FICHA TÉCNICA 2011

 

Carnavalesco     Diângelo Fernandes
Diretor de Carnaval     Henrique César
Diretor de Harmonia     João V. Silva
Diretor de Evolução     João V. Silva
Diretor de Bateria     Denilson Duarte (Dudu Jacaré)
Puxador de Samba Enredo     W. Franco
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Carlinhos Twister e Dayane
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Yuri e Cléinha
Terceiro Casal de M.S. e P. B.     Emerson e Andressa
Resp. Comissão de Frente     Adilson Lourenço
Resp. Ala das Baianas     Lúcia A. Santiago
Resp. Ala das Crianças     Cintia Cristina Dias
Resp. Galeria de Velha Guarda     Sr. Martins

 

SINOPSE 2011

Carnaval, folia, Manguinhos, eterna magia

Justificativa:

          “Excelência deste palco iluminado, sou criativo por natureza, sou brasileiro, carioca, apaixonado por esta festa chamada carnaval”. Da cidade chamada de maravilhosa, que canta, samba, e é feliz;
          Festa esta que de grandeza igual não há; tá aí o nosso carnaval; bailes, blocos, cordões e com grandes escolas de samba; o melhor e maior carnaval do mundo uma grande realidade, muitos não achavam que iria ser tornar o maior espetáculo do planeta, mas demos a volta por cima e se organizamos.
          Sou sambista, sou vida, sou emoção, passado de muitas gloriosas e recordações, da Praça Onze berço do samba á avenida seja ela Marquês de Sapucaí e/ou Intendente Magalhães, sou folião, do sonho a grandes construções; Do concreto frio nasce o desfile apoteótico da emoção;
          Com sorriso estampado no rosto faço o rabugento virar um eterno folião, arrebato corações. Na magia que existe nas mãos dos artistas riscos são transformados em desenhos que nascem no papel e que logo viram pinturas, idéias que brotam da ilusão dos artistas, donos de sonhos que nos fazem viajar, conhecer, acreditar em suas adoráveis loucuras.
          Que transformam o lixo no luxo, seres vivos em estátuas e vice-versa, faz fluir nossa imaginação. Fruto das criações das mentes dos magos, mágicos, gênios de estilos diversos, tropicalistas modernistas, barroco ou high tech. Seres iluminados que dão assim formas aos sonhos, a vida ao futuro, imagem guardadas para sempre em nossas memórias.
          Hoje sou folião o centro das atenções, sou José, sou Maria, sou João, sou do povo, do novo rico ou do velho pobre, rei ou mendigo, mascarado posso ser o que quiser ter a vida que pedi a deus por alguns dias, dias de liberdade, para expressar meus sentimentos, este de alegria e euforia que mesmo proibido não deixo de brilhar.
          Está chegando a hora, toca a sirene, o coração bate mais forte, esta na boca, começa então a disputa de bandeiras, o rufar das baterias ditam o ritmo, cenário a desfilar... Meu Deus! Momentos inesquecíveis, um ano de trabalho muitos laços de união hoje sou o eterno folião, único de emoção sem igual, da descoberta do amor a consagração do mito, da superação das dificuldades ao grito preso na garganta, doido pra soltar sou campeão.

“O rei mandô, Cair dentro da folia Eh lá vou eu...”.
                           (União da Ilha do Governador – 1989)

          Assim diz a letra do samba que contagiam a todos até os dias de hoje... E é no Reino encantado da folia que a G.R.E.S. Unidos de Manguinhos nos levará visitar uma fábrica de carnaval onde os sonhos viram realidades através de seres muitos especiais.

Sinopse:

