FICHA TÉCNICA 2006

 

Carnavalesco     Sergio Marcelo
Diretor de Carnaval     ..............................................................
Diretor de Harmonia     ...............................................................
Diretor de Evolução     .............................................................
Diretor de Bateria     ................................................................
Puxador de Samba Enredo     Português
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     ................................................................
Resp. Ala das Baianas     ................................................................
Resp. Ala das Crianças     ................................................................

 

SINOPSE 2006

Que comédia é essa?

A Comédia

          Gênero, sobretudo teatral e também cinematográfico, destinado a procurar o riso dos espectadores ou leitores , mostrando situações, ridículas, personagens excêntricas ou costumes sociais satirizadores.
          A origem da comédia está baseado em ritos da Grécia Antiga onde durante os festivais em honra ao Deus Dionísio , celebraram o período de retorno da fertilidade.
          As festas Dionisíacas eram festas também do vinho e de sua colheita. Embora se conservasse o caráter orgíaco, sacrificava-se um Animal. Eram festejados em março e tinham caráter artístico como cantos, danças e representações de cenas da vida dos Deuses. Dessas Representações surgiram à tragédia e a comédia.
          Em Roma celebravam-se os bacanais que tinham cunho religioso e em homenagem ao Deus Baco. Entretanto a comédia como gênero teatral puro , praticamente desapareceu, predominando a tragi comédia ou a comicidade acerca de obras dramáticas vindo assim até o Renascimento ou a Renascença, período da História Européia entre o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna que se caracterizou por profundas transformações na vida econômica , social e política , religiosa e cultural onde ainda se imitava os modelos romanos que influenciou a Comédia Dell’arte Italiana com seus Arlequins, Pierrôs e Colombinas que trouxeram uma comédia mais popular e menos clássica com características nacionais praticadas por espanhóis e elisabetanos autores do período da Rainha Elisabeth. Neste período na França Molierre destacou-se como autor de comédia de costume que é uma forma de comédia que ridiculariza os Usos e costumes de uma classe social ou de um grupo social.
          Há também na mesma época as máscaras que era um entretenimento dramático popular do séc XVII na corte inglesa onde membros da aristocracia freqüentemente se juntavam aos atores que em regra usava máscaras . Daí o nome Baile de Máscaras. Surgiu também a Comédia Humana , a Comédia de Idéias e a Comédia Romântica. Já a Comédia Pastelão, gênero que no cinema mudo teve Charles Chaplin com seu personagem imortal o Carlitos e a Comédia Surrealista dos irmãos Marx no início do século XX trouxeram risos as faces do público e ainda arrancaram sorrisos nossos.O Circo dos artistas mambembes de Carequinha e Arrelia. A Chanchada é um gênero de comédia tipicamente Brasileiro com Oscarito, Mazaropi, Grande Otelo e Derci Gonçalves.
          Nos dias de hoje temos todas as formas de comédia sendo praticada sob olhares diferentes de autores, e é na Comédia Política onde a hipocrisia que deriva da palavra grega que significa simulação do ator, onde pessoa deriva de PERSONA que tem um significado etimológico na palavra máscara e onde PRESTÍGIO , também do latim , quer dizer impostara. Esses três termos são centrais na representação política e em resumo pode se afirmar que um HIPÓCRITA (político) ganha forma ou poder criando ilusões que nada mais é que a representação da comédia e é neste cenário que convivem a arte dramática da comédia e a arte Política que vivemos nos dias de hoje. Dias de cuecas, mensalões e pizzas para todos assistirem. Eo palhaço que é ? Serão os atores da cena política ou é o povo que assiste imparcial?

Sergio Marcelo

 

SAMBA ENREDO                                                2006
Enredo     Que comédia é essa?
Compositores     Celso Martins, Meia Noite, Samuel , Jorge Veruga, Marcelo Bagulhão e Edinho do Parque São Luiz
Foi pela procura de um sorriso
Que o teatro nasceu
Dando origem a comédia
Assim a trajetória se deu ...

O circo dos artistas mambembes
Foi a maior atração
Tirando sorrisos e aplausos
Num baile de máscara e ilusão

A comédia ainda não parou
Na política nada se mudou
E o verdadeiro palhaço, quem será?
O Carlitos ou povo sofredor

Eu vou morrer de rir
Mas eu vou morrer de rir
Pensa que passa batido
A CPI esta aí

O drama das máscaras
Que cada um prefere usar
Vale tudo pra se escapar
Hoje a platéia reclama
O povo sofrido de novo a votar

Eu sou a Vila eu sou, amor
E nesse embalo eu tô que tô
Quero cultura e esperança verdadeira
Eu faço parte da comédia brasileira