FICHA TÉCNICA 2004

 

Carnavalesco     João Luiz de Moura
Diretor de Carnaval     Comissão de Carnaval
Diretor de Harmonia     Pery Aymoré
Diretor de Evolução     Pery Aymoré
Diretor de Bateria     Amadeu Amaral (Mestre Mug)
Puxador de Samba Enredo     Anderson dos Santos (Tinga)
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Ubiraci Lima de Oliveira (Birinha) e Ruth Alves Noronha (Rutinha)
Segundo Casal de M.S. e P. B.     ................................................................
Resp. Comissão de Frente     Toni Tara
Resp. Ala das Baianas     Marlene Maria Bragança
Resp. Ala das Crianças     Marilene Furtado Barbosa e Claudianel

 

SINOPSE 2004

A Vila é Para Ti...

Introdução:

            A real necessidade de mostrar ao mundo, como exemplo, que mesmo num período conturbado, que ficará marcado nos registros da História, como o mais sangrento e vergonhoso já vivido pela humanidade, aqui no Brasil existe uma comunidade bem próxima do Rio de Janeiro - Patrimônio Histórico Nacional - que trabalha e vive dentro das normas da decência, dedicando amor e respeito aos seus semelhantes, explorando – sem avareza – os seus recursos naturais, sua potencialidade turística, atraindo admiradores nos magníficos trabalhos artesanais, realizados pelos seus habitantes, mantendo viva a capacidade de produzir variados objetos, pinturas a óleo e esculturas, só possíveis de serem criados por pessoas de elevada sensibilidade, inteiramente voltadas para a arte popular, procurando, dentro do ensinamento filosófico, de que o Homem, mesmo como criatura, é capaz de criar e, sobretudo, criar um sistema de vida do qual todos fazem parte e se orgulham.
            São os amantes da ordem, da moralidade, merecedores dos direitos da cidadania, verdadeiro tesouro ao alcance de todos, mas, infelizmente, conquistado por poucos.
            Assim vive e resiste a comunidade de PARATY, sob a liderança política, quase paternal, de seu atual Administrador, que conhece cada um dos seus munícipes e os trata como irmãos, membros de sua Casa, partes de sua própria família.
            É gostoso morar lá!!!
            A VILA ISABEL, com característica de vida comunitária semelhante, cujos moradores, comparativamente, também vivem tranqüilos, caminhando sobre calçadas decoradas com pedras, formando desenhos para perpetuar a natureza poética – musical de seus ilustres filhos, da mesma maneira delicada e respeitosa como caminham os filhos de PARATY sobre suas ruas calçadas com pedras “pé-de-moleque”, sem agredir a natureza.
            Por isso a VILA ISABEL, dotada de tamanho grau de consciência cívica, potencialidade artística e cultural, suficientes para manter, dentro de suas fronteiras, uma Instituição admirada, com credibilidade para associar o seu nome ao de um consagrado artista – Martinho da Vila – decidiu escolher um trabalho em que possa afirmar, orgulhosamente e confiante, que a VILA É PARA TI!
Portanto, no Carnaval 2004, a bandeira da VILA ISABEL será desfraldada com dois símbolos, um ao lado do outro:
            A Coroa da Princesa e o Brasão da Cidade de PARATY.

Desenvolvimento Temático:

