FICHA TÉCNICA 2007

 

Carnavalesco     Paulo Barros
Diretor de Carnaval     Guilherme Nóbrega
Diretor de Harmonia     Guilherme Nóbrega
Diretor de Evolução     Guilherme Nóbrega
Diretor de Bateria     Moacyr da Silva Pinto (Mestre Ciça)
Puxador de Samba Enredo     Dominguinhos do Estácio
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Júlio César da Conceição Nascimento (Julinho) e Simone Francisca dos Santos Pereira
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Márcio dos Santos Neri (Marcinho Simpatia) e Patrícia Pereira da Silva
Resp. Comissão de Frente     Sérgio Lobato
Resp. Ala das Baianas     Waldicléia Lima de Souza (Cléia)
Resp. Ala das Crianças     Renan Soares

 

SINOPSE 2007

A Viradouro vira o jogo

Objetivo:

          Mergulhar no universo mágico dos jogos, transformando a Passarela do Samba num imenso tabuleiro, a ser percorrido rumo à vitória no carnaval 2007.

Tabuleiro

          O tabuleiro será o lugar de encontro entre duas antigas formas de brincar: o carnaval e os jogos. Intervalos de prazer no cotidiano, nos levam a um mundo de fantasia, conquista e sedução. Numa empolgante partida, a Viradouro desenha um percurso em que as casas do tabuleiro serão alas e alegorias. Enfrente o desafio de vivenciar em cada fase algumas das múltiplas faces do homem, no prazer de correr riscos, prever o futuro, traçar estratégias, construir, ultrapassar limites, desvendar, competir. Ao longo do percurso, participe dos jogos que o homem criou para compreender sua existência e representar seu modo de vida. No tabuleiro da avenida, alegria, harmonia, ritmo, garra e emoção!

Preparação do jogo

          Jogar é um ato tão antigo que é impossível determinar a sua origem. Conheça os jogos que atravessam os séculos, fazem passar as horas ou são decididos em fração de segundos! Inventados e reinventados, continuam despertando a curiosidade e o prazer. Cartas e dados brincam nas mãos de crianças e adultos em jogos que se multiplicam em diferentes culturas. O tabuleiro vermelho e branco se abre na Sapucaí para uma jogada de mestre.
          Forme uma equipe capaz de vencer o jogo. Organize os componentes. Esquente na concentração. Cante o samba e solte os fogos. A torcida vai ser uma só, vibrando na avenida.
          Embaralhe as cartas, gire a roleta, role os dados. A sorte está lançada!

O Jogo

Fase 1: Façam suas apostas

          O prazer está em arriscar, suportar a incerteza e a tensão. Nos cassinos, circulam personagens e histórias de um universo em que alegria e tristeza, vitória e derrota convivem. Cada partida pode ser decidida num lance, numa cartada, num giro de roleta. Ganhe pontos girando o globo, rolando dados ou jogando cartas. Quem tirar o curinga joga outra vez. Aposte suas fichas, quebre a banca e vá para a próxima fase.

Fase 2: Abra o jogo e conheça seu destino

          O homem sempre buscou a ajuda dos deuses para decifrar mistérios no jogo da vida. Descubra o melhor caminho através das runas. A casa do tarô dá o direito de tentar compreender o passado, interferir no presente e conhecer o futuro. Jogue o I Ching, o livro das mutações: um poderoso oráculo que usa as imagens do céu, da terra e dos elementos da natureza para prever as mudanças do tempo na vida dos homens. Responda a pergunta e avance mais uma casa. Se não souber a resposta ou ainda estiver em dúvida, consulte os búzios e passe para fase 3.

Fase 3: Arme a melhor jogada

          Continue percorrendo as casas do tabuleiro e torne-se um hábil estrategista. Vencer depende da astúcia do jogador em saber quando avançar ou recuar, equilibrando razão e emoção. Visão e raciocínio lógico são as armas do jogo. Desenvolva sua capacidade de atenção e concentração. Será preciso planejar, antecipar a sua jogada e a do seu oponente. Escolha a melhor posição no gamão, descubra o próximo lance na dama, confunda o adversário e... Xeque-mate!

