FICHA TÉCNICA 2008

 

Carnavalesco     Laerte Gulini
Diretor de Carnaval     Thiago Carvalho
Diretor de Harmonia     Mery Oliveira da Costa
Diretor de Evolução     Mery Oliveira da Costa
Diretor de Bateria     Luiz Alberto Barros Barbosa (Mestre Lolo)
Puxador de Samba Enredo     Marcelo de Souza Mello (Marcelinho)
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Igor Silva O. Leal e Bárbara Marcelle de C. Lacerda
Segundo Casal de M.S. e P. B.     José Fábio Alves Júnior e Tulani Mariaff dos Passos (Tuka Dacopê)
Resp. Comissão de Frente     Cecília
Resp. Ala das Baianas     Rosiete Marinho Mesquita
Resp. Ala das Crianças     Maria das Graças Ribeiro de Alcântara
Resp. Galeria de Velha Guarda     Lucia Maria Gonçalves

 

SINOPSE 2008

Vizinha Faladeira no Brasil das maravilhas

Justificativa:

          Diante da incontestável eleição do CRISTO REDENTOR para uma das Maravilhas do Mundo, a Vizinha Faladeira orgulhosa de ser brasileira, presta uma homenagem as Maravilhas do Brasil, cujo conjunto de obras, seja de autoria da natureza ou do cidadão brasileiro, exerce um poder de magnetismo, força, emoção, grandiosidade, vida e paz.
          A alegria já tão divulgada do povo brasileiro, torna-se ainda mais evidente nas manifestações culturais, através das Festas Típicas, atrações para o turista conhecer o Brasil.
          Nesse passo, a Fauna Brasileira, com a maior diversidade de espécies animais do planeta, também pode ser caracterizada como uma Maravilha do Brasil.
          O projeto de criação do Parque do Flamengo, de Afonso Eduardo Reidy, que na época exercia a direção do Departamento de Urbanismo da Prefeitura, criou o maior parque urbano das Américas, com projeto paisagístico de Roberto Burle Marx, considerado o mais importante paisagista do século 20.
          A Vizinha Faladeira pretende no Carnaval de 2008 demonstrar o privilégio e orgulho de ser brasileiro, através das Maravilhas do Brasil.

Sinopse:

          A importância dos diversos segmentos, na natureza ou nas obras notórias executadas pelo cidadão brasileiro, é o objetivo principal da A. R. E. S. VIZINHA FALADEIRA, na apresentação do Carnaval de 2008.
          Nesse momento, alguns Estados Brasileiros passam por reprovação no aspecto da violência, trazendo prejuízos para o setor de turismo, fonte importante na receita do País, razão pela qual, a Agremiação pretende ressaltar as Maravilhas do Brasil, comprovando os pontos positivos do turismo.
          Sendo assim, o Enredo apresentado traz ao público em geral uma viagem pelas maravilhas do Brasil, inclusive demonstrando o orgulho de ser brasileiro.
          A terceira maravilha do mundo é brasileira e fica numa das cidades mais conhecidas, o Rio de Janeiro. Famosa pelas praias e pelo carnaval, agora também é o berço de uma cultura que abriga uma das maravilhas mundiais. Com a terceira maravilha do mundo em terra verde e amarela, o Brasil vai receber muitos turistas do mundo todo. Com certeza a estrela principal, o Cristo Redentor, estará sempre de braços abertos para receber esses povos e abençoar todos. Assim, o Cristo Redentor é o "abre alas" para que o mundo conheça a maravilhosa terra brasileira.
          Possuidor de uma natureza privilegiada, o Brasil tem a maior floresta do mundo, com a maior concentração de água doce e tem a maior biodiversidade do planeta. Nossas florestas são fonte de vida e há poucos lugares no planeta terra onde a natureza ainda exerce toda a sua força magnífica. A flora brasileira é reconhecida como uma das mais importantes. No Brasil, há milhares de espécies vegetais nativas ainda não estudadas. A enorme variedade de utilização das plantas brasileiras comprova a sua importância na vida do homem. Respeitar a flora brasileira pode significar equilibrar todas as atividades desencadeadas pelo avanço tecnológico, reduzindo a poluição, o desequilíbrio ecológico, o problema energético, a falta de alimentos no mundo e até mesmo a crise econômica.
          Já a fauna brasileira sobressai de outras regiões do mundo tropical pelo tamanho, pela ferocidade e pelo colorido de sua diversidade. Nosso Pantanal tem a maior diversidade em espécies animais do mundo, mas apesar disso, seu habitat natural é muito explorado, ocasionando condições desfavoráveis à sobrevivência de muitos destes animais, quer pela exploração excessiva ou ainda pela degradação ambiental, o que tem levado a uma substancial lista de animais ameaçados de extinção. Se o ser humano souber viver os diversos ecossistemas do Brasil, estará preservando todas as espécies e garantindo recursos para gerações futuras.
          O que também torna o Brasil um país de maravilhas são nossas danças e festas, ricas formas de expressão artística popular. Os temas, os ritmos, as indumentárias e as coreografias revelam os dois principais componentes da cultura nacional em total interação: a música com a dança. No Brasil, a festa se forma e se consolida a partir das diferenças culturais, da participação de múltiplos atores anônimos e do barulhento uso de ritmos e danças.
          Fantasias, personagens dos desfiles e carros alegóricos, ritmos e harmonias invadem os terreiros das comemorações, onde cada uma dessas manifestações tem vida própria e significado peculiar. Acontecendo nas ruas, no contexto de exaltação e alegria, reunindo gente de todo o tipo, as festas e danças brasileiras, são maravilhas cheias de colorido que envolve até quem participa uma única vez. Além das festas, existem também no Brasil muitos espetáculos populares de danças, produções teatrais que têm sua origem portuguesa e foram se transformando consideravelmente, devido a séculos de convivência com as diversas culturas do Brasil. Mário de Andrade, uma grande autoridade em folclore nacional, classifica esses espetáculos em quatro categorias: ranchos, reisados, cheganças e pastoris. Não parece ser à toa, portanto, que se diz que "no Brasil tudo acaba em festa". Isto é compreensível, já que ela pode ser não apenas o momento do divertimento, do alegre gozo da vida, como também o espaço de protestos, da afirmação cultural, da organização de grupos de relações mais afetivas, de resistência à opressão cultural e social, ou mesmo de catarse. Isso tudo junto faz de nossas festas e danças populares mais uma maravilha do Brasil.
          É fácil lembrar as maravilhas do Brasil, porque aqui concentramos uma grande quantidade de pontos turísticos. O turismo brasileiro tem seu potencial garantido nas belezas grandiosas de norte a sul e, muito antes do monumento do Cristo Redentor, o Rio de Janeiro, nossa "cidade maravilhosa" devido à bela paisagem e também aos maravilhosos pontos turísticos, é considerada uma das principais cidades turísticas brasileiras e uma das principais maravilhas do Brasil. Recebe pessoas de dentro e fora do país durante o ano inteiro, especialmente no Reveillon e no Carnaval, na qual a praia de Copacabana sempre é lembrada como um dos cartões portais do Brasil, além de que, temos aqui o maior parque urbano do mundo, o parque do Flamengo.
          Considerado pelo seu criador, o genial paisagista Burle Marx, como uma obra-prima, o Parque do Flamengo, é uma das principais maravilhas turísticas do Brasil. Está situado junto à orla da Baía de Guanabara, com mais de um milhão de metros quadrados de área verde à beira-mar e tem quadras de esportes, ciclovias, marina, museus, monumentos, restaurante, uma praia e, uma linda vista para a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar, proporcionando uma excepcional área de lazer para adultos e crianças onde reúne aos domingos, famílias, esportistas, turistas e quem mais quiser em total confraternização.
          O Brasil tem muitas outras maravilhas, mas, por estas aqui louvadas, é que viaja a Vizinha Faladeira no Brasil das Maravilhas.