          É Através do portal mágico, que chegamos a este mundo encantado, com uma “Cidade Maravilhosa”, cidade esta que marcou sua identidade, de um jeito inigualável, cidade de seres muitos especiais, lutadores por natureza. Personagens encantadores: arlequins, colombinas, pierrôs, entre outros símbolos emblemáticos desta fantasia; e que recebem todos que chegam para visitar a mágica cidade.
          De repente, pedem passagem. Mas quem passa? Um rei, uma rainha, sendo seguidos por súditos que representa bem a alegria desta cidade. No Mundo da folia, plebeus transformam-se em personagens especiais do reino encantado.
          E na Praça Principal, celeiro de bambas o palco está armado para expressões de muitos grupos uns mais tradicionais do que outros, mas como tudo é fantasia se misturam formando uma só alma. E assim sendo abençoada pela “Mãe Protetora” que recebem todos em seu terreiro com muito axé.
          Continuando nossa viagem seguindo um grupo de músicos que nos guia através de um som inconfundível, de ritmo quente e cadenciado. Sendo acompanhados por lindas Damas que a todo tempo são cortejadas por seres com ar malandreado; Assim chegamos à sede central deste extraordinário lugar. A Fábrica do Carnaval.
          Aqui a luz brilha mais forte em meio a uma magia envolvente. Tudo se transforma em fascínio. E com grande intensidade, cada um dos visitantes tem sua imagem e seu som levados para todas as partes e também para diversos lugares do mundo através de um sistema mágico de rádio e TV. Através de seres encantados da comunicação. O encantamento torna-se mais intenso. Os meios tecnológicos do lugar avançam em direção a um futuro promissor, onde tudo é belo, é fantasia é a magia da comunicação universal.
          Na Fábrica do Carnaval todos são muitos unidos, trabalhando como formiguinhas, cada um faz sua parte neste imenso universo pois as engrenagens não podem parar. Marceneiros, costureiras, arquitetos, pintores, serralheiro entre outros. Este lugar é marcado por criaturas e criações iluminadas, que saem do papel transformando sonho em realidade. Nesse ambiente são produzidos alegrias, sonhos e felicidades, além de produtos preciosos que irão ilustrar e compor uma das maiores expressões culturais da cidade: O carnaval Carioca. Que aqui viaja pelo mundo inteiro como em um sonho encantado, por isso todos que trabalham neste lugar são como estrelas cadentes. Estrelas essas que vem do céu, para fazer parte deste mundo de eterna beleza e magia.
          Todos investem em novos produtos, pois tudo na fábrica é feito com muito amor, seriedade e com grande rigorosidade em sua avaliação. Pois a cada momento estamos sendo julgados por seres especiais conhecedores de todos os esforços.
          Mas chega a hora da despedida. Magos surgem conduzindo todos até o pátio de saída.
          Lá, todos são surpreendidos por uma fascinante parada apoteótica: pavilhões tremulam formando um grande e agitado oceano multicolorido; uma alegoria fenomenal traz uma homenagem a todos os grandes idealizadores desta fantástica fábrica, que, cercado pela magia do carnaval da vida e forma aos sonhos de todos nós.
          Fecham-se os portões, e, lá dentro, o trabalho recomeça. A Fábrica dos Sonhos é alegria, é luz, é brilho, é fascinação, é paz! É o palácio da felicidade universal. É um gigantesco empreendimento coletivo que mobiliza o trabalho, o coração, a inspiração de vários artistas ao longo do ano inteiro.
          A cada ano, criam-se inovações, porque uma nova força de criatividade nasce em cada um dos membros desse maravilhoso mundo encantado: diretores, funcionários, comunidade e seres que sempre estão preservando a verdadeira essência da Fábrica do carnaval. Tudo isso cria uma nova energia e novos produtos que serão expostos, em 2012, na próxima abertura para visitação à Fábrica do carnaval, numa fantástica viagem ao Mundo da Folia.
          E é assim que o GRES UNIDOS DE MANGUINHOS vem lhe convidar para esta inesquecível viagem ao maravilhoso Mundo da Folia na Fantástica Fábrica do CARNAVAL...

Diângelo Fernandes

Roteiro do desfile:

Nome da Fantasia Nome da ala Descrição Responsável pela ala
1° Setor: Saudosos Carnavais

Comissão de frente: Personagens eternos da folia

1 hoje sou o rei desta folia Kkreco   Marcelo Aguiar
2 grandes bailes ala mirim   Cintia Dias
3 Saudosos carnavais Embalo Certo   Marcos Paulo
4 Praça Onze celeiro de bambas Com Muito Amor   Adriana Silva
5 Mães do samba Baianas   Lucia Santiago
2° Setor: Comunicação universal
6 O som da folia Quero Mais   Uara Nunes
7 Damas e malandros Passistas   Fernanda Santos
8 Patrocinadores do samba Bateria   Denilson Duarte
9 Imprensa na folia Sai Todo Ano   Patricia Duque
3° Setor: Construção do sonho
10 Neurônios dos magos Unidos Venceremos   Margareth Bras
11 As cores da magia Vem Quem Tem   Maria Vitória
12 O luxo do lixo Eternamente   Maria Cristina
13 Construtores da folia Eu quero é mais   Edinéia Souza
14 Hoje sou a estrela Ti encontro mais tarde   Regina Timoteo
15 Eu sou o samba Bloco do Bizuca (Compositores)   Henrique Cesar
16 O passado a ti pertence Velha Guarda   Sr Martins

 

 

SAMBA ENREDO                                                2011
Enredo     Carnaval, folia, Manguinhos, eterna magia
Compositores     Leozinho Nunes e Léo Percussa
Vou atravessar o portal da fantasia...
Com pierrôs e colombinas,
Hoje sou o rei nesta folia.
Lindas recordações, dos tempos antigos,
No celeiro de bambas.
Axé minha mãe baiana,
Ilumine o meu samba!
“Pelo telefone”, surge o som.
Com malandragem conquistei seu coração

A bateria vai te arrepiar!
Se segura o “bicho vai pegar”
Virei notícia, sou assunto mundial,
Com o brilho do meu carnaval

Do fundo do ”lixo”, o luxo criei.
Com o DNA a galera encantei...
Brincando com as cores da imaginação,
O verde, rosa e branco do meu pavilhão.
Vou construindo o “sonho” na fábrica da emoção.
Neste palco sou a estrela, sonhando em ser campeão

A sirene tocou vamos desfilar,
Com felicidade...
Bato no peito, Manguinhos eu sou!
Com a força da comunidade