Fase 4: Faça você mesmo

          Os jogos agora exigem criatividade, destreza e originalidade. No dominó, os pequenos retângulos de madeira escondem números que devem ser encaixados em uma das pontas da cadeia que vai se formando. O baralho inspirou os mais variados jogos. Mas a inventividade humana não tem limites! Quem terá sido o primeiro a colocar a pedra em pé e experimentar o efeito dominó? Quem resolveu equilibrar as cartas e formar maravilhosas construções? Peças e cartas nas mãos se transformam em jogos de montar, onde a precisão e o equilíbrio são o desafio. O tangran possibilita a montagem infinita de figuras a partir de apenas sete pedaços. O lego permite milhares de diferentes e coloridas combinações! Fragmentos se juntam e vão compondo imagens de cidades, torres, castelos, figuras e animais... A diversão está garantida!

Fase 5: Por um triz

          A disputa ficou mais acirrada. Cuidado para não perder a vez. Prenda o fôlego e solte os bichos! Conheça algumas das loucuras onde a maior diversão é levar a tensão ao extremo. Cuidado com a roleta russa, agilidade nos carros de corrida eletrônicos. Muita habilidade no pinball. Parabéns! Respire fundo e siga em frente.

Fase 6: Passe o tempo

          Se os jogos podem provocar catarse ou euforia, também exigem maior concentração e sagacidade. Diversos desejos movem o homem: decifrar enigmas e pistas secretas, caminhar por labirintos e mares bravios, perceber semelhanças entre formas e cores, quebrar a cabeça, caçar palavras, encontrar tesouros, descobrir crimes! Quem não se divertiu bancando o detetive ou procurando um sujeito no meio da multidão? Onde está? Quem foi? O que é? São perguntas que movimentam milhares de jogos pelo mundo! Concentre-se e descubra a solução. Achou? Então avance para a última fase.

Fase 7: Vencer, vencer, vencer

          O jogo é o espetáculo! Mobiliza multidões, transforma o mundo inteiro em imensas torcidas durante Pan-americanos, Olimpíadas, Copas do Mundo. Desde a Grécia Antiga, os esportes são uma demonstração de espírito competitivo, força e perfeição. Nações inteiras jogam através de seus atletas, times ou equipes, que passam a representar um povo que quer vencer. Após anos de preparação física, de autocontrole para superar seus próprios limites, esses ídolos recebem os louros da vitória por satisfazer o desejo de milhares de torcedores.
          Unidos por essa vontade de vencer, nos reunimos em torno dos jogos: lançamos dados e flechas, giramos bolas e roletas, montamos estratégias e coloridas peças. E somos arrastados pelo fascínio de torcer, empurrar o time, vestir a camisa, cantar a uma só voz, levar a escola e fazer parte da conquista. No jogo da virada, passarela é tabuleiro, jogador é folião, o hino é o samba e a VIRADOURO É CAMPEÃ!!!!!!

Paulo Barros, Ana Paula Trindade, Isabel Azevedo e Simone Martins

 

SAMBA ENREDO                                                2007

Enredo     A Viradouro vira o jogo
Compositores     Gusttavo Clarão, Gilberto Gomes, Nando, Pablo e PC Portugal
Vamos mergulhar nessa jogada
A sorte está lançada
Hoje é o grande dia
No tabuleiro da emoção
Vou apostar na alegria
Pra ganhar seu coração
Meu cassino é fantasia
Vi nas cartas do tarô
O que o destino reservou
Mas se o tempo mudar
Aos búzios eu vou

E nesse jogo vou amar
Você é a dama do prazer
Um xeque-mate vou te dar
Quero vencer

Faço qualquer coisa
Pra deixar você feliz
De cartas, um castelo
De peças, um país
Essa diversão
É adrenalina em minha vida
A euforia toma conta da avenida
Respiro fundo
No pinball quero brincar
É perceber e desvendar
Quebrar a cabeça pra encontrar
Achar você no meio dessa multidão
Chama que acende um povo
E faz do jogo a paixão

Sou Viradouro e vou cantar
"Com muito orgulho, com muito amor"
Esse jogo vai virar
Eu quero ser o vencedor