FICHA TÉCNICA 2002

 

Carnavalesco     Eduardo Gonçalves
Diretor de Carnaval     Serginho da Flack
Diretor de Harmonia     Tob e Vani
Diretor de Evolução     Tob e Vani
Diretor de Bateria     Marcos A. da Silva (Mestre Marquinhos Rato)
Puxador de Samba Enredo     Joelson Ribeiro
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Hugo Luiz Cesario dos Santos e Danielle Daynne Cardial Santos Rohr
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ??? & Michelle Carine Lima
Resp. Comissão de Frente     Vani
Resp. Ala das Baianas     Marcos Ernane H. da Silva (Marcos das Baianas)
Resp. Ala das Crianças     Marina dos Santos Silva

 

SINOPSE 2002

Jacarezinho e Daniel Azulay brincando nos 25 anos da Turma do Lambe-Lambe

Introdução

Biografia:

              Quem já foi criança, com certeza, não se esquece de Daniel Azulay, nesses últimos 25 anos, a Turma do Lambe-Lambe tem sido uma grata presença nas nossas casas através da televisão, de revistas, discos, e outros artigos que encantam até hoje nossas crianças, Daniel Azulay, é um artista completo, carioca nascido em 30 de maio de 1947, tem uma filha Paloma, é casado há 18 anos com Elizabeth Larrat de Azulay. Desenhista, premiado no exterior, músico com quatro LP`s e CD`s gravados, um mestre identificado com todas as crianças de todo Brasil, direcionou sua arte para estimular a imaginação infantil ensinando técnicas de desenho, pintura, dobraduras com papel (Origami), e confecção de brinquedos feitos com materiais reciclados sendo o pioneiro neste tipo de trabalho incentivando a imaginação infantil e se preocupando também com a reciclagem destes materiais para a preservação da nossa natureza.
              Premiado na Grécia ( 1975 ), na exposição internacional de caricaturas em Atenas com sua charge contra o autoritarismo e o fascismo, charge esta, que só foi publicada no Brasil 10 anos depois em um livro do professor Darcy Ribeiro "Aos Trancos e Barrancos" (capítulo- o golpe de 64), devido a força da representação contra todo tipo de opressão, sua publicação foi impedida na época pelo então governo militar.
              Viajou pelo oriente médio e teve os seus cartuns publicados nos Estados Unidos, sendo o primeiro artista brasileiro admitido no National Cartoonists Society, convidado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, desenhou selos, carimbos e aerogramas de natal, divulgando a imagem do Brasil no exterior, ilustrou a produção gráfica e artística para os congressos da ASTA realizados pela EMBRATUR. Personalidade do Ano Internacional da Criança, foi convidado pelo governo americano para representar o Brasil no International Symposium of Books and Broadcasting for Children.               Promoveu o Prêmio de Literatura Infantil na Dinamarca sendo ainda recebido pelas crianças dinamarquesas que traziam a bandeira brasileira na Legoland em Billund.
              Na década de 80, consolidou-se na televisão brasileira (TVE / Band) , com shows por todo Brasil com um marketing de vários lançamentos da Turma do Lambe-Lambe, livros de histórias, revistas em quadrinhos, álbuns de figurinhas, bonecos, brinquedos e roupas.
Dedica-se ainda a produção independente de TV e de home-vídeos para toda América Latina. Sua versão da estória de Chapeuzinho Vermelho, foi exibido no Disney Channel de Miami e foi presenteado pelo próprio Daniel Azulay à princesa Anne da Inglaterra em 1987.
              Desenvolve seu projeto de "oficina de desenho" e se lança na produção de micros e vídeo-games em um evento pioneiro na América Latina. Como pintor realiza exposições com obras adquiridas por vários colecionadores e empresas.
              Em 2000, recebe o prêmio "Voluntário do Ano", na categoria artista. "Sempre encarei meu trabalho de forma lúdica e solidária para com os menos favorecidos: os que não têm o que comer, os que não sabem o que é auto-estima e perderam a fé na vida. Recuperar o interesse dessas pessoas para uma atividade construtiva e de capacitação profissional através da arte é mais do que gratificante" – disse Daniel Azulay na época do prêmio. O esforço que realiza com um programa dedicado às crianças, é complementado com o trabalho voluntário que presta para as Aldeias SOS, instituição que assiste a população carente no brasil e no exterior. Ele também realizou trabalhos e campanhas sociais para a UNICEF; Campanha Ação Contra a Fome (Betinho IBase); McDonald`s (McDia Feliz); Movimento Sorrio; Fundação S. Martinho; Hospital Miguel Couto; Hemorio; Hospital do Câncer/ INCA e Instituto Padre Severino.
              O trabalho de Daniel Azulay têm como prioridade o incentivo da criatividade das nossas crianças, a eterna preocupação com a preservação da natureza e o sonho de patriotismo com a criação de personagens genuinamente brasileiros. Consolida a expansão de várias unidades do curso no Rio de Janeiro da sua "Oficina de desenho Daniel Azulay"
              Para 2002, prepara a festa de comemoração dos 25 anos da Turma do Lambe-Lambe, que será também o tema da homenagem do G.R.E.S. Unidos do Jacarezinho no próximo carnaval!!
Agora que vocês já conhecem a minha biografia.
              Vamos conhecer a sinopse do enredo, e fiuu...,
              Algodão doce pra vocês !!!