            Resplandece o "Céu do Carnaval", onde fulguram estrelas e, dentre elas, reluz a Vila Isabel, com seu brilho imenso a inundar de samba, a cidade, iluminando a passarela com o clarão da sua majestade. Anjos, querubins e serafins anunciam que o poder da imaginação faz da avenida um reinado onde desfilam sonhos coroados de lendas e magias...
            Nas terras, nas matas e nos mares da Villa de Nossa Senhora dos Remédios, surge a civilização de Paraty, num mundo vasto, imenso, alcançável pelos olhos naturais, pois este universo pleno d'água, fauna diversa e exuberante, flora variável, eis que podemos olhar com os olhos da imaginação. E, assim, vá Vila Isabel, navegue no seu imaginário fortemente lúdico, que surge do mundo das águas.
            E Paraty, que significa "jazida do mar", pelo "caminho do ouro", alimentadas pela força de seu povo, desta forma, encontre, Vila Isabel, a história da lenda da Divisão das Terras através de Deus, que distribuiu terras pelo mundo e o Diabo logo correu a reclamar sua parte... Nosso Senhor meio sem saber o que fazer apontou para o primeiro pedaço de terra que viu ao longe, escondido entre a serra e o mar e respondendo ao dito cujo, disse: "Lá, aquilo é para ti i"... O que se fala é que foi por conta deste dito que à beira do mar, isso seria um pedaço do paraíso .
            Vila Isabel, revele no seu imaginário esta maravilha do mundo, e descubra que você também faz parte dessa maravilha, dessa festa...Das festas do Divino, de Santa Rita e Nossa Senhora dos Remédios... Dance com a "miota", o "boi de pano" e o "cavalinho", acompanhados pelo "peneirinha"...
            Portugueses , os colonizadores da região exercitam a primeira visão do paraíso, onde através do "caminho do ouro" faziam o escoamento do ouro que vinha de Minas Gerais para ser embarcado para Portugal em cangalhas de cestos amarrados em burros um de cada lado...
            Eles consideravam que ali estava o Paraíso na Terra...o tráfico entre piratas e aventureiros...
Nossos índios guaianases hoje vivem e trabalham em Paraty-Mirim, cuja participação é grande na história da região... Os quilombos do Campinho da Independência, são a identidade de um povo com raízes africanas e que lutam em favor de um grande caminho de ouro. É preciso navegar e conhecer, Vila Isabel, penetrar no universo água-caminhos-mares-ouro. Descobrir o povo já misturado de índio, branco, caboclo, negro. E com a bandeira da Vila Isabel encontrar sua flora, suas praias e sua fauna rica e exuberante, que unidas neste Novo Mundo, construíram lendas e estórias fantásticas das magias da região, bem como seus hábitos cotidianos.
            Continue, Vila Isabel, vá navegando, penetre mais por este universo, já que as águas te dão permissão... Vá em lugar de grandes águas, encontre o Monumento Nacional, naquilo que hoje é um Patrimônio Histórico Nacional - uma das mais belas do planeta - contemple Trindade e sonhe na Praia do Sono.
            Conserve a influência forte que a Maçonaria influenciou nas construções locais, que pode ser facilmente observada, tanto nos alinhamentos dos prédios, como nos desenhos decorativos com elementos a que se atribui certos significados a esta entidade...
            Considerando que o movimento “Hippie”, surgido na década de 60, influenciou e modificou radicalmente os hábitos das gerações, a partir daquela época, principalmente no que diz respeito às vestimentas, comportamento social e liberdade absoluta, e na certeza de que numerosos grupos formados por simpatizantes e praticantes desse movimento, indiferentes às censuras e repressão, acamparam nos arredores de PARATY, quando o coração da Vila Isabel, nossa Bateria, pulsará com trajes coloridos e diferentes de cada “Hippie” e será notadamente criativa, dentro das cores dos cabelos, dos colares, dos braceletes, brincos, enfim, coisas berrantes, ao estilo “Hippie”.
            Saboreie, Vila Isabel, se farte na abundância da natureza, dos peixes, que vai lhe proporcionar visões de um paraíso na terra... prove o manuê de bacia, o peixe azul-marinho e o camarão recheado...beba a "Pinga de Paraty", onde em versos e prosas embalamos a boêmia e as noites da cidade, que Carmem Miranda tão bem ressoou em "Vestiu uma camisa listrada e saiu por aí, em vez de toma chá com torrada bebeu Paraty".
            Se enriqueça de prata e de ouro. Ouça o canto de múltiplos tipos de aves, quatis, capivaras, tamanduás, papagaios, onças, macacos, lontras, pacas, tucanos, araras e veja seus peixes, seus botos e outros animais. Contemple sua flora, rica em orquídeas, samambaias, helicôneas e bromélias... relaxe em suas cachoeiras e trilhas ecológicas...mergulhe !
            A Cidade de Paraty, diz a Vila Isabel, é um Patrimônio Nacional, a Veneza Brasileira, por sua grandeza, riqueza de seu povo e de sua Natureza, das lutas em favor da independência do Homem e do espírito e por ser um dos mais significativos ecossistemas do planeta, que urge sempre a sua preservação.
            Vá, Vila Isabel, mostre ao Brasil e ao Mundo que você também é um  Patrimônio Nacional do Samba e da Cultura, uma das "Oitavas, Nonas ou Décimas Maravilhas do Mundo", com seu "Carnaval de Alegria"...
            Com Emoção, Com Muita Emoção... A Vila é Para Ti...

João Luís de Moura

 

SAMBA ENREDO                                                2004
Enredo     A Vila é Para Ti
Compositores     Leonel, Serginho 20, Sidney Sã, Professor Newtão e André Diniz
Reluz na avenida
Chegou minha Vila a girar
Sonho cobiçado
Brilho dourado,
Conquistar
Segui teus encantos, veio azul e branco
Encontro a “jazida do mar”
Terra desejada por piratas
Índio e natureza em comunhão
Fé e interesses portugueses
Negro e o suor da escravidão

É a Vila a caminho do ouro
Foi doce chegar até lá
No “compasso”, o traço e um povo
Que construiu a liberdade em seu lugar

Um paraíso de riquezas naturais
Que preserva tradições
E se “alinha” às transformações
A paz dos hippies encontrando a morada
O amor, sua bandeira
Também é uma Veneza brasileira
Tanta beleza em Paraty
Me embriagou e saí por aí
Unindo a alma do carnaval
A um patrimônio da história mundial

É o orgulho na avenida cantar,
Refletir...
O meu canto em poesia, no mar
A Vila é Para Ti