Laerte Gulini

Roteiro do Desfile:

1º Setor: Maravilha de flora e fauna brasileira

Nome da Fantasia

Nome da ala

descrição

Responsável pela ala

 

Araras Azuis

Comissão de Frente

Símbolo Fauna

Cecília

1

Biodiversidade

Baianas

Biodiversidade Brasileira

Rosiete

1ª Alegoria: Carro Abre-Alas - Maravilha do Mundo
Principais destaques Galeria de Velha Guarda

2

Natureza

Comunidade

Natureza Magnífica

Elaina

3

Mata Viva

Comunidade

Plantas que curam

Márcia

4

 

Crianças

Faunos Curupiras

Graça

5

Espécies em Extinção

Comunidade

Espécies em Preservação Espécies Mantidas

André

2ª Alegoria: Pantanal
Diversas formas de fauna e flora brasileira
Principais destaques Fauna e Flora
2º Setor: Maravilha de festas e danças brasileiras

6

Reisados

Comunidade

Reisado Festas Religiosas

João

1º Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: Cultura Brasileira

7

Ranchos

Bateria

Começo do Carnaval

Mestre Lolo

8

Sambistas

Passistas

Símbolo do Carnaval

Elaine

9

Cheganças

Comunidade

Danças Históricas

Maria

10

Pastoris

Comunidade

Festas Rurais

Sergio

3ª Alegoria: Festança Popular
Diversas formas de danças e festas populares
Principais destaques Rei do Maracatú
3º Setor: Maravilha de cidade turística brasileira

11

Cidade Maravilhosa

Comunidade

Cidade Maravilhosa Belezas Naturais

Oscar

2º Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: Calçadão de Copacabana

12

Copacabana

 

Praia de Copacabana Maior Ponto Turístico

Lúcia

13

Reveillon

 

Reveillon Maior Festa Turística

José

14

Carnaval

 

Carnaval Maior Festa Popular

Ricardo

15

Esportistas

 

Esportistas Símbolo de Saúde

Leandro

4ª Alegoria: Parque do Flamengo
Nova maravilha do Rio
Principais destaques Esportistas

 

SAMBA ENREDO                                                2008
Enredo     Vizinha no Brasil das maravilhas
Compositores     Thiago Lepletier, Freddy Ferreira, Ylad Nascimento, Diego Ferreira, Renato Buarque, Vinícius Ferreira e Ricardo Delezcluze

Paraíso a se contemplar
Obra-prima do Criador
Fauna e flora soberanas
A cura que emana
Do ventre da mãe-natureza
Beleza tropical, majestoso Pantanal
Paisagem traduzida em cores
É preciso preservar essa magia
Equilibrando a ecologia

O swing desse povo contagia
Meu folclore é festança popular
Brasileiro que é, tem ginga no pé
Veste a fantasia e vem brincar

O vento entre a montanha e o mar
Revela cartões postais
Tem o dom de emocionar
Esta maravilha singular
É réveillon, o brinde em Copacabana
À esperança de um lindo carnaval
Manhã de sol, bela vista
O Parque do Flamengo me conquista
Curtir a tarde com esportes e lazer
O turista nunca mais vai esquecer

Abram alas que a Vizinha vai passar
Faladeira e orgulhosa anuncia com amor
O Brasil das maravilhas para o mundo
Abençoada pelo Redentor