 

Desenvolvimento:

Setor 01 "o circo e Daniel Azulay na televisão" em 2002, a Turma do Lambe-Lambe, criada por Daniel Azulay, comemora os seus 25 anos, sabendo disso o Jacarezinho símbolo do G.R.E.S. Unidos do Jacarezinho sempre criança, embarca nesta deliciosa aventura de diversão e arte.
              Começaremos o nosso enredo mostrando um pouco da magia do circo, que sempre encantou a criançada!! Algumas pessoas pensam que a vida no circo é fácil. Quá, quá, e quá!! Fácil é assistir ao show do picadeiro e se deixar envolver pelo encantamento e pura emoção de um dos maiores espetáculos da terra!!
              Daniel Azulay quando criança se encantou de tal maneira com o circo, que dedicou a sua vida toda a preservar e a difundir este grandioso espetáculo de magia! O circo esta presente em muitos dos personagens que Daniel criou. Figuras do mundo circense como o palhaço Carequinha, inspiram ainda a imaginação de Daniel Azulay, é neste início de desfile que palhaços, equilibristas, malabaristas, pernas-de-pau, cospidores de fogo, e outros personagens do universo do circo, apresentarão o enredo.

"Lá vem, lá vem, lá vem...
O circo! ..."
"uma vida inteira
Era tudo que eu queria
Andar na corda bamba
Nesta vida todo mundo anda ..."
"o circo de lona
Vai deixar a cidade
No meu olhar distante
Brilha a milha saudade"
              ("O Circo" - Daniel Azulay)

              Ainda neste primeiro setor, aparece logo no abre- alas uma enorme televisão e o programa de Daniel Azulay, acontecendo uma perfeita harmonia entre o circo e a TV!!
              "Olá amiguinhos, alô alô, turma de casa!!"
              Assim Daniel começava o seu programa todos os dias na TV, onde todas as crianças e alguns adultos aprendiam a desenhar, pintar, formar esculturas de bichos com dobraduras de papel (origami), e ainda cantava muitas de suas músicas dos seus CD`s gravados!

"... Corre, corre, corre,
C
urriola, corre, corre,
Vem chegando o
Algodão doce, algodão doce ..."
"... Bate o sino, o que é
Que trouxe,
Algodão doce, algodão doce,
Roda, roda, roda, bicicleta,
Bicicleta, roda, roda,
Desfazendo
O algodão doce
Que o tempo levou."
              ("ALGODÃO DOCE - Daniel Azulay)

              Daniel Azulay, já é um visitante permanente em muitas casas, toda essa brincadeira, no entanto, é um trabalho muito sério de quem faz o que gosta e vai fundo. Mas quem é este criador-personagem que passa o dia todo rindo e se diz o "único brasileiro pago para brincar em serviço".
Daniel Azulay, é desenhista, músico, poeta, escritor, bacharel em direito, vários discos e CD`s gravados, livros editados, criador de brinquedos educativos, num total de mais de quarenta produtos no mercado. Além disso é um apaixonado por tênis, fotografia, e pela mágica e ilusionismo. "numa época em que a tecnologia está atingindo um grau de desenvolvimento tão elevado, o artista, não pode e não deve abrir mão de nada que o ajude a levar sua arte adiante" diz Daniel.
              Daniel Azulay é um eterno ecologista e grande defensor da preservação da nossa cultura, incentivando as nossas crianças com brincadeiras e histórias puramente brasileiras!!

