FICHA TÉCNICA 2012

 

Carnavalesco     Wilsinho Mendes, Wallacy Vinicyos e Reyla Ravache
Diretor de Carnaval     Cícero Costa
Diretor de Harmonia     Rosendo
Diretor de Evolução     Paulo Neves
Diretor de Bateria     Oscar de Lima Filho (Mestre Dinho)
Puxador de Samba Enredo     Igor Vianna
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Paulo César da Costa (PC) e Helaine Fernanda Antônio Bispo (Elaine)
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Vinícius Henrique Antunes Silva e Larissa Muniz Pinto
Resp. Comissão de Frente     Carlos Antonio Teixeira Motta (Carlos Motta)
Resp. Ala das Baianas     Tia Jussara
Resp. Ala das Crianças     Irlan Simonaci e Tonicão
Resp. Galeria de Velha Guarda     Selma Ventura Rodrigues

 

SINOPSE 2012

Arte - Um universo fascinante

“Toda a arte é expressão de qualquer fenômeno psíquico. A arte, portanto, consiste na adequação, tão exata quanto caiba na competência artística do autor, da expressão à coisa que quer exprimir. De onde se deduz que todos os estilos são admissíveis, e que não há estilo simples nem complexo, nem estilo estranho nem vulgar.”
                                                                                  Fernando Pessoa

Justificativa:

          A Arte faz parte da cultura do homem desde tempo mais antigo até a época atual. A arte é uma forma de ver, sentir, ouvir, pensar é capaz de conectá-lo ao seu íntimo, seus desejos, medos, tristezas, alegrias, amores, ela também é o resultado da imaginação humana por meio da arte conhecemos nosso passado, varias correntes de pensamentos ela retrata o homem e o mundo o tempo e o espaço.
          A Arte expressa o que não podemos falar diretamente, seja em palavras em uma letra de música, poesia ou uma peça de teatro, uma crítica á sociedade, uma história de amor ou uma história de vida, seja um quadro, uma escultura até mesmo um acessório artesanal. A Arte desperta a criatividade, estimula a mente, registra histórias, momentos marcantes, mantém gravado para sempre acontecimentos que muitos não presenciaram, mas através dela, poderão sentir de alguma forma.
A arte é a eterna novidade do mundo, a arte imita a vida, mas a vida seria perfeita se imitasse a arte, porque o segredo da vida estar na arte.

Sinopse:

          A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, a fotografia, o teatro, a dança, a arquitetura, a literatura, a pintura, passando pelos gregos arcaicos, pelas leis romanas na arte, pelo  poder mágico da arte e todos os "ismos" que se seguiram , ingressando na virtualidade da nossa época, debatendo-se com a globalização, a verdadeira arte jamais se escravizará a códigos e será sempre inovadora e capaz de falar do seu tempo.
          Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). Atualmente alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra. O artista preciso da arte e da técnica para se comunicar.
          O homem cria a arte como meio de vida, para que o mundo saiba o que pensa, para divulgar as suas crenças (ou as de outros), para estimular e distrair a si mesmo e aos outros, para explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas.
          A arte é uma expressão do sentir humano transformado em símbolos, não convencionais, que não necessariamente precisarão levar o observador a significados conceituais, pois, antes de qualquer coisa, a arte deve ser sentida e não pensada.
          Encontraremos arte desde a humanidade remota até nossos dias e, certamente, a encontraremos amanhã, pela simples necessidade de expressão artística, em todos os climas, em todas as geografias e em todas as idades.
          Naturalmente fatores históricos e sociais modelam os tipos de arte, porém, desde a arte pura do homem paleolítico, um dos períodos mais fascinantes da história humana é a Pré-História. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita, a principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada é o naturalismo. O artista  pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava. Atualmente, a explicação mais aceita é que essa arte era realizada por caçadores, e que fazia parte do processo de magia por meio do qual procurava-se interferir na captura de animais, ou seja, o pintor-caçador do Paleolítico supunha ter poder sobre o animal desde que possuísse a sua imagem.
          A arte, nos seus mais diversos tipos de expressão transgredirá o estilo preponderante de cada época e falará ao sentimento humano ainda que este se encontre vazio e sem forma.
          O produzir artístico nasce de uma observação apurada que tanto pode ser dirigida para os aspectos externos quanto internos de algum fator, guiada pelos conceitos de beleza que se formaram da vivência do artista. Sendo assim, ao fazer ARTE o artista não pensa, o artista sente. Pensar seria a barreira entre a observação e a ilusão.

Wilsinho Mendes, Wallacy Vinicyos e Reyla Ravache

 

SAMBA ENREDO                                                2012
Enredo     Arte - Um universo fascinante
Compositores     Jorginho Medeiros, Marcelo Maninho, Walace Harmonia, Wilton Reis e Flavinho Bento

A arte de imaginar, sentir, criar
Faz o homem evoluir
Primitiva criação naturalismo dom
Da pré-história até aqui
A escrita desperta o artista milenar
Herança dos povos, cultura
O mundo vai se iluminar

Chegou a Unidos
Valente guerreira
Inspirando o artesão
Do barro a prata
Da lata ao ouro
Pisando forte nesse chão

Arte...
Arquitetura, inspiração
Literatura na canção
Regendo a sinfonia popular
Meu barracão oficina da alegria
Bordando a mão alegorias
Eu sou a arte que a vida ensinou
Aquarela o teatro o cinema
Tecnologia em cena
Um carnaval pra seduzir o seu olhar

Pode aplaudir!
O show vai começar
Está na tela a arte de sambar
Vermelho e branco, eterna paixão