que os moradores da comunidade têm pelo seu lar, e faremos do Complexo de Manguinhos uma mágica cidade do futuro. Fundaremos a República Federativa de Manguinhos... Onde o lema será a "paz", a bandeira verde, rosa e branca e o povo poderá afirmar que : o futuro é aqui !
          E enfim a esperança, o amor e paz transformam o sonho era realidade... invocamos as forças divinas para que do céu envie o anjo iluminado Oswaldo Cruz, para que da mesma maneira que ele foi o grande responsável pelo surgimento da nossa comunidade ele conduza com maestria a evolução de nossa República... E no paraíso Manguinhos a vida seja plena de paz, amor e esperança. Esperamos que esse sonho estenda-se por todo o Brasil, e que a esperança, o amor e a paz espalhem-se por toda nossa Pátria Mãe Gentil!

Leonardo Soares

 

SAMBA ENREDO                                                2003
Enredo

    No sonho do carnaval, o mangue virou paraíso, e o Manguinhos afirma: o futuro é aqui

Compositores     Bizuca, Marcelo Clone, Jeovane e Gilson Bernini

Do Mangue invadido por marés
Nasce o nome do lugar...Manguinhos
A ferrovia já cruzava a região
Quando Oswaldo Cruz criou a fundação
Aí começou a ocupação do nosso chão
Do Amorim á Mandela dePedra

Terra boa de gente Bamba
Festa junina, futebol
E muito samba

Cultura, esporte e lazer
No dia a dia da comunidade
Que trabalha com amor
Pra vencer... Dificuldades
Crianças a brincar e sonhar
Um dia melhor vai chegar
Refianria e telecomunicações
Em nossa República
Abrem caminho pra evolução
E a Unidos de Manguinhos
É o orgulho da população

Esperança Amor e Paz
Faz do sonho...Realidade
Manguinhos o futuro é aqui
Meu paraíso de felicidade