Setor 02 - "A Turma do Lambe-Lambe" ( os personagens )

              "A Turma do Lambe-Lambe" é um pessoalzinho muito alegre e saudável. Brasileiros acima de tudo" - diz Azulay.
              O antigo fotógrafo lambe- lambe que tirava retratos nas praças, inspirou com certeza o nome desta animada turma. Há quem diga que cada um desses personagens é um lado do próprio Azulay.               Enfim todos trabalham juntos numa harmonia gostosa. "faço música na mesma linha em que faço as caricaturas. Eu brinco com as palavras." completa Daniel se referindo as suas músicas e seus personagens.

"A Turma do Lambe-Lambe":

- Damiana: "é muito alegre, intrometida e arteira. É especialista em provocar confusões. Está sempre inventando uma maneira diferente de fazer as coisas. É capaz de fazer o impossível para ajudar os outros."
- Gilda: "vaidosa e sentimental, é a cantora da Turma do Lambe-Lambe cujo talento exercita nos seus banhos de banheira. Como dona de casa é muito desastrada, péssima cozinheira. Consumidora voraz, compra tudo o que vê nos anúncios de TV, adora andar na moda, sem se dar conta da cafonice das suas roupas esquisitas."
- Professor Pirajá: "é o sábio que conhece diversas ciências e a linguagem dos animais. Habilidoso engenheiro, transformou uma árvore da floresta amazônica em seu refúgio particular, e num laboratório de pesquisas científicas. É também, defensor da ecologia"
- Xicória: "uma galinha simpática, é ótima cozinheira. Mora na árvore do Professor Pirajá onde é sua secretária, servindo as vezes de cobaia de suas pesquisas"
- Ritinha: "tem sonhos de ter um negócio próprio.vive dando asas à sua imaginação de empresária e comerciante. É muito gulosa e adora doces, sorvetes, etc..."
- Tristinho: "malabarista do circo lambe- lambe. É o astro do picadeiro, é trapezista, tratador de animais, equilibrista e grande companheiro de todos da turma"
- Piparote: "é o mais tímido da turma. Sonha em ser um domador de leões, mas tem pavor de cachorros. Pita é o seu companheiro de aventuras"
- Pita: "é alegre vivo e tagarela, quer ser um grande mágico, mas não tem o menor jeito. Adora meter o nariz aonde não é chamado, por essa razão vive se metendo em confusões" 

              Não se pode esquecer de ressaltar que além de criador Daniel Azulay, o próprio, é personagem da Turma do Lambe-Lambe.

Setor 03 - "os brinquedos reciclados de Daniel Azulay"

              Neste setor do enredo mostraremos na avenida um pouco do universo criativo de Daniel Azulay, aparecerão fantasias desenvolvidas com materiais reciclados tentando se aproximar ao máximo das formas de brinquedos, objetos e bonecos que Daniel desenvolvia em seus programas e cria até hoje. 
              São bonecos de pano com cabelos de espuma, carrinhos de caixas de papelão, robôs de sucata de lata e CD`s velhos, bichos e animais de garrafas de refrigerantes e outras criações inpiradas no mestre Daniel!
              Tudo isto prova, que quase tudo é reciclavél, e que se o homem quisesse poderia ajudar a preservar mais a nossa natureza, pois através da reciclagem nós conseguiriamos reaproveitar quase todos esses materias que se jogados ao meio ambiente mais cedo ou mais tarde acabarão afetando de forma desagradável as nossas vidas!! A ordem é brincar e reciclar!!
              Ainda nesta parte será representado em forma alegórica uma imensa nave espacial cercada de brinquedos, tudo em material reciclado; isto representa uma passagem bastante interessante na vida do artista Daniel Azulay, quando com sua equipe de trabalho numa viagem ao sul do país, presenciaram de dentro do ônibus em que viajavam vários ovnis (objetos voadores não indentificados) , em pleno céu do Paraná! O próprio Daniel dizia não acreditar em discos voadores, mas admitiu depois, que mudou de opinião com o que viu. Interressante é que um pouco antes da visão, ele estava ouvindo músicas da trilha sonora do filme "contatos imediatos de terceiro grau".
              Na última parte do nosso enredo abriremos este setor com as pipas gigantes, bola mania ( brincadeira que você sopra as bolas e faz as coisas mais incríveis ), mostraremos fantasias inpiradas nos vídeo-games, pinturas e selos que representam a criatividade infinita do mestre Daniel Azulay. No último carro alegórico do nosso desfile, o nosso homenageado, comemora na sua prancheta voadora com seus convidados, e com o nosso amiguinho Jacarezinho os 25 anos da Turma do Lambe-Lambe!!!"

Olá, amiguinhos
Alô, alô, turma de casa,
Daqui pra frente
Todo mundo vai,

Cantar, cantar, cantar (bis)
Comigo e lembrar,
Daqueles tempos de infância,

E o desejo de ouvir
Novamente o realejo tocar.
Era uma vez,
Um garoto igual a vocês
Sabia das coisas do mundo

Nos desenhos que ele mesmo fez.
Roda gigante,
Pelo mundo pequeno outra vez,
Outra vez... (bis)
Olá amiguinhos...
              (alô, alô - Daniel Azulay )

              "Fiu, fiu, e algodão doce pra vocês ..."
              Boa sorte à todos !!

Eduardo Gonçalves e Wanyr Júnior

Roteiro do Desfile:

Setor 01 – "O circo e Daniel Azulay na TV"
Comissão de Frente: o circo.
Carro 01 – Abre-Alas- "a televisão e o mundo de cores do Daniel Azulay".
Ala 01 – "Pintando à avenida com os lápis coloridos de Daniel Azulay";
Ala 02 – "Algodão doce pra vocês !";
Grupo A – "Origami - dobraduras de papel" (15 pessoas)
Ala 03 – "LP`s e CD`s – músicas infantis de Azulay";
Grupo B – "Adereços em forma de circo" (10 pessoas)

Setor 02 – " A Turma do Lambe-Lambe " – (os personagens).
Grupo C- "de bonecos gigantes com a forma dos personagens da turma do lambe–lambe" (08 pessoas);
Ala 04 – "Tristinho – o malabarista";
Ala 05 – "Piparote – o domador";
Ala 06 – "Pita – o mágico desastrado";
Ala 07 – "Ritinha e damiana";
Grupo D – "Gilda – a pop star" (10 pessoas);
Grupo E - "Xicória – a cozinheira" (10 pessoas);
Ala 08 – "Professor Pirajá – e seus inventos";
Carro 02 – "a árvore do Professor Pirajá"

Setor 03 – "os brinquedos reciclados de Daniel Azulay".
Ala 09 – "Palhaços ET`s"; (Bateria)
Ala 10- "Mulheres e homens do outro mundo" (passistas)
Ala 11 – "Carrinhos de caixas de papelão";
Ala 12 – "Bonequinhos de pano em retalhos";
Ala 13 – "Robôs de sucata";
Ala 14 – "Bichos de material reciclado";
Ala 15 – "Nave mãe"- ( baianas );
Carro 03 – "Brinquedos reciclados e nave espacial".

Setor 04 – "Oficina de desenho do Daniel Azulay e os 25 anos da Turma do Lambe-Lambe ".
Grupo F – "Pessoas fantasiadas com pipas gigantes" (15 pessoas) ;
Ala 16 – "As pipas coloridas";
Ala 17 – "Desenhos infantis";
Ala 18 – "Daniel Azulay pintor e desenhista de selos";
Ala 19 – "25 anos da turma, o bolo" ( crianças );
Carro 04 – "Oficina de desenho , Daniel Azulay e a prancheta voadora".
Ala 20 – "Os convidados da festa" ( amigos da turma )
Ala 21 – "Velha Guarda";
Grupo G – "Estandartes – pessoas que carregam bandeiras com retalhos coloridos" ( 10 pessoas );

As alas de Harmonia, Diretoria, Apoio e Compositores são técnicas e desfilarão soltas divididas em alguns setores !
Este roteiro não é definitivo podendo haver mudanças até o carnaval de 2002 !!

 

SAMBA ENREDO                                                2002
Enredo     Jacarezinho e Daniel Azulay brincando nos 25 anos da Turma do Lambe-Lambe
Compositores     Maneco, Leandro Thomaz, Pedro Miguel e Diego Moura

O Show vai começar
Alô alô criançada vem brincar
Jacarezinho faz a festa para homenagear
25 anos de história pra contar
No mundo encantado do era uma vez
Tem algodão doce pra vocês

Lá vem o palhaço, voa o trapezista
O circo é a inspiração do artista
É arte, é cultura na televisão
Um compromisso com a educação

Tristinho e a simpática Xicória
Chegam também para brincar
Gilda e Professor Pirajá
Lata, pincel, papelão
Um pouco de imaginação
Chegou a hora de brincando aprender
Eu também vou para a frente da TV
No céu a luz reluz, uma visão sem igual
Um disco voador cruzando o espaço sideral
Meu samba é Daniel Azulay
E a turma do lambe-lambe é o nosso carnaval

É nesse embalo que eu vou, eu vou, eu vou
Por esse mundo de magia
Nas asas de um sonhador
Que fez do sonho a minha fantasia