FICHA TÉCNICA 2012

 

Carnavalesco     Diângelo Fernandes
Diretor de Carnaval     Marquinhos da Mangueira
Diretor de Harmonia     Antonio Britto
Diretor de Evolução     Antonio Britto
Diretor de Bateria     Denilson Duarte (Dudu Jacaré)
Puxador de Samba Enredo     W. Franco
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Fernanda de Araujo e Jackson Senhorinho
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Cris Alves e Denis Diogo
Terceiro Casal de M.S. e P. B.     Ingrid Alves e Iago
Resp. Comissão de Frente     Adilson Lourenço
Resp. Ala das Baianas     Lúcia A. Santiago
Resp. Ala das Crianças     Cintia Cristina Dias
Resp. Galeria de Velha Guarda     Sr. Martins

 

SINOPSE 2012

Manguinhos canta: mulheres mangueirenses, orgulho da comunidade, orgulho da nação...

Justificativa:

          Este enredo é uma homenagem a todas as mulheres que ao longo dos anos fizeram e fazem a história de uma das comunidades mais importantes de nossa cidade e do nosso País, lutando sempre em prol de seus ideais; Que acreditam ser verdadeiros, e acabam sofrendo por abnegação... Mulher está Índia, negra, branca, santa ou pecadora, valente ou vilã, rica ou pobre, famosa ou anônima, elas nos ajudaram e ajudam até hoje a entender melhor o que é o amor por uma comunidade, por uma escola de samba, escola esta chamada de G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira, amor por uma nação.
          De quantos ingredientes são feitas as vidas dessas mulheres que trazem em si o “Germe da Vida” e enfrentam muitas vezes sozinhas, a dor e a morte. Algumas, de vida singular e outras que ficaram registradas na história desta nação. Anônimas ou não, cuidam de seus pequenos universos, provedoras de bem-estar e afeto, mas que deixam marcas para sempre em nossas vidas e em nossa sociedade.
          Na Comunidade, no morro entre becos e vielas ou no asfalto, nas rodas da alta sociedade, no ontem, nos dias de hoje, no Samba, no mundo das artes expressões da sua forma de amar e em geral, sobretudo parte do reconhecimento e defensoras das causas femininas. Bendita és tu mulheres da nação verde e rosa, da nação brasileira. O G.R.E.S. Unidos de Manguinhos vem fazer uma composição poética a vocês deusas, obra prima do criador. Mulheres; Não apenas às celebridades, mas aquelas que têm a coragem de serem simplesmente mulheres. Amor, coragem, luxúria, crueldade, paixão, sabedoria... Tantas palavras a dizer... Que se resumem em Mulheres Mangueirenses...

Sinopse:

Abertura: A criação da essência feminina

          Em todos os mitos de criação do Universo se encontra a essência do feminino. Nos mitos platônicos da criação, a passividade feminina é um fato: a mãe é o receptáculo de todas as coisas criadas e visíveis e não há de ser chamada terra, fogo, ar ou água. Podemos referir que quanto mais se caminha à frente no tempo, mais se destaca a importância do feminino. E fez-se a luz, o céu, a terra, a água e a natureza chamada de “Mãe”. Beleza incontestável do Senhor da Criação. E do verbo nasceu o homem para comandar a evolução. Mas faltava algo.
          E da sua sabedoria divina, Deus de uma costela do homem criou a mulher. Obra prima do criador que aos seus olhos encantou. E ela então ao recém criado mundo veio com a sua meiguice e beleza. A grande obra de Deus coroar.

1° Setor: Mulher fonte de luz e paz para o país

          Mulher ser que ilumina e encanta o nosso mundo. Que vem ocupar um papel importante em nossa trajetória: O fio condutor e assim surgiu o exemplo feminino a ser seguida, a Mãe das Mães, a Mãe guardiã do Mundo.
          O tempo passou. O nosso país mudou. Mulheres: Índias, negras, brancas, escravas ou nobres, valentes e vilãs, que em sua trajetória fizeram história: que nos ajudam a entender o Brasil de ontem, de hoje e do amanhã.
          A mulher cresceu, evoluiu, desbravou o mundo, tomou novos rumos. Fez o bem, fez o mal - Experimentou, Criou, Descobriu, E com isso o mundo e o Brasil evoluíram. Vários anos se passaram. Muitas valorosas mulheres por aqui reinaram. Bravas guerreiras dos tempos de luta. Mulheres especiais fizeram cada dia mais presente. Não importando a raça, opção sexual, militância, religião ou condição, pois de seus ventres abençoados foram gerados homens e mulheres que deveriam todos ser irmãos e assim por dizer da sua tão merecida essência.

2° Setor: Mulheres criadoras da arte de uma nação

          No início elas queriam justiça, igualdade, liberdade e independência. Cada qual com suas armas e seus ideais, construíram a idéia de comunidade e participaram da fundação de uma nação. Mulheres fiéis, mulheres responsáveis, mulheres servis. Todas elas com as suas devidas importâncias e deixando de lado a sua insegurança partiram pra luta, a fim de conquistarem o seu lugar, não se importando com a discriminação, pois somente o que lhes importava era o amor a sua nação, a conquista da liberdade.
          Cada uma do seu jeito e na sua época, elas reviram os costumes, enfrentaram as conseqüências, derrubaram preconceitos e assim abriram caminho para as nossas conquistas. Mulheres que servem de exemplo e modelo não só para as outras, mas para todo ser humano que não perdeu a esperança e a capacidade de sonhar. Tais quais guerreira da nação Mangueirense. Deixando de lado a segurança de antes, um a um foram derrubando as barreiras. Sempre tentando ao seu jeito fazer predominar os seus conceitos e ideais.
          Num mundo dominado por costumes conservadores, munidas de talentos, intuição e carisma. Vencendo pela capacidade e não pela força; pela sensibilidade e não pela imposição. No palco, na música, nas telas, nas letras, diante das Câmeras e no esporte, elas deram asas à sua criatividade, seduzindo multidões. Mulheres cantoras, mulheres atletas, mulheres letradas, mulheres poetisas, todas dominando sua emoção. Pelas conquistas do coração e fazendo da comunidade Mangueirense o orgulho da nação.

3° Setor: Benditas és tu mulher que dá samba...

          Desde suas origens, o papel delas é preponderante. Sob a aparência de fragilidade e submissão, sempre estiveram por trás das grandes decisões e vitórias que marcaram a história do nosso carnaval. Mulheres que dominou o todo, mulheres que fazem parte de um tudo, mulheres que fazem parte de nossas vidas, mulheres que sem a sua presença. Não saberíamos como viver, pois além de nos darem a vida é parte importante de nosso envelhecer.
          A luta pelo reconhecimento da causa feminina teve como fruto a constatação de que as verdadeiras heroínas são aquelas que têm coragem de serem simplesmente mulheres. De dentro de seus lares ou nos postos de trabalho, direta ou indiretamente, elas continuam participando das mudanças desta grande comunidade, mães, tias, avós, professoras, chefes, amigas, namoradas, companheiras. Quem não tem em sua vida um momento inesquecível marcado por uma mulher? As mulheres sempre deram mais vida a comunidade da G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira e a Unidos de Manguinhos só ajudou a dar mais brilho a vida destas mulheres. Mulher, mulher, mulher! É você a criatura mais nobre, és tu a criatura mais meiga, és tu a sublime criação a verdadeira obra prima, que veio e devagar cativaste este sofrido coração. Mulher não há no mundo nada que se compare a beleza interna, tu meiga e nobre Mulher!
          E é assim que o G.R.E.S. Unidos de Manguinhos vem lhes convidar para esta inesquecível Homenagem ao maravilhoso Mundo da Mulher Mangueirense...

Diangelo Fernandes

Roteiro do desfile:

Nome da Fantasia Nome da ala Descrição Responsável pela ala
Abertura: A criação da essência feminina

          Deus ao completar sua grande obra viu que estava faltando algo; Assim em um momento sublime criou este ser tão especial entre todos, coroando assim sua criação.

Comissão de Frente: A essência feminina
           A comissão de frente fará uma apresentação mostrando todo charme e beleza da essência feminina do “ser”, reverenciando as deusas da fertilidade em todos seus encantos.

2° Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Deuses da fertilidade
          Com o dom e a missão de povoar a terra mulher e o homem seres especiais e racionais, se completam numa união de beleza e harmonia e assim procriando e gerando vidas.
1 Natureza mãe das mães, mães do mundo. Baianas

As baianas vêm representando a maior de todas as mães; a mãe natureza. Pois mãe não tem limite, é tempo sem hora,  luz que não apaga quando sopra o vento, chuva que desaba em veludo escondido na pele enrugada, água pura, ar puro. Mãe Natureza e seus elementos fundamentais; Mulher grande protetora do planeta.

Lúcia A. Santiago

1° Tripé (Abre-Alas): Manguinhos e Mangueira com muito amor

1° Setor: Mulher ser de luz e paz para o país

          O primeiro Setor é uma homenagem a todas as mulheres que com seus ideais e objetivos conquistaram o seu espaço, estes sempre unidos pelas cores verde e rosa que representam as cores dos pavilhões da G.R.E.S. Unidos de Manguinhos e do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira, que estão presentes em todos os corações.

2

As Cores da Vida

 

A ala representa as mulheres que sejam elas heterossexuais ou gays, tal qual não importam suas opções sexuais, mulher sempre mulher.

 
3

Não importa sua raça

 

Esta ala faz uma homenagem a todas as raças sem descriminação pela cor de sua pele e ou raça.

 
4

Militante quem? Eu!

 

Esta ala é uma homenagem a todas as mulheres que fizeram ou fazem da política seu ideal; mostrando que mulher também sabe fazer política. De esquerda ou de direita, comunistas ou socialistas estão sempre presentes nas mais importantes decisões da nação.

 
5

Na riqueza ou na pobreza.

 

É uma questão de honra homenagear a mulher que sendo rica ou sendo pobre, o que importa é ter a mangueira no coração. Qual seu tesouro destes as mais ricas até as mais pobres são de se admirar, pois todas são sempre valiosas.

 

Alegoria 1: No Asfalto ou na comunidade vou conquistando o mundo quebrando barreiras, pois sou Mangueirense e sou guerreira.
           A alegoria representa o universo feminino das mulheres Mangueirense tanto no asfalto ou nas comunidades vão conquistando seu espaço quebrando todos os tipos de barreiras e preconceitos, pois Mangueirense é Mangueirense.

2° Setor: Mulheres criadoras da arte de uma nação

          O Segundo setor é uma homenagem a todas as mulheres Mangueirense que se destacaram entre tantas outras em vários setores de nossa sociedade levando varias formas de artes para as comunidades, assim elevando o nome da nação Mangueirense, no esporte, na música, na arte em geral, mulheres mantenedoras de um futuro promissor.

6

A arte do meu ofício

 

Esta ala representa todas as artistas famosas ou anônimas que fizeram deste oficio uma maneira de declarar seu amor pela nação mangueirense.

 
7

As letras de uma vida

 

Uma homenagem a educação, informação e outros registros elaborados pelas mulheres mangueirense de para que no futuro todos tenham conhecimento por  esta nação.

 
8

 
A arte em cenas

 

Teatro, Tv, cinema entre outras formas de expressão mulheres Mangueirense que levam a alta estima e toda emoção de uma nação através destas artes.

 
9

Com esportes tem mais saúde

 

Uma homenagem a uma das criações mais importante para a nação mangueirense que é a vila olimpica da mangueira; que foi idealizada por uma grande mangueirense “tia alice”. Para mostrar como o esporte pode formar ótimos cidadãos e é um exemplo de força e saúde. E hoje importa e exportar atletas e jogadores para os clubes de toda nação brasileira e exterior.

 
10

A música que conduz sua vida

 

Esta é uma dupla homenagem a todas aquelas que com sua alegria faz musicalidade com o amor que sente por esta nação e aos grandes sambas enredos da gres estação primeira de mangueira.

 
3° Setor: Bentidas és tu Mulher que dá samba...

          O Terceiro setor é uma homenagem a todas as mulheres que são Mangueirenses de coração fazendo parte da comunidade ou não. Mulheres Mangueirenses de corpo e alma famosas e anônimas, que esperam o dia especial de colocar a sua fantasia e poder gritar bem alto eu sou Mangueirense e assim se destacando entre tantas outras sambistas de nossa nação brasileira.

1° Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Meu coração é verde e rosa
           Com a missão de elevar o pavilhão o nosso casal faz uma homenagem a todas aquelas portas bandeira e portas estandarte que passaram pela G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira.
11

No ritmo do coração...

Bateria

A bateria vem homenagear o ritmo que todas as Mangueirenses reconhece ao longe e que com sua marcação no ritmo do coração conquista a todas, é assim os malandros da bateria surdo 1.

Denilson Duarte
12

Eu sou o samba...

Passistas

A ala de passistas é uma homenagem a todas as sambistas que viajam o mundo levando o gingado da mulher Mangueirense com todo seu charme e glamour são as nossas militantes do samba.

 
13

Saudosos Carnavais...

 

A magia do carnaval é verde e rosa, quem não lembra dos grandes ranchos e sociedades, hoje grandes escolas de samba esta  ala faz uma homenagem aos grandes carnavais da nação verde e rosa; entre bloco e cordões que com sua união formaram a majestosa G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira.

 
14

Meus amores... Minhas paixões...

 

Esta ala faz uma singela homenagem aos mais queridos clubes de futebol de nossa cidade pois ser Mangueirense é também ser flamenguista, vascaína, tricolor e botafoguense.

 
15

A benção minha madrinha...

 

A ala das baianinhas faz uma homenagem ao batizado do G.R.E.S. Unidos de Manguinhos pelo G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira.

 

3° Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Axé Mangueira do Amanhã
          O nosso casal mirim vem saudando a querida escola mirim G.R.C.E.S.M. Mangueira do Amanhã.

16 Sementes o futuro de uma nação Crianças

A ala mirim da G.R.E.S. Unidos de Manguinhos faz uma justa homenagem ao G.R.C.E.S.M. Mangueira do Amanhã, que criado por outra ilustre Mangueirense; Assim formando para o futuro da nação verde e rosa crianças sambistas de futuro promissor usando a formula: educação + disciplina = nação mais feliz.

Cintia Cristina Dias

2° Tripé: Os bons frutos
 
          O Tripé é o símbolo de resistência, força e garra das mulheres Mangueirense, mulheres estas que fortes que nem o tronco da mangueira que há de nos dar bons frutos, pois sua raiz é de mulheres de muita fibra.

17

Seresteiros do amor

Compositores

Uma homenagem a todas as compositoras verde e rosa de coração e de alma compõe o amor e a beleza desta nação.

 
18

A sabedoria de vida

Velha Guarda

A velha guarda faz uma homenagem a todas as Manguerirense que de uma forma ou de outra em toda sua vida elevaram o nome desta nação e que são referência para nova geração.

Sr Martins

 

SAMBA ENREDO                                                2012
Enredo     Manguinhos canta: mulheres mangueirenses, orgulho da comunidade, orgulho da nação...
Compositores     Carlinhos Danoninho, Pablo Lima e FM Pinto

Deusa dos meus versos
Faz nosso mundo sonhar
Obra prima do universo
No céu, na terra e no mar
Negras, brancas e valentes
Que encantam nossa canção
Fizeram histórias... Feliz trajetória
É fonte de inspiração

Na Mangueira eu encontrei guerreiras
Derrubaram mil tabus, barreiras
Deram cores a felicidade
Palmas para a comunidade

Linda, a luz que guia a bandeira da paz
Pinta com sua arte nossos ideais
Glória pela luta
No esporte a emoção
Orgulho de uma nação
Minha heroína
Vem ilumina o meu sonhar
Viva a minha sina
Que é poder te amar, amar

Benditas és tu mulher que dá samba
Manguinhos se encanta, acende a paixão
O amor te abraça, semente da raça
E mora com graça no